[Filme] As Vantagens de Ser Invisível (2012)


Achei que já tinha encontrado meu filme favorito, mas minha opinião acabou de mudar e eu tenho certeza que não vou voltar atrás, acabei de assistir As Vantagens de Ser Invisível, no meu quarto escuro e agora estou com os olhos vermelhos e o rosto inchado ouvindo a um mix com as músicas do filme e pensando em como uma hora e quarenta minutos podem traduzir a vida de tanta gente ao mesmo tempo.

Não vou falar que o filme é o melhor que eu ví, porque quero convencer vocês disso sem ficar repetindo a mesma coisa todo o tempo. Não sei como vou fazer isso mas tenham certeza que estou dando o meu melhor, não sei nem se sou digno de escrever sobre um filme tão maravilhoso.

As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um garoto comum demais que acaba de entrar num campo de batalha, o ensino médio. Mas não pensem que este é mais um filme daqueles que conta a história de garoto impopular vs. turma dos populares que supera todas as dificuldades e termina o filme com a garota mais popular do colégio, não, nada disso.


O longa conta a história de Charlie do ponto de vista mais realista já trazido pelo cinema, Charlie acredita ser invisível, acredita que ninguém o nota e vê o ensino médio como um castigo a que todos devem se sujeitar para chegar a liberdade da vida adulta.

E é assim mesmo que as coisas andam até certo ponto, Charlie tem uma sensibilidade maior que a de muita gente na escola, e sabe quem está alí para lhe fazer bem e quem está pronto para diminuí-lo e ele escolhe um grupo do último ano que contém exatamente o tipo de gente que já passou por tudo que tinha que passar enquanto adolescentes e estão prontos para saírem dalí, gente que todo mundo olha torto e acha estranho, mas gente que Charlie sabe que fará de tudo para protegê-lo, porque cada um deles faz parte dele de uma maneira que nenhum consegue imaginar.

Charlie vai viver o ano mais intenso de sua vida com estas pessoas, vai aprender que ele é importante para, mesmo que poucas, pessoas, e que ele pode ser amado da mesma forma que ama e que pode se livrar de seus traumas, coisas que até ele próprio conseguiu esconder para não sofrer, coisas que ele jamais esperou que alguém entendesse.


O filme tem uma atmosfera incrivelmente envolvente, a fotografia é impecável e traz uma naturalidade perfeita as cenas, sejam elas cômicas ou dramáticas. O elenco, bem, o elenco não podia ser melhor, uma coleção de bons atores que fizeram parte da nossa vida (pelo menos da minha) em muitos momentos, talvez isso ajude a fazer de As Vantagens de Ser Invisível um filme tão cativante.

Para começar temos Emma Watson, conhecida por Harry Potter mas num estilo muito mais maduro, interpretando Sam ela consegue esconder a fragilidade da personagem de uma maneira indescritível, torci o nariz quando a ví no cast, mas Emma me surpreendeu, chutou o Bruxinho e fez questão de se firmar como a ótima atriz que é, uma maravilha.

Depois temos Ezra Miller, o garoto malvado de Precisamos Falar Sobre Kevin é um dos meus atores favoritos, sem sombra de dúvida, o rosto de Ezra transparece quem quer que seja sua personagem, mas Patrick parece ser um papel escrito para ele, fadado (de uma maneira positiva) a sua interpretação sem falhas, digno de prêmios que nem foram criados ainda.

E ainda temos Nina Dobrev, que ficou conhecida por estar no centro do triângulo amoroso de Vampire Diares, também temos Paul Rudd, conhecido por Friends, atuando como nunca e finalmente Melanie Lynskey, que mesmo com poucas falas conseguiu mostrar um lado de seu trabalho pouco explorado, Melanie é ótima sendo a louca de Two And a Half Man, mas é maravilhosa como uma atriz dramática, principalmente num papel tão forte.

E Loghan Lerman, o Charlie, um ator que nunca tinha visto antes mas que com certeza absoluta vai estar no meu radar daqui pra frente, a atuação não chega a ser impecável mas é memorável de qualquer forma, os trejeitos da personagem, a maneira como sofre e como desaba, tudo está lá, no olhar ás vezes distante e na voz.

Por falar em voz, deixe de lado a preguiça e assita ao filme com legendas (ou dublado e depois com legendas) vão entender assim como é importante o áudio original, as vozes embargadas, perturbadas ou enraivecidas, sei que dá um trabalhão dublar mas acredito que dublagem é um assassinato tão grande a obra original, vocês nem imaginam.

Bem, falei muito mas mantive quase todo o plot em segredo, o final do filme é tão incrível que tenho que me conter para não assistir tudo novamente, neste exato momento.

E a trilha sonora... divina!
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .