História do Rock #45: The Killers


Hoje no História do Rock nós vamos voltar para os tempos presentes, porque já dizia o velho sábio, nem só de passado vive o rock (no caso sou eu mesmo que digo isso, mesmo não sendo nem velho nem muito sábio). A banda do HdR é dos EUA, mais especificamente de Las Vegas, sim, eu estou falando dos The Killers.

Tudo começa em Las Vegas em meados do ano de 2001, quando o tecladista Brandon Flowers sai de sua banda que estava de mudança para Los Angeles e como ele não queria ir acabou resultado em sua saída. Nessa época ele assistiu um show do Oasis e percebeu que ainda queria estar em uma banda, mas precisava de um destaque maior para as guitarras. Brandon chegou ao ponto de parar pessoas na rua para entregar um folheto e perguntando se as pessoas não sabiam tocar algo e se não queriam integrar uma nova banda que ele estava formando.

Ao mesmo tempo que isso acontecia com Brandon, o guitarrista Dave Keuning colocava anúncios em jornais em procura de músicos para formar uma banda e que gostassem de Oasis e bandas com esse estilo. Brandon viu o anúncio e foi se encontrar com Dave com seu teclado em mãos. Os dois se deram muito bem, tinham um gosto musical bastante parecidos e acabaram decidindo formar uma banda, com o intuito de fazer boa música, inspirados em Oasis, Beatles, Rolling Stones e por aí vai.

Fato interessante: Dave diria alguns anos mais tarde em uma entrevista que Brandon foi o único cara que respondeu o seu anúncio e que não era um maluco completo e que a primeira música que os dois escreveram juntos foi a música "Mr. Brigthside", simplesmente um dos maiores sucessos da banda até hoje.

Inicialmente a banda era formada apenas por Brandon e Dave mesmo, com as linhas de bateria e baixo sendo feitas eletronicamente. O nome escolhido pelos dois para a banda era The Killers. Na época os dois se assemelhavam a uma banda de glam devido ao excesso de maquiagem que usavam em suas apresentações.



Ah, as apresentações. Existem histórias que dizem que as primeiras apresentações da banda (ainda uma dupla) não conseguiam atrair um bom público e muitas vezes a única plateia era a mãe de Brandon, algumas amigas e um cara chamado Ronnie Vannucci. E assim a banda seguia fazendo pequenas apresentações para quase ninguém em uma tentativa de fazer boa música.

Finalmente em 2002 os dois membros da banda decidiram chamar um baixista e um baterista para ocupar os postos vagos da banda. Os escolhidos acabaram sendo o baterista Matt Noezoss e o baixista Dell Stir. 

A nova banda ensaiou bastante, mas fez pouquíssimas apresentações e logo o baixista e o baterista saíram da banda. Com os dois lugares vagos um fã da banda se candidatou à vaga de baterista e quem poderia ser esse se não Ronnie Vanncuci, o cara que sempre assistia os shows da banda. Ronnie conhecia um baixista e logo o apresentou a Brandon e Dave que gostaram do amigo de Ronnie. Ele era Mark Stoemer, agora o novo baixista do The Killers.

A banda então passou a ensaiar na casa de Ronnie e quando os ensaios não podiam acontecer lá eles iam para um estúdio na universidade onde Ronnie estudava. Assim eles compuseram suas primeiras músicas como "Desperate", "Under the Gun", "Replaceable", além de "Mr. Brightside" é claro. Essas eram as músicas que faziam parte da primeira demo gravada pela banda também.

A história nos conta que as primeiras apresentações da banda foram um desastre, Brandon ainda desafinava muito em cima do palco e tinha pouca presença em cima dele e o resto da banda não tinha nada demais. Mesmo assim por algum motivo eles chamaram começaram a chamar a atenção de algumas pessoas (eu não entendo essas coisas viu).

Um representante da Warner ouviu uma das demos dos rapazes e apesar de não querer assinar um contrato com eles ainda, enviou a demo para uma gravadora independente em Londres que levou os garotos para a Inglaterra para assinarem o seu primeiro contrato.

Aproveitando os novos ares a banda já saiu em sua primeira turnê e começou a excursionar pela Inglaterra. A gravação do primeiro álbum da banda levou cerca de três meses para ficar pronto.

Fato interessante: Durante a passagem da banda pela Inglaterra a banda foi apadrinhada simplesmente por Sir. Elton John e Bono Vox, da banda U2.

A banda lançou seu álbum de estreia em 2004, intitulado de "Hot Fuss". A banda tinha uma sonoridade meio dançante que lembrava bandas da década de 1980. Embalados pelos sucessos "Mr. Brightside" e "Somebody Told Me" a banda estourou rapidamente no mundo todo, alcançando a primeira posição nas paradas inglesas e ganhando 7 discos de platina e chegando à 7ª posição na Billboard 200 na sua terra natal com 3 discos de platina. Os críticos elogiaram muito o trabalho da banda também, intitulando a banda como New Wave e Dance Rock. Além disso o clipe de "Mr. Brightside" foi passado exaustivamente na MTV americana, aumentando ainda mais a divulgação do trabalho da banda.



Fato interessante: A banda fez sucesso primeiro na Inglaterra antes de fazer sucesso na sua terra natal, EUA. Alguns anos depois em uma entrevista, Brandon e Dave disseram que isso foi ótimo porque as músicas que tocam nas rádios americanas são geralmente músicas ruins, definindo os EUA atual como musicalmente retardado, onde bons artistas não ganham tanta atenção enquanto mais do mesmo e músicas sem qualidade alguma ganha todo o destaque (concordo plenamente e infelizmente no Brasil o caso é ainda mais sério para o meu desespero e o desespero de muitos de vocês ai eu tenho certeza).

O álbum teve uma estreia tão boa que agora deixava um problema para a banda (acho que todos querem um problema desse), conseguir produzir um álbum que seja tão aclamado quanto o primeiro.

Fato interessante: Foi nessa época que começou a surgir a "treta". O The Killers começou a brigar principalmente com a banda Panic! At the Disc, quaando Brandon disse que eles estavam pegando carona com o sucesso dos Killers. Ai a briga ficou feia e as duas bandas começaram a se acusar e se ofender mutuamente durante um bom tempo, até que ambas as partes se desculparam e Brandon disse que ele passou dos limites e disse aquilo apenas porque ele era ciumento e aquele era seu jeito, mas não se orgulhava disso e se pudesse voltar no tempo não diria aquelas coisas novamente.

A banda excursionou por boa parte do globo e começou a aparecer em diversos festivais, rendendo o apelido a eles de "a banda dos festivais", tocando em festivais como Reeding & Leeds, Lollapalooza e muitos outros.

Em 2006 finalmente veio o novo álbum da banda, aquele que seria um divisor de águas, o álbum dos extremos.

"Sam's Town" é o tão aguardado segundo álbum da banda e é o oposto do que foi o primeiro álbum. Se "Hot Fuss" ficou marcado pela presença de efeitos, sintetizadores e músicas dançantes, "Sam's Town" era o contrário, trazendo um destaque para as guitarras distorcidas de Dave e praticamente nenhum efeito. Praticamente não houve meio termo com esse álbum, tanto os fãs como os críticos ou adoravam o álbum dizendo que ele era a salvação do rock moderno ou diziam que aquele álbum era uma desgraça e não chegava aos pés de "Hot Fuss". Mesmo assim o álbum vendeu cerca de 4 milhões de cópias ao redor do mundo e trouxe muitos fãs novos para a banda. Os destaques vão para "When You're Young", "Read My Mind" e "Bones". O álbum conseguiu a 2ª posição na Billboard 200 e novamente o primeiro lugar nas paradas inglesas.

Fato interessante: A música "Uncle Johnny" é inspirada em um tio de Brandon.

A banda saiu para mais uma grande turnê ao redor do globo e para não "perder" dinheiro, ou deixar de ganhar, a gravadora decidiu lançar "Sawdust", uma compilação com B-sides raros da banda. 



Momento aprendizado: Não me lembro de ter explicado alguma vez o que eram os B-sides aqui pra vocês, então vou ajudar um pouco aumentando os conhecimentos de quem não sabe o que são essas "coisas". Era comum na época dos discos de vinil que o lado A dos discos tivessem as principais músicas do álbum e o lado B tivesse as músicas mais "experimentais". Com isso surgiu essa nomenclatura para as músicas mais experimentais, menos conhecidas das bandas que é usada até hoje. É mais ou menos por aí, espero que tenha ajudado.

O álbum vendeu muito bem para uma coletânea de B-sides, chegando a ocupar a 12ª posição da Billboard 200 e contou com a participação do mito Lou Reed na gravação da música de abertura do álbum, "Tranquilize".

Em 2008 a banda voltou para estúdio para começar a gravação do seu terceiro álbum "oficial". Em novembro daquele mesmo ano foi lançado "Day & Age".

O novo álbum do The Killers foi definido pelo próprio vocalista da banda como uma "continuação do Sam's Town", mas minha opinião pessoal é que esse álbum é uma evolução da banda como um todo e tem alguns elementos que até chegam a lembrar um pouco o "Hot Fuss". O amadurecimento do som da banda foi impressionante nesse álbum e como não poderia deixar de ser ele foi muito bem recebido por grande parte da imprensa e dos fãs. O álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias e novamente ficou em primeiros nas paradas britânicas, mas desta vez conseguiu apenas um 6º lugar na Billboard 200.

A banda logo depois do lançamento de "Day & Age" começou a sua "pequena" turnê de divulgação com duração de quase dois anos.

Durante essa turnê foram gravados dois shows em Londres no Royal Albert Hall em 2009 e depois foi lançado como o primeiro álbum ao vivo da banda em CD e DVD. O álbum foi lançado no final de 2009 e foi um sucesso comercial, além de conseguir o prêmio de Melhor DVD Musical pela NME em 2010.

Em 2011 a banda começou a trabalhar em seu novo álbum e Brandon chegou a afirmar que já haviam seis músicas prontas no meio de 2011, incluindo uma música de quase 7 minutos. No começo de 2012 a banda liberou o nome do novo álbum, "Battle Born".

Fato interessante: Durante o processo final de gravação do álbum o saxofonista Thomas Marth que trabalhava com a banda em estúdio foi encontrado morto com um tiro na cabeça e a perícia concluiu que ele havia se suicidado. A banda escreveu uma nota de pesar em homenagem ao músico.

Em julho de 2012 foi lançado o primeiro single do álbum, "Runaways" e teve uma ótima recepção (eu lembro que eu ouvi bastante ela quando foi lançada, mas foi porque ela tocava em algum lugar e eu não lembro onde).

Em setembro de 2012 o álbum foi finalmente lançado e como era de se esperar recebeu críticas muito positivas e os fãs ficaram muito felizes com o resultado do álbum (eu estou incluído aqui). Além de "Runaways", o álbum também traz os singles "Here With Me" e "Miss Atomic Bomb", mas o curioso é que não tem nenhuma música de 7 minutos como Brandon tinha anunciado (duas possibilidades, ou ele estava só de zoeira ou decidiram retirar a música do álbum posteriormente por não terem gostado do resultado final ou algo assim).

A banda atualmente está em mais uma de suas gigantescas turnês que tem previsão para acabar apenas no ano que vem (2015), então provavelmente um novo álbum da banda só será lançado no final de 2015 ou no começo de 2016.

E por aqui termina mais um História do Rock, com mais uma banda sensacional que ao seu modo vai fazendo com que o rock continue vivo e vai levando o nome do rock muito bem e honrando o rock.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .