História do Rock #49: Nickelback


Essa semana o História do Rock vem com uma banda que muitos só conhecem pelas músicas "bonitinhas" mas hoje estou aqui para lhes mostrar que eles tem muito mais do que só músicas assim. Hoje a História do Rock é com os canadenses do Nickelback.

A banda surgiu no ano de 1995 no Canadá, na cidade de Hanna, quando o então jovem vocalista Chad Robert Turton Kroeger (cara eu tenho que lutar para não escrever Krueger nesse nome) chamou seu irmão Michael Douglas Henry Kroeger, conhecido só como Mike Kroeger, que tocava baixo, para formar uma banda. Para completar a banda eles chamaram seu primo Brandon Kroeger para tocar bateria e seu amigo Ryan Anthony Peake, responsável pelos vocais de apoio e pela guitarra principal da banda. Assim estava formada a banda Village Idiots.

Sim, o nome original do Nickelback era Village Idiots e inicialmente a banda como toda banda iniciante se apresentava basicamente apenas com covers de outras bandas, como Led Zeppelin e principalmente Metallica do qual os membros sempre foram fãs declarados. 

Fato interessante: Eles decidiram mudar o nome da banda ainda no final de 1995 ou começo de 1996 alterando o nome para Nickelback. As histórias contam que a ideia veio de Mike que trabalhou um bom tempo no Starbucks e sempre que ia levar o troco para os clientes dizia "Here's your nickel back" (algo do tipo, aqui está seu troco). PQP. Tá eu entendo que é difícil achar um nome bom para uma banda mas meu, sério isso? Essa história ai não é zoeira dos caras só não? Produção é isso mesmo? Tá bom então, ok.

A banda que passou o ano de 1996 se apresentando decidiu gravar sua primeira demo nesse mesmo ano com seus próprios recursos. Na verdade, com recursos do padrasto de Chad e Mike que emprestou 4 mil dólares para eles gravarem sua demo. Intitulada de "Hesher", o EP tinha sete músicas sendo a mais conhecida destas a música Fly. Ainda no mesmo ano eles também lançaram um álbum com seus recursos (o novo papi deu 4 mil então vamos torrar hehe). Intitulado de "Curb" o álbum tinha 12 faixas, incluindo a "Fly" que estava no EP da banda e não teve muito destaque (mas seria muito importante alguns anos a frente).

Em 1997 a banda passa pela primeira mudança na formação com a saída de Brandon Krueger e a entrada de Mitch Guindon. Assim a banda se manteve até 1998 quando Mitch decidiu sair da banda depois de ter achado um emprego em uma fábrica de automóveis (huehuehuehue se ferrou, achou que a banda não tinha futuro). Com isso a banda chama o baterista Ryan Vikedal.

Fato interessante: A única posição da banda que já trocou de membros até hoje foi exatamente na posição de baterista, sendo todos os outros membros os membros originais da banda.

O álbum que a banda gravou em 1996 só foi dar frutos em 1998, quando um produtor de uma gravadora finalmente ouviu e se interessou pelo som da banda. Ele então viajou até Vancouver para ver uma apresentação da banda ao vivo e ali teve a certeza de que tinha que contratar aquela banda. Histórias dizem que ele passaria os próximos 3 meses tentando convencer os seus chefes da gravadora para assinarem com o Nickelback. No final de 1998 a banda finalmente consegue seu primeiro contrato com uma gravadora.



A banda passou o ano seguinte gravando seu primeiro álbum com a gravadora (o segundo álbum da banda) e este foi lançado só no ano de 2000. Intitulado de "The State" o álbum conseguiu uma atenção muito maior do que seu álbum independente (por que será né?). Os singles do álbum foram "Leader of Men", "Old Enough" e "Breathe" que apresentaram o Nickelback ao público americano e iniciou o sucesso da banda.

A banda voltou para estúdio em 2000 para começar a gravar seu novo álbum e este sim seria um verdadeiro sucesso da banda. "Silver Side Up" foi lançado em 2001 e trouxe verdadeiros hinos da banda como "Too Bad", "Hero" (que estava no filme do Homem Aranha), "Never Again" e uma das músicas mais conhecidas da banda, que rendeu 4 Grammy's e 4 prêmios da Billboard (além de diversos outros prêmios) a música "How You Remind Me". A música foi eleita a mais tocada nas rádios americanas no ano de 2002 (até aqui no Brasil ela tocou até encher o saco, eu era piquetuxo mas eu lembro). O melhor de tudo é que "How You Remind Me" foi escrita no intervalo de 15 minutos entre uma sessão de gravação de outra da banda (e eu aqui levando quase um mês para conseguir escrever uma música meia boca hehe).

Fato interessante: A data de lançamento do álbum foi exatamente o dia 11 de setembro de 2001, mesmo dia em que o atentado as Torres Gêmeas aconteceu.

"Silver Side Up" é claro que teve vendas astronômicas conseguindo 5 discos de platina nos EUA, mais 3 no Reino Unido, 8 no Canadá e um total de mais 10 ao redor do mundo (sei lá, eu só acho que o produtor que insistiu para que a gravadora assinasse com a banda foi promovido a diretor da gravadora depois dessa).

É claro que com um sucesso desses nem a gravadora nem a banda queriam perder tempos parados e logo depois da turnê do álbum a banda voltou para o estúdio para começar a gravar o novo trabalho.

Em 2003 foi lançado "The Long Road" e é claro que foi muito impulsionado pelo sucesso do álbum anterior então já chegou nas lojas vendendo tudo. O álbum tinha um som levemente mais pesado que o álbum anterior e letras mais "emotivas", uma combinação que agradou muita gente. "Someday", "Another Hole in the Head" e "Because of You" são três das músicas mais famosas do álbum, com um destaque muito maior para "Someday" que realmente tocou muito nas rádios. O álbum já vendeu mais de 9 milhões de cópias ao redor do mundo.

Mais uma turnê mais uma vez a banda já emendou direto para o estúdio, apenas com uma mudança com a saída de Ryan Vikedal e a entrada de Daniel Adair.

Para quem achou que os dois álbuns anteriores da banda tinham muitas músicas de sucesso é porque não sabe do novo quinto álbum da banda. 

"All the Right Reasons" foi lançado em 2005 e só na sua semana de estréia nos EUA vendeu mais de 300.000 cópias. O álbum trazia músicas como "Photograph", "Animals", "Savin Me", "Far Away" e "Rockstar" como destaques (fraquinho o álbum né?). Além disso o álbum ainda fazia uma homenagem a Dimebag Darrel (ex-guitarrista do Pantera morto com um tiro dado por um "fã" do Pantera durante um show) com a música "Side of a Bullet", que conta com um solo gravado por Dimebag antes de sua morte e cedido pelo seu irmão, Vinnie Paul, para o Nickelback. Ainda é pouco? A banda ainda gravou um cover da música "We Will Rock You" da banda Queen, estando essa música nas faixas bônus do álbum. Acho que deu para entender que o álbum tava mais ou menos né? Ah, o álbum também ganhou o prêmio do American Music Awards como melhor álbum pop/rock, desbancando o Stadium Arcadium do Red Hot Chili Peppers.

Fato interessante: Já que eu mencionei o cover de "We Will Rock You", vou aproveitar e falar sobre os outros covers da banda que também são muito extremamente bons e geralmente são feitos ao vivo. Músicas como "Sad But True" (Metallica), "Sharp Dressed Man" (ZZ Top) são os vídeos que vocês vão encontrar mais facilmente no youtube, mas até cover de "Highway to Hell" (AC/DC) a banda já fez ao vivo. E na boa, nunca vi uma banda para fazer covers tão bons como Nickelback.



Depois de três anos, uma turnê e um pequeno descanso a banda lançou seu novo álbum "Dark Horse". Considerado um álbum mais maduro e pesado da banda. Demorou cerca de três semanas para conseguir seu primeiro certificado de platina nos EUA. "Burn it to the Ground", "Something in Your Mouth" e "Gotta Be Somebody" são as músicas de maior destaque do álbum que acabou recebendo críticas mistas, umas sendo bastante favoráveis e outras nem tanto (é o que acontece quando você lança um álbum depois de algo como o "All the Right Reasons", as pessoas acham que é fácil fazer um álbum desses).

No começo de 2010 a banda confirmou que a banda estava trabalhando em um novo álbum, mas este só foi lançado em 2011. 

Intitulado de "Here and Now" o álbum foi lançado em novembro de 2011 e acabou sofrendo com os mesmo problemas de "Dark Horse", a sombra do "All the Right Reasons". Muitos elogiaram o trabalho da banda falando que tinha um som incrível e maduro, enquanto outros diziam que não se equiparava com o som da banda lá de 2005 (besteira isso). Mesmo com as críticas o álbum chegou às posições mais altas nas paradas no Canadá, EUA e Reino Unido (esses dois últimos álbuns mostraram que o Nickelback é muito mais do que só uma banda com músicas "bonitinhas" na minha opinião e quem só gosta das músicas "bonitinhas" acaba não gostando tanto do som um pouco mais pesado da banda). "This Means War", "Bottoms Up", "When We Stand Together" e "Lullaby" são as músicas que mais fizeram sucesso no novo álbum da banda. 

Em 2013 a banda finalmente veio para o Brasil pela primeira vez, se apresentando no Rock in Rio e abrindo os shows para o Bon Jovi, estão humildes ainda abrindo shows, (sendo que eu morri de inveja do outro autor aqui do blog, Fabiano Santiago, que foi no show do Bon Jovi de novo e ainda viu o Nickelback de brinde, na boa a gente é amigo mas o cara não compra uns ingressos desses pra mim ai fica difícil manter a amizade hehe).

Em novembro de 2013 a banda lançou seu primeiro Greatest Hits, intitulado de "The Best of Nickelback Volume 1", com 19 de seus maiores sucessos da carreira até o último álbum da banda (é algo orgásmico para os fãs). Além disso a banda também confirmou a intenção de lançar um novo álbum nesse ano de 2014 (então estamos no aguardo).

E por aqui fica mais um História do Rock, com mais uma banda sensacional (que eu não sei porquê de eu ter demorado tanto para escrever sobre eles). Uma banda que com certeza embalou muitos relacionamentos com suas músicas românticas mas que também tem a capacidade de fazer a platéia pular com suas músicas mais pesadas. Esse é o Nickelback.

Se gostou, tem dúvidas, sugestões, reclamações ou pedidos para fazer para as próximas edições do História do Rock é só deixar aqui nos comentários.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .