[Livro] O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry


Olá pessoal, faz um tempinho que não publico uma resenha né? Pois é, juro que é por falta de tempo e não por preguiça, mas vamos ao que interessa.

Aqui está um dos livros que deve estar na sua lista de "Ler antes de morrer", sem dúvida alguma me surpreendi com esse pequeno calhamaço de folhas, que me renderam menos de duas horas de uma leitura gostosa e emocionante. 

O Pequeno Príncipe é um clássico livro infantil, mas não o classificaria como tal, é um livro para todas as idades e momentos da vida de uma pessoa, recomendo-o até mais a adultos que a crianças, já que passa tantas mensagens importantes que não sei se uma criança compreenderia. É claro que uma criança sabe do que se trata (como o livro mesmo diz), mas o livro é um grande recado para as "pessoas grandes", uma verdadeira compilação do que eu e você fazemos errado diariamente. As mensagens passadas pelo pequeno príncipe são simples, mas extremamente necessárias. 

O livro conta a história de um homem, piloto de avião (que deixou uma promissora carreira artística de lado logo em seu segundo desenho, já que suas obras não eram interpretadas muito bem pelas "pessoas grandes"), que viajava sobre o deserto quando uma pane o obrigou a fazer um pouso de emergência. 

Dormiu alí, no deserto e foi acordado por um pequeno príncipe, o que era impossível já que estava a "mil milhas de qualquer terra habitada", o pequenino conta então, ao homem, como foi que veio parar alí, no meio do deserto, e em cada uma de suas aventuras podemos retirar uma lição realmente útil. 

Segue meu trecho favorito: 

"E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com ocoração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de selembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a devesesquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar. " 
O Pequeno Príncipe 

O próprio autor foi o autor das ilustrações originais, o livro é o terceiro mais traduzido do mundo e já tem quase 500 edições. Preciso recomendar? Não, mas eu vou! RECOMENDADÍSSIMO! Comente aqui embaixo e me diga o que achou do livro se já o leu, caso contrário, adicione a sua listinha que vale muito a pena. Um grande abraço e boa leitura!
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .