[Livro] Quem é você, Alasca?, John Green
É muito difícil expressar tudo o que eu senti sobre este livro, e o quanto ele mexeu comigo, mas, vou tentar! Quem é você, Alasca? é contado por Miles, um adolescente muito observador que vive sozinho em sua escola. Ele é "viciado" em frases de famosos, e quando ele ouve as palavras de uma poeta: "Procuro um grande talvez", ele muda completamente de vida e vai morar em Culver Creek, onde começa uma amizade com um amigo de quarto apelidado de Coronel.
Coronel é um bolsista muito inteligente, que adora pregar peças engraçadíssimas em um grupo de "filhinhos de papai", mais conhecidos como Guerreiros de dia da semana. E através de Coronel, Miles conhece Alasca, uma garota muito linda, mas com o humor aleatório e de personalidade indecifrável.
Eles se tornam amigos assim que se conhecem, e Miles não quer apenas que eles sejam amigos, e Alasca não percebe, pois tem namorado e não sabe que ele a ama. Juntos, os três aprontam muito e, de formas diferentes, eles encontram o seu "grande talvez", que até mesmo nós (leitores), somos convidados à encontrar o nosso.
O livro tem uma narrativa extremamente bem construída, com personagens cativantes e diálogos hilários. John Green realmente é um gênio. Sua história transmite reflexões e cativa o leitor. Lendo o livro fiquei vários momentos relembrando a história, direto vinha em minha mente trechos das aventuras deles. Este livro é incrível, muito bem escrito, Miles é um garoto cativante que encanta muito na leitura, o seu sentimento por Alasca é belíssimo.
Não é apenas um livro a ser lido pelo público infanto-juvenil, é uma leitura obrigatória para apreciadores de uma boa escrita, com todos os elementos para prender um leitor. Alasca trata-se de uma personagem difícil de entender, com muitos mistérios, convidando o leitor a descobrir o que ela realmente sente. A grande pergunta do livro é: Quem é você, Alasca?
Atualizado em 06/11/2013