[Filme] Argo (2012)
Assisti Argo uma vez e meia, eu estava com sono e a primeira vez não deu muito certo, dormi quase o filme inteiro. Depois de um banho gelado eu consegui manter os olhos abertos para ver a cara de mendigo do Ben Affleck, aquela barba não lhe cai bem, me desculpe se você pensa o contrário.
Mas não, Argo não é um filme ruim. Não vejo a maravilha que os membros da academia viram e que rendeu uma penca de indicações ao Oscar 2013 e algumas estatuetas, mas o filme é interessante e realmente baseado em fatos reais.
Acredito que as indicações sejam fruto do patriotismo que o longa deve despertar nos americanos, e lá na terra do Tio Sam o patriotismo é coisa séria, vocês devem perceber isso pela quantidade de bandeiras americanas em filmes e seriados.
Argo retrata muito bem a operação que retirou de território iraniano, em plena revolução, um grupo de americanos que provavelmente não sobreviveriam se fossem pegos. Esta operação, articulada pela CIA e com o apoio do Canadá era realmente cinematográfica, já que incluiu a criação de um filme falso intitulado "Argo", de um estúdio falso em Hollywood e de identidades e personalidades falsas para os seis fugitivos.
As cenas do filme tentam reproduzir a realidade dos fatos, e confesso que quando vi um homem enforcado em um guindaste estacionado em uma avenida movimentada, custei a acreditar que aquilo não fosse um exagero hollywoodiano, mas a cena triste é comprovada por fotografias originais da época, no fim do filme.
Os atores fizeram um bom trabalho, a tensão da situação e o medo que as pessoas provavelmente sentiram na época ficam transparentes na atuação. O figurino é realmente muito bom, só não aplaudo a mixagem de som, não sei justificar, só não gostei.
A parte alta e mais emocionante do filme é durante o embarque dos americanos, disfarçados de equipe canadense de filmagem, em um voo comercial. O coração dispara na cena em que Ben Afflleck entrega os bilhetes de embarque à atendente que não consegue localizar as reservas no sistema. E os soldados iranianos perseguindo um avião gigante em pequenos Jipes tentando pará-lo é uma obra de arte das cenas de ação. O único problema é que estas duas cenas (estas sim) foram invenção de Hollywood. Assim como a cena igualmente assustadora da "equipe de filmagem" no mercado.
Vale a pena assistir Argo? Sim, o filme é um ótimo retrato da realidade e chega a assustar ao pensar que a história aconteceu à tão pouco tempo. Como eu disse, não espere o "Melhor filme de 2012" como nos faz acreditar o Oscar, mas se eu parar pra pensar não consigo me lembrar da última vez em que eu concordei com um prêmio da Academia.
Atualizado em 27/10/2013