[Livro] A Mão Esquerda de Deus, Paul Holfman
A história gira em torno do garoto Thomas Cale, que é um adolescente criado no terrível Santuário, onde os Redentores "criam" seus guerreiros perfeitos para defenderem sua fé em uma guerra contra os "pecadores e hereges" e tornar a Terra um lugar melhor. Na minha opinião, essa mistura de realidade com fantasia é um dos pontos fortes do livro (retratando a Igreja Católica medieval e seu desejo de impor suas crenças ao resto do mundo).
Inicialmente o livro tem uma atmosfera muito sombria e dolorosa,
dentro ao Santuário, mas quando os garotos (Cale, Henri e Kleist)
conseguem finalmente fugir da opressão e violência "santa" e se "escondem" na cidade de Memphis o livro
começa a se desenvolver de um jeito que não te deixa parar de ler. A
cada página uma nova batalha, um amor descoberto, tramas mirabolantes,
momentos de emoção que vão do amor à raiva em poucos parágrafos.
Acredito
que a única falha do livro é o milagre na batalha dos Redentores contra
os milhares de guerreiros bem treinados da cidade de Memphis, mas era
necessário para que a história pudesse seguir nos livros seguintes.
Cale tem todas as características de um anti-herói, ou seja, é mal-humorado sempre, não se dá bem com ninguém, com um temperamento explosivo e muita raiva de tudo e todos (principalmente devido a criação "amorosa" e atenção especial dedicada à ele pelo Redentor Bosco) o que o leva a lutar e matar qualquer um que se coloque no seu caminho e o desafie para uma luta. Mesmo assim Cale conseguiu me cativar rapidamente, e ao mesmo tempo que tem todas essas características "negativas" ele sempre acaba ajudando, mesmo que inicialmente de forma relutante, os outros que pedem ou precisam de sua ajuda o que o torna extremamente imprevisível e surpreendente durante diversas partes do livro.
Eu comecei a ler o livro com a promessa de que esse era o novo Harry Potter e mesmo que a história não tenha absolutamente nada em comum com Harry Potter devo dizer que Thomas Cale e cia. me cativaram tanto quanto o famoso bruxo (acho que isso é um feito e tanto). Recomendo muito a leitura, porque pra mim valeu muito a pena.
Atualizado em 25/12/2013