[Filme] Atividade Paranormal 3 (2011)
Para quem não assistiu aos dois primeiros filmes, vale a pena ler as duas primeiras resenhas, aqui e aqui, para entender as referências desta.
Atividade Paranormal 3 começa numa data anterior ao do segundo longa da franquia. Mas logo no começo somos transportados ao que aconteceu logo antes do início do filme anterior, podemos ver uma Kristi grávida e feliz, pintando a parede do quarto de baby Hunter. Logo depois o casal, Kristi e Dan, recebem a visita de Katie, sim, a irmã endemoniada, mas ela ainda está "normal", acaba de se mudar para a casa de Micah (lembra dele?) e passa para deixar umas caixas com vídeos antigos de família.
Esta caixa é o único objeto roubado depois que (segundo filme) a casa de Dan e Kristi é revirada por "ladrões", e é aí que o terceiro filme realmente começa. Ao que parece somos presenteados com os filmes caseiros do padrasto das meninas, Dennis, que ganha a vida filmando festas de casamento. Logo no início podemos visualizar as duas irmãs, Katie e Kristi, ainda crianças.
A foto de Katie, queimada após o incêndio. |
Lembra daquela foto de Katie na frente de uma garagem? Bem, ela é tirada no início deste file por sua mãe, Julie, antes das meninas seguirem para a escola. A conexão provavelmente indica que o demônio começa sua perseguição á partir deste momento.
As meninas moram com a mãe, Julie, e Dennis. Também acabaram de se mudar para uma casa enorme e vivem bem felizes até que Toby começa a realizar seus truques. Espera Fabiano! Toby? Quem é esse? Ah, mil perdões, nosso amigo demônio se chama Toby e brinca alegremente com Kristi, a irmã mais nova.
Mas Dennis não sabe disso e grava todos os momentos que pode, grava o aniversário das meninas, o dente de leite de Kristi, Julie fumando maconha (sim, pasmem) e, porque não, resolve filmar os momentos de intimidade com a moça enebriada. É aí que uma coisa estranha acontece, na parte que a coisa começa a ficar boa séria, um terremoto atinge a casa da família, Julie se desespera e corre em busca das filhas (se vestindo no caminho), Dennis a segue e a câmera, agora no chão, continua gravando. Uma nuvem de poeira começa a cair do teto e , para a surpresa de um Dennis tarado revendo sua performance no dia seguinte, revela o que parece ser uma silhueta.
Como sempre, com o objetivo de entender o que está acontecendo, Dennis resolve posicionar algumas câmeras pela casa e gravar o dia-a-dia da família. Isso não parece intimidar Toby que continua suas brincadeiras com Kristi. Apesar de ser infinitamente mais bonzinho neste filme Toby faz algumas coisas bem cruéis com as meninas, mas tudo isso só acontece depois que Kristi, pequena e inocente, diz que não quer mais falar com ele.
Julie, a mãe, renega os fatos paranormais que andam acontecendo em sua casa até o último minuto, quando Toby resolve pregar uma peça nela. Aí ela põe o rabinho entre as pernas e sai como uma louca gritando para Dennis pegar as meninas para eles saírem da casa, mas como sabemos o problema não é a casa, e sim as meninas.
O Triângulo Macabro |
Antes disso, ainda na casa, Dennis descobre um triângulo estilizado no teto do quarto de Toby (sim, ele tem um quartinho), pesquisando nuns livros macabros ele descobre a origem do símbolo, que parece vir de um covil de mulheres, extremamente antigo, que realizava rituais estranhos com suas meninas jovens e seus filhos recém-nascidos (lembra que Katie possuída levou o pequeno Hunter? Pois é). Ele conta a história pra Julie, que basicamente manda ele calar a boca e parar com a merda toda.
Voltado a casa da vovó macabra (todo filme tem que ter uma velha macabra), durante a noite todas as mulheres somem, Dennis vai a procura delas e acaba descobrindo um grupo de senhoras e, claro, Toby está lá, mais enraivecido do que nunca.
Por enquanto, cada filme da franquia Atividade Paranormal parece superar o anterior, o terror amadurece cada vez mais. Senti que o nível de suspense deste terceiro longa foi um pouco menor, se comparado ao dos filmes anteriores, mas as cenas estão menos monótonas e mais dinâmicas. Só não curti a falta de maldade do nosso amigo demônio, antes ele era mais acara de pau.
Como sempre o cenário é impecável, assim como o trabalho de câmera, os escritores também fazem um ótimo trabalho ao costurar uma história na outra, sempre nos trazendo referência dos filmes anteriores. Levei apenas um susto neste filme, e não foi com o demônio. Dica: foi na cozinha e envolvia uma babá adolescente, aparecendo na câmera e dizendo "bú".
Como sempre o cenário é impecável, assim como o trabalho de câmera, os escritores também fazem um ótimo trabalho ao costurar uma história na outra, sempre nos trazendo referência dos filmes anteriores. Levei apenas um susto neste filme, e não foi com o demônio. Dica: foi na cozinha e envolvia uma babá adolescente, aparecendo na câmera e dizendo "bú".
Ps: Nos últimos instantes do filme a tela é tomada por um chuvisco, se você prestar bem atenção é possível ver a cama do casal em chamas, provavelmente é o início do incêndio que é referido nos filmes anteriores.
Atualizado em 02/11/2013