[Entrevista] Juliana Gobbe


Nós aqui do IéL estávamos ansiosíssimos para realizar uma entrevista com a Juliana Gobbe, a nossa primeira autora parceira que acreditou no blog e permitiu que divulgássemos seu trabalho.
Nesta entrevista conversamos sobre seu livro "óculos de Marfim" (fiquem atentos para sorteios), sobre inspiração e sobre Juliana, claro.
Espero que gostem tanto quanto eu:
________________________________

Quem é Juliana Gobbe?
Juliana Gobbe é a assimilação da coletividade. O tão famoso EU muitas vezes está mais no imaginário  num misto de narcisismo e alienação. Fundamental que nos consideremos parte integrante das muitas histórias e pessoas que encontramos durante a vida. Então somos meio Mário de Andrade, ou seja, trezentos.

Nos conte o que o ato de escrever representa para você, como ele se manifesta, você segue algum ritual ou um poema pode nascer em qualquer hora, em qualquer lugar?
Eu sou muito mais leitora do que escritora. Na minha vida a leitura é imprescindível. Todo aquele que deseja escrever e publicar aquilo que escreve deve antes ser um exímio leitor, pois somente dessa forma as ideias emergem. Então é bom que se conheça filosofia, política e psicanálise. Não sigo nenhum tipo de ritual para escrever, mas estabeleço uma disciplina para absolutamente tudo o que faço. Quando se ama as palavras é sempre tempo de encontro. Meus poemas nascem do olhar e de uma postura profundamente comprometida com a sociedade. Minha relação com a poesia se dá pela esfera épica. Não tenho nenhuma inclinação para escrever sobre assuntos que não tenham uma estreita ligação com o ser humano e sua condição de vida no âmbito público. 

Você visitou as obras do Estádio do Corinthians e de um empreendimento Imobiliário em Barueri para escrever “Óculos de Marfim”, qual foi o maior desafio que você encontrou nestas visitas?
Meu livro envolveu muita gente e isso já foi um grande desafio. As visitas, no entanto, foram tranquilas. No começo percebi um certo estranhamento por parte dos trabalhadores, por conta, claro da situação inusitada, mas logo depois houve uma interação excelente entre nós. Preferi anotar as palavras-chave das nossas conversas ao invés de gravá-las. Procurei um caminho mais espontâneo em que eu pudesse mais tarde trabalhar com a questão da memória.
A ideia de se inspirar em operários da construção civil é, no mínimo, inovadora. De onde ela surgiu?
Há algum tempo uma amiga socióloga vinha insistindo pra que eu lesse Quarto de despejo: Diário de uma favelada de Carolina de Jesus. Diante da insistência resolvi lê-lo (risos). Fantástico, pois não é a miséria narrada por aquele que nunca viveu numa favela, ali encontrava-se alguém que relatava suas agruras em 1ª pessoa. Além disso, a história do mundo é escrita pelos vencedores, os biografados são sempre os ilustres, muitas vezes famosos e midiáticos.
No Brasil, a cultura da sacralização das pessoas conferindo a elas atributos que não possuem me incomoda muito, e, isso não acontece só no meio artístico, muitos intelectuais adoram a bajulação. Conheço muitos professores que não têm ex-alunos, mas discípulos e seguidores. Hoje em dia temos até filósofo “pop”. Boa parte da comunidade acadêmica acredita que a inteligência reina somente no ambiente gélido da academia. Há uma miopia ideológica  gritante entre muitos.
Diante dessa perspectiva estreita em relação à realidade, Óculos de Marfim procura contribuir um pouco para fomentar o debate sobre a invisibilidade social no Brasil. Não podemos esquecer da contribuição de nomes que no passado já trataram da mesma temática, como: Chico Buarque, Solano Trindade, e mais recentemente o belo trabalho do artista plástico Vik Muniz com os moradores do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
Você não segue um padrão nos seus poemas, a maioria possui um formato inusitado, você brinca com fontes, com tamanhos, com posições... Há um motivo para isso?
Gosto muito de uma frase do filósofo Adorno:”A tarefa atual da arte é introduzir o caos na ordem”.
Não sou adepta do discurso esteticista que só consegue vislumbrar a subjetividade. Aquele que torna público seu trabalho já está automaticamente imerso numa dimensão política.
Outra questão que precisa vir à tona mais vezes é a do “preconceito linguístico”, essa noção de certo e errado baseada unicamente em juízo de valor. O Brasil é um país imenso com uma intensa “variação linguística”.Isso deve ser preservado e não discutido num viés autoritário e conservador.
Tudo em Óculos de Marfim é crítica à sociedade atual. Desde os espaços em branco até o uso proposital de cacofonia. Quanto às palavras escritas com letras minúsculas, isso já é recorrentemente usado na poesia moderna.

Algum dos operários nos quais você se inspirou já leu algum de seus textos? Qual foi a reação dele?
Logo após o lançamento do livro em Atibaia, estive com uma homenageada, e ela deu uma interpretação muito peculiar à poesia que fiz pra ela. É isso. Citando Umberto Eco...”toda obra é aberta”. Todas as interpretações são antes de tudo livres.

Qual o seu poema favorito em Óculos de Marfim?
É muito perigoso gostar das próprias poesias (risos). O livro todo assume a ligação profunda que tenho com a obra de Brecht. Para ele escrevi : Pausa para Brecht. Essa é especial. Quando li pela primeira vez: "Perguntas de um operário que lê”, mal conhecia a importância desse cidadão para o ocidente, então passei dias e noites literalmente imersa na obra dele. Infelizmente aqui no Brasil ainda se discute pouco a sua obra poética, na minha opinião tão boa quanto à teatral. Por outro lado constatamos o vigor da temática abordada por ele. São assuntos que permeiam a nossa sociedade ainda hoje.

Vou te propor um desafio: Sintetize a experiência Óculos de Marfim em uma pequena frase.
Penso que Óculos de Marfim é o Brasil que muita gente ainda não viu.

O que você espera despertar no leitor de sua obra?
Acredito que os escritores(exceto os de autoajuda) (risos) devem no mínimo esperar um diálogo aberto com os leitores para que se coloquem ideias, e partindo dessas conversas ocorra a conscientização de ambos. Infelizmente no Brasil há pouco espaço para esse tipo de troca. Durante muito tempo mantive-me afastada das redes sociais, hoje percebo que o bom uso destas pode fomentar os debates políticos e sociais.

Faltou comentarmos alguma coisa nesta entrevista? Se sim, sinta-se livre para discorrer sobre ela. 
Agradeço aos amigos do blog Isso é leitura. Desejando-lhes um longo caminho literário.
Aproveito para convidar o público do blog para o início das atividades do Espaço de Criação Literária Bertold Brecht no ano de 2013. A nossa primeira atividade será uma oficina sobre a formação do leitor literário com enfoque nas pesquisas de Teresa Colomer. Fiquem de olho no blog do espaço parar conferir a data deste evento.
Também convido para outro evento promovido pela Associação Abraço Cultural que é uma série de estudos sobre o livro de Antonio Gramsci:” Os intelectuais e a organização da cultura”. Este evento também estará no blog da Associação.
Um grande beijo!
Juliana Gobbe.

imagens: Arquivo  pessoal de Juliana Gobbe
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .