[Livro] O Efeito Sombra, Deepak Chopra


Confesso que não ia resenhar este livro, isso porque vejo tantas resenhas positivas dele por aí que me senti mal por não ter gostado, mas vamos lá, serei sincero e abrirei meu coração. Já aviso no início, esta resenha estará mais para "escraxando um livro" do que qualquer coisa, se discorda de mim, os comentários são território neutro e democrático, só não me xinguem de palavras muito feias, por favor, minha mãe não tem nada a ver com isso.

O primeiro erro já é a qualidade do exemplar em si, páginas brancas, capa mole e encadernação de péssima qualidade. Por ser mole eu o dobrava instintivamente, e o livro ameaçava se despedaçar em pequenos blocos de papel, e confesso, antes tivesse.

O segundo erro não é bem um erro, sempre ouvi falar bem de Deepak Chopra, sempre o imaginei como um novo Buda, alguém realmente sábio e com algo a acrescentar a vida de todo habitante terrestre. Doce engano, em sua parte do livro Deepak tem um discurso extremamente evangelizador e de apologia à religião, talvez eu seja mais sensível a este tipo de discurso que a maioria das pessoas, mas isso não justifica. A forma de escrita dele é, digamos, vazia, são páginas e páginas que dizem a mesma coisa, numa linguagem falsamente rebuscada, tive que ler algumas páginas várias vezes já que, entediado, me distraia com qualquer coisa.


Não bastando isso tive que relevar preconceito aos não religiosos, já que ele está frequentemente lá, meio camuflado, mas extremamente presente. Cheguei a desejar que o resto do livro sumisse só para não ter que ler mais uma palavra daquilo. A meu ver Chopra é um charlatão, daqueles que vendem boa lábia a pessoas carentes de alento, alguém que diz ajudar mas basicamente só dá lições claras e óbvias, é como se uma pessoa chegasse a você e dissesse que ia te ensinar a falar, você responde que já sabe e esta pessoa insiste  dizendo que vai te ensinar um modo de falar que mudará sua vida. Você cai na lábia de marqueteiro do cara e bam, golpe, golpe, golpe.

Algo que esqueci de comentar, o livro é dividido em três partes, com três autores distintos, o problema é que cada autor parece não ter lido o que o outro escreveu, já que há contradições gritantes entre eles, mas vamos lá...

A segunda autora é Debbie Ford, já comecei a ler com o pé atras achando que se fosse pior que Chopra eu jogaria o livro pela janela (apesar dos apesares, nunca faria isso), mas ela é a melhorzinha dos três. Debbie tem um discurso mais no estilo: "me ajudaram, agora quero ajudar os outros", ela dá vários exemplos de situações que aparentam ser verdadeiras, não erra no estilo de escrita e não tenta evangelizar todo mundo.


A terceira e última autora é Marianne Williamson e o pesadelo começa novamente, ela não só caga (não tem outra palavra para descrever) nos argumentos, mais vazios que o próprio vazio ou tão errados que qualquer um sabe que não são verdadeiros, como ela consegue levar a palavra evangelização a um nível extremo. Ela não só exalta a religião como acabou com a reputação dos Alcoólicos Anônimos para mim, sério, se for do jeito que ela descreveu é praticamente um culto evangélico dentro de uma mesquita construída dentro do vaticano na índia, sério, alguém desminta essa mulher porque se eu fosse alcoólatra o último lugar no mundo que eu iria era para lá.

E no fim tem um questionário, sim, me aponte um livro sério que tenha um questionário no maior estilo "Saiba se seu homem é gay com 30 perguntas" no final. É para acabar com a reputação de qualquer um.

Se você leu até aqui é porque realmente está tão espantado como eu. Não recomendo de forma alguma, a não ser que você seja mais um metido a zen (que zen de verdade vai para um retiro espiritual, não fica enchendo o saco de ninguém), não curti e me desapontei do início ao fim. Mas Chopra me ensinou uma coisa, nunca mais irei comprar um livro que tenha sequer menção ao nome dele, a não ser que seja um "Desmascarando Deepak Chopra".

Beijo, te espero nos comentários!
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .