[História do Rock #8] Slipknot

Hoje vamos sentir o peso do metal, as distorções das guitarras, o barulho da percussão, os gritos do vocalista, a selvageria e a profundidade de uma das bandas que melhor representam o metal atualmente, hoje a história é da banda Slipknot.

Os primeiros membros da banda se encontraram ainda em 1991 na cidade de Des Moines, no estado de Iowa, conhecido pelas suas grandes revelações no mundo do rock (sarcasm), sendo os membros da banda Shawn Crahan (bateria), Anders Colsefini (vocal), Paul Gray (baixo) e Patrick Neuwirth (guitarra) que formaram a banda Painface (que vamos dizer não deu muito certo).

Já em 1995 Shawn, Anders e Paul se juntam com o guitarrista Steele, formando a banda "The Pale Ones" (belo nome, "Os Pálidos"). Ainda nessa mesma época o baterista Joey Jordison entra para a banda, sendo que Shawn passa para a percussão (a percussão na banda tem um grande destaque, porque eu nunca vi tanto percussionista em uma banda que não fosse baiana hehe). Ainda para aumentar o número de integrantes nesse mesmo ano é chamado para vaga de segundo guitarrista Josh Brainard.

A banda então começa a fazer apresentações na casa de shows Runaway que era uma das poucas na região que "aceitava" as apresentações "barulhentas e agressivas" da banda.

Fato interessante: Na época a banda ainda não usava as famosas máscaras e macacões que seriam sua marca registrada. A ideia desses elementos surgiu em uma brincadeira, onde o percussionista Shawn Crahan em um dos ensaios da banda acabou aparecendo com uma máscara de palhaço (diga-se de passagem que aquele palhaço mete medo em muito marmanjo hehe) e os outros membros acabaram gostando da ideia. A banda diz que as máscaras e macacões servem para que ninguém goste da banda pelo seu visual bonito, pelos seus rostos ou algo do gênero (lembrando que final dos anos 90 as "boy bands" estavam em alta e como nós sabemos eles faziam sucesso pelo "rostinho bonito"). A banda queria que os fãs gostassem do som, das músicas e essa aparência assustadora e nada comercial iria ajudar que isso acontecesse (apesar que muitos dizem que as máscaras acabaram ajudando na divulgação e reconhecimento da banda).

O nome Slipknot veio em 1996 quando Joey Jordison sugeriu a mudança do nome da banda (Slipknot era o nome de uma música composta por Joey e que estava no primeiro álbum da banda e que mais tarde viria a ser chamada de "(sic)").

Em 1996 a banda entra em estúdio (independente) para começar a gravar algumas músicas e tentar vender seu material e é nessa época que o guitarrista Steele decide deixar a banda devido suas crenças religiosas (a banda no começo era realmente muito pesada, chegando a ser até mesmo assustadora em algumas letras e Steele tinha acabado de encontrar Deus) e para seu lugar é chamado Craig Jones.

Mais tarde Craig Jones passa para o sampler (é algo mais ou menos como um aparelho que "armazena" diversos sons que podem ser combinados e tocados durante as músicas. Para mais informações consultar o Google) e Mike Thomson é chamado para ocupar a vaga na guitarra.

O resultado das gravações foi o álbum "Mate. Feed. Kill. Repeat." que foi "lançado" no dia 31 de outubro de 1996 tendo apenas 1000 cópias gravadas, sendo executado em rádios locais e garantindo um lugar para a banda tocar no Dotfest. O álbum se tornaria uma raridade muito procurada pelo fãs anos depois com o sucesso da banda e um item de colecionador.

A banda então decide que precisa de um novo vocalista, alguém que tenha uma voz melódica e ao mesmo tempo consiga fazer um vocal agressivo, encontrando essa voz em Corey Taylor, que era vocalista da banda Stone Sour (na verdade até hoje Corey Taylor permanece como vocalista das duas bandas e no Rock in Rio de 2011 no Brasil ele se apresentou com as duas bandas), passando Colsefini para a percussão e vocais de apoio (eu acho que os membros tinham dó de demitir quem era substituído ai passavam para a percussão).

Durante uma das apresentações da banda em sua cidade natal veio a bomba (mentira ninguém liga pra isso kkk) Colsefini anunciou que estava saindo da banda no meio do show (não aguentou ser substituído tadinho). Depois de sua saída Greg Welts foi chamado para integrar a percussão.

Fato interessante: Em 1997 os membros da banda decidem "dar números" individuais a eles mesmos (com as máscaras assustadoras, os macacões e os números eles ficaram parecendo aquelas cobaias humanas, experimentos que não deram certo, coisa de filme de terror) sendo que a numeração seria a seguinte Joey Jordison é o número "1" (metido), Paul Gray o número "2", Greg Welts o número "3", Josh Brainard o número "4", Craig Jones o número "5", Shawn Crahan o número "6", Mick Thomson o número "7" e Corey Taylor o número "8".

A banda decide gravar mais uma demo (afinal eles próprios chamam o primeiro álbum como demo). Em 1998 essa demo é enviada a diversas gravadoras até que o produtor Ross Robinson se interessou pelo trabalho da banda e decidiram trabalhar juntos. Foi também nessa época que foi apresentado a eles o DJ Sid Wilson que acabou surpreendendo os membros da banda e foi integrado a banda com o número "0" (sei lá, acho que o 8 era o número da sorte e não quiseram por o 9). Diversas ofertas de gravadoras começaram a aparecer para a banda em pouco tempo nessa época.

Fato interessante: Nessa época Greg Welts foi expulso da banda (sendo o único membro "demitido" da banda até hoje), sendo que as razões são um tanto obscuras, sendo a versão oficial de que faltava entrosamento dele com a banda e a versão das más línguas de que ele teve um caso com a irmã de Joey Jordison (hehehehehe muito boa. A história, não a irmã, se não o Joey  me pega na porrada hehe). Para seu lugar foi contratado Chris Fehn (o novo número "3") e ainda em 1998 a banda assina com a Roadrunner Records.

No início de 1999 o guitarrista Brainard decide deixar a banda afirmando que não iria querer passar longos períodos longe de sua família devido as turnês. James Root (número "4") vem para seu lugar na banda e termina as gravações do álbum da banda. Ainda em junho de 1999 a banda lança seu primeiro álbum (agora com gravadora), intitulado "Slipknot" que agradou aos fãs da banda, ganhando certificado de dupla platina nos EUA, ficando em 51º na Billboard 200 e entrando para a lista "Os 50 álbuns mais pesados da história" e a banda também lança seu primeiro DVD intitulado "Welcome to Our Neighborhood"

Fato interessante: O álbum da banda teve que ser re-lançado em dezembro devido a um pequeno problema com a música "Purity". Corey Taylor disse que se inspirou para escrever a música em uma história fictícia que leu em um site sobre uma garota de 20 anos que foi raptada por um rapaz que era obcecado por ela e a enterrou viva levando ao falecimento da garota por asfixia. Infelizmente a história era real e a família da garota ameaçou processar a banda caso não fosse retirada aquela música do CD. Para evitar confusões a banda concordou e re-lançou o álbum sem a música "Purity" e algumas poucas mudanças na mixagem do álbum.

Com o sucesso do primeiro álbum a banda sai na turnê "Livin La Vida Loco Tour" passando por diversos países divulgando seu álbum de estreia.

A banda volta para o estúdio em 2001 para gravar seu segundo álbum, intitulado "Iowa" (homenagem a terra natal) sendo um sucesso ainda maior que o primeiro álbum, atingindo o primeiro lugar de vendas no Reino Unido e um incrível 3º lugar na Billboard 200 (digo incrível já que estamos falando de uma banda de metal e vamos admitir que não é o gênero musical mais bem aceito para ter tantas vendas).

Sua turnê europeia rendeu diversos elogios a banda, inclusive da BBC que disse que a banda roubou a cena no velho continente, garantindo uma turnê no Japão.

Os membros da banda depois do fim da turnê começam a trabalhar em seus projetos pessoais dando origem a rumores sobre o possível fim da banda até que novos rumores em meados de 2003 apontaram uma reunião de Shawn com o famoso produtor Rick Rubin (que já havia produzido bandas como Red Hot Chilli Peppers, Slayer e System of a Down).

O resultado entre essa parceria rendeu o álbum "Vol.3: (The Subliminal Verses)" que estreou em 2º lugar na Billboard 200 e trazia a música "Before I Forget" que rendeu o primeiro Grammy para a banda de "Melhor Performance de Metal" em 2006 e trazia a música "Vermilion Pt. 2" e "Circle" que são boas opções para quem quer ouvir banda mas não curte o som pesado do metal, essas músicas são mais lentas e depressivas (afinal os brutos também têm sentimentos). 

Fato interessante: Esse é o álbum mais "leve" da banda e por causa disso o mais criticado também pelos fãs da banda que esperavam algo mais pesado como os álbuns anteriores.

Fato interessante²: Alguns integrantes da banda decidiram dar uma mudada no visual, adotando novas máscaras, como o vocalista Corey Taylor por exemplo.

Mais tarde banda lançaria seu segundo DVD "9.0: Live" que trazia gravações em Phoenix, Las Vegas, Osaka, Singapura e Tóquio. E no fim de 2006 a banda lança seu terceiro DVD "Voliminal: Inside the Nine".

Os membros então novamente se separam por um tempo para trabalharem em seus projetos pessoais.

Em 2008 a banda volta para o estúdio e lança seu quarto álbum "All Hope Is Gone" que estreou em 1º lugar na Billboard 200. A banda que continua com seus shows e devido a grande mistura de sons em seus álbuns conseguia "arrecadar" cada vez mais fãs desfrutando cada vez de um maior sucesso em suas turnês sendo atração principal em diversos festivais e lotando shows.

Fato interessante: Essa mistura de gêneros e sons em suas músicas é o principal fator para atrair novos fãs para a banda, mas também é aquilo que acaba afastando os metaleiros "velha guarda" que dizem que Slipknot não é metal e não presta mimimi.

Como não poderia deixar de ser a banda mais uma vez se separa depois do fim das suas turnês (em 2009) para que os membros trabalhem em seus projetos pessoais.

Na manhã de 24 de maio de 2010 o corpo do baixista Paul Gray, com então 38 anos,  foi encontrado em um quarto de hotel por um empregado. O baixista morreu por uma overdose de morfina, sendo que depois da investigação da polícia foi constatado que o médico de Paul prescreveu grandes quantidades de remédios para ele o que teria causado a overdose. O médico acabou sendo indiciado.

Os membros se pronunciaram no dia seguinte, sem as máscaras, bastante emocionados e acompanhados da esposa de Paul, que na época estava gestante de 5 meses e com declarações onde eles afirmavam que tinham perdido não apenas um amigo, mas um irmão comovendo todos os fãs da banda.

Após um hiato onde os fãs da banda ficaram em suspense sobre o futuro da banda, os integrantes anunciaram que a banda vai continuar na ativa já que seria isso que Paul iria querer e a banda é uma forma de manter o legado do baixista vivo. A banda também anunciou que não tinha planos para substituir o seu baixista, já que Paul Gray era insubstituível, permanecendo sem um baixista oficial e chamando Donnie Steele (guitarrista original do Slipknot) para tocar ao vivo com a banda.

Em 2011 a banda voltou aos palcos no Festival Sonisphere e se apresentaram também no festival Rock in Rio no mesmo ano aqui no Brasil.

A banda continuou com suas apresentações (na qual eles disseram que eram uma homenagem a Paul Gray)  e afirmaram que queriam gravar o quinto álbum da banda, mas não tinham planos imediatos para voltar para estúdio.

No início de 2013 Corey Taylor falou que não tem pressa para voltar para estúdio e gravar o novo álbum e quer fazer tudo com calma, falando que possivelmente o próximo álbum da banda só viria em 2015, deixando todos os fãs na expectativa e torcendo para que essa data se antecipe para bem antes se possível, afinal já são 5 anos sem um álbum dessa banda que acredito seja uma das melhores representações de que o Metal não vai sucumbir com o tempo, não importa o que aconteça.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .