[Livro] Guerra, Sebastian Junger


Este livro me surpreendeu em diversos aspectos, o primeiro deles é sem dúvida nenhuma a capacidade incrível de Junger escrever um livro que é, em suma, uma grande reportagem, e ainda assim consegui prender a atenção, transportando-nos para um ambiente hostil como a guerra do Afeganistão e nos descrevendo de maneira tão brilhante os soldados, os civis, os guerrilheiros, os locais.

Em Guerra Junger mostra como é o dia a dia no Vale do Korengal, um dos lugares mais perigosos para se estar no Afeganistão de uma maneira que só um soldado ou um jornalista infiltrado no exército americano, como ele, poderia saber.

O livro é divido em três partes (que o autor chama de livros), estas são: Medo, onde o autor conta as experiências vividas pelos soldados e o medo que estes soldados tem de perder um amigo de guerra, um membro da sua equipe; Matança onde os combates são mais detalhados, onde a necessidade de combater, por parte dos soldados, fica bem clara; e, por fim, Amor, onde o autor explica o amor que os soldados cultivam pela guerra como um todo.

O livro possui trechos fortes e emocionantes, nada muito exagerado, Junger sabe dosar muito bem o conteúdo de uma maneira que evita uma leitura cansativa e repetitiva.

Um trecho:

"Pareceu-me que eu tinha de fazer um novo e radical esforço para tentar entender os homens desse topo de morro, ou reconhecer o poder de um lugar como aquele para modificar o comportamento deles."


A quem pretende ler o livro eu indico o documentário Restrepo, feito por Junger e seu amigo Tim Hetherington. Vale muito a pena assistir antes de ler para ter uma noção mais ampla do que é o Vale do Korengal.

Boa leitura!
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .