[História do Rock #9] Audioslave


Hoje vamos falar sobre a história de uma banda que é chamada de super-banda, isso porque os seus integrantes já eram famosos antes de formarem essa banda. Hoje no História do Rock vamos falar sobre Audioslave.

O status de super banda vem do fato de que todos já faziam muito sucesso antes do Audioslave, com suas outras bandas. Tom Morello (guitarra), Tim Commeford (baixo) e Brad Wilk (bateria) eram membros da banda Rage Against The Machine (para quem curte a banda, não se preocupe logo a história dos caras também vem) e seu sucesso vinha principalmente pela mistura de estilos rock, punk e rap (sendo intitulado de rap metal) e suas letras bastante políticas. Mas em 2000 o vocalista Zack de la Rocha anunciou que iria sair da banda para investir em sua carreira solo. Os outros membros então começaram sua busca por um novo vocalista para a banda.

Já Chris Cornell era o vocalista de uma das principais bandas de grunge da década de 1990, o Soundgarden que fazia muito sucesso no mundo todo (quem gosta pode ficar sossegado também que essa banda também não pode faltar aqui no HdR). Mas a banda acabou em 1997 devido à brigas internas sobre a parte criativa do grupo. Em 1999 ainda Chris lançou um álbum solo antes de conhecer os caras do RATM.

Então voltamos a 2000, quando todos estavam sem banda (na verdade Tom, Brad e Tim estavam apenas sem vocalista), e os quatro se conhecem e decidem se reunir para alguns ensaios, só por brincadeira (sabe como é né, vamos juntar quatro caras "mais ou menos" e por eles pra brincar). O resultado acabou surpreendendo até mesmo os próprios músicos que decidiram levar o projeto em frente (acho que seria mais o caso de criar um projeto agora e não levar um em frente).

Mas é claro as forças do mal sempre tentam derrotar o bem e nesse caso não foi diferente. Logo que os músicos decidiram se juntar para formar uma banda veio o primeiro empecilho. Tom Morello e cia. tinham um contrato com a Epic/Sony e Chris Cornell tinha um contrato com a A&M/Interscope (pra quem não entendeu, são duas gravadoras diferentes). Depois de muito papo, muita negociação e choradeira por parte dos músicos as duas gravadoras acabaram por conseguir um acordo (digamos que raro) e permitiu que os membros pudessem continuar com o projeto.

É óbvio que com a mistura tão diferentes de gêneros musicais muitos fãs achavam que a banda não poderia ser boa. De um lado estavam os fãs do RATM que achavam que a banda não teria como dar muito certo já que perdera sua principal influência com a saída de Zack que era o diferencial pela parte do rap nas músicas da banda. Já os fãs do Soundgarden/ Chris Cornell achavam que não havia como dar certo um músico mais "melódico" e técnico como ele se juntar com uma banda tão "pesada" e de estilo tão diferente como o rap metal (a como esses fãs estavam errados, tão tão errados).

Em 2002 a banda já tinha diversas músicas prontas e foi anunciada na Ozzfest era uma das principais atrações do festival, causando muita ansiedade em todos para ouvir o som dessa mistura tão incomum de estilos. Tudo já estava acertado e de repente Chris Cornell ficou doido e anunciou que estava de saída da banda (não usem drogas, podem acabar loucos assim kkkk). Mesmo assim a gravadora continuava afirmando que o CD da banda logo seria lançado e nada seria mudado nos planos da banda e em pouco tempo Chris já estava de volta a banda (o efeito das drogas havia passado hehehe).

Mas na época da Ozzfest a banda ainda não tinha um nome definido (acredite, essa é sempre a parte mais difícil para uma banda hehe) e a banda era conhecida como Civilian, mas já existia uma banda com esse nome. A banda teve que pensar em outro nome e Chris sugeriu o nome Audioslave, todos concordaram, mas novamente encontraram uma banda que já tinha esse nome e dessa vez decidiram pagar a outra banda para liberar o uso do nome (acho que era mais fácil pagar para a outra banda do que pensar em um outro nome, acreditem é realmente difícil pensar em um nome legal para uma banda kkkk).

Mais uma complicação, dessa vez com as demos da banda (esses caras nos ensinam a superar qualquer dificuldade que apareça hehehe). Acontece que Tom, Tim e Brad ficavam em Los Angeles e Chris Cornell em Seattle e as demos gravadas pelos três músicos eram mandadas via internet para o Chris em Seattle. Vocês imaginam o que aconteceu né. 13 dessas demos acabaram "vazando" depois de cair em mãos erradas e circulando livremente na internet.

Mesmo assim a banda tinha ainda outras 8 músicas que não vazaram e pouco das demos vazadas acabaram sendo usadas no álbum de estréia da banda.

O álbum intitulado "Audioslave" foi lançado em novembro de 2002 com músicas como "Like a Stone", "I am the Highway" e "Cochise", tendo entrado em 7º lugar na Billboard com mais de 160 mil cópias vendidas na primeira semana e ainda naquele mesmo ano o álbum ganhou o certificado de ouro nos EUA (isso são simplesmente 500.000 cópias em pouco mais de um mês em uma banda que foi desacreditada pelos fãs de ambos os lados, nada mal não?). O primeiro show da banda (próprio da banda e não em um festival com outras bandas) foi no programa que alguns já devem ter ouvido falar "Late Show with David Letterman" (alguns conhecem como a versão americana do que conhecemos no Brasil como o programa do Jô, que na verdade foi a inspiração para Jô Soares fazer seu programa como é hoje).

A banda então passa o ano de 2003 excursionando para divulgação do álbum e ao mesmo tempo já trabalhando nas composições do próximo álbum, sendo que Tom Morello em uma entrevista afirmou que a banda conseguiu compôr mais músicas em 8 meses do que o Rage Against em 8 anos.

Em 2005, depois de muitos shows de divulgação e composições, a banda volta para estúdio e lança o álbum "Out of Exile" que trazia músicas como "Be Yourself" e "Doesn't Remind Me" e claramente mais entrosamento entre os membros da banda. O álbum conseguiu atingir o topo da Billboard nos EUA e em diversos outros países e para a divulgação do álbum a banda foi para Cuba (para aqueles que conhecem minimamente como o país de Cuba é fechado contra qualquer coisa proveniente dos EUA, inclusive bandas, e a política de embargo norte americana contra Cuba, isso foi, na minha opinião, fantástico). O resultado do show em Cuba rendeu um DVD da banda intitulado "Live in Cuba" (originalidade total no nome) e cenas da estadia da banda no país.

A banda então viaja para a Europa para divulgação lá e a novidade ficou por conta das músicas do Rage Against The Machine e Soundgarden nos shows (vamos combinar que o Chris Cornell canta demais, mas ele não nasceu pra cantar rap kkk).

A banda embalada pelo sucesso volta logo em 2006 para gravar seu terceiro álbum de estúdio (e infelizmente o último). O álbum "Revelations" trazia músicas como "Original Fire", "Broken City" e "Revelations", sendo incorporado nesse álbum em várias músicas elementos do Soul e Funk (não o carioca pelo amor de Deus), sendo um exemplo claro disso a música "Broken City". O álbum ficou em segundo lugar na Billboard americana com 150 mil cópias vendidas na primeira semana e tem uma certificação de ouro. Algumas músicas do álbum como "Wide Awake" e "Sound of a Gun" foram tocadas ainda durante a tour do álbum anterior (Out of Exile), mas a maioria acabou não ganhando uma "versão ao vivo" já que logo após o lançamento Chris Cornell anunciou sua saída da banda por "diferenças irreconciliáveis" (é quase a mesma coisa que ele anunciou ao sair do "Soundgarden").

Após sua saída Chris Cornell voltou a se dedicar à sua carreira solo e em 2010 anunciou pelo twitter a volta da banda "Soundgarden". Já os membros do RATM se reuniram ainda em 2007 para o festival de Coachella, mas afirmaram que a banda só se reuniria para aquela apresentação (o que acabou não sendo verdade, sendo que a banda atualmente está reunida e inclusive passou pelo Brasil em 2010 sendo uma das principais atrações do SWU).

Acredito que uma volta do Audioslave é quase impossível, mas apesar disso e do pouco tempo em que a banda esteve junto (se contar a partir do lançamento do primeiro álbum são apenas 6 anos), acredito que a banda serviu para quebrar diversos preconceitos musicais e mostrar que o bom e velho rock n' roll pode surgir em sua melhor forma independente das influências dos músicos, basta existir "química" entre os músicos que a "mágica" surge, assim como foi com o Audioslave que eu considero como a melhor banda da década e até a melhor banda criada até agora no século XXI.




Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .