[Filme] Amor (2012)


A velhice é uma coisa inerente à todo o ser humano, mas ela traz alguns problemas que colocam qualquer relacionamento a prova. Por isso que Amor é um filme extremamente tocante. George mantém seu sentimento vivo mesmo após a doença de Anne, e o faz com uma dedicação incrível.

O filme possui um clima extremamente dramático, desde o primeiro ataque de Anne tudo fica pesado. Mas não é em nenhum momento cansativo, principalmente se estiver acostumado ao cinema francês. A casa em que reside o casal de velhinhos é fria, mas isso só destaca o calor da relação entre os dois.

Anne é orgulhosa, mesmo parcialmente paralisada ela insiste em tentar manter sua rotina normal, mas sua condição não é das melhores, e não fica melhor com o tempo. Ela está morrendo, sabe disso, apesar de George se recusar a acreditar. 

George é extremamente protetor, quer que Anne seja muito bem tratada e quando percebe que as enfermeiras não a tratam da melhor maneira, ele decide retomar os cuidados a amada.

É triste ver a condição de Anne, ela não está feliz. George tenta manejar a situação da melhor maneira possível, tenta fazê-la se sentir melhor, mas isso é impossível. Ambos sabem que ela não vai se recuperar, Anne diz isso a ele, mas o sentimento é muito grande, George não quer deixa-la partir.

Com um trabalho de cenografia, iluminação e figurino incríveis, não é de se espantar a nomeação ao Oscar, o enredo é maravilhoso e o final é incrivelmente chocante, a maior prova de Amor que George poderia oferecer a Anne.

Também não é de se espantar a nomeação de Emmanuelle Riva para Melhor Atriz, aos 84 anos ela já é a mulher mais velha a ser indicada, e sua atuação é perfeita, a dor e o sofrimento transparecem em suas expressões. Excepcional, merece aplausos e reverências.

Um filme perfeito para refletir sobre a nossa própria velhice e sobre relacionamentos em geral. Afinal, talvez não valha a pena envelhecer com alguém que, num momento de desespero, não haja como George.

Atualizado em 27/10/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .