[História do Rock #6] Pearl Jam



Hoje vamos falar sobre uma das mais conhecidas bandas de grunge da história, que é atualmente a banda mais famosa que representa esse estilo. Hoje vamos falar de Pearl Jam.

Antes de formar a banda Pearl Jam, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament tocavam juntos na banda de Seattle, Green River, que na época foi uma das precursoras do movimento grunge que chegou a fazer certo sucesso na cidade de Seattle e arredores, mas em 1987 a banda foi dissolvida por conflitos de estilo entre os membros da banda (acredito que não foi por isso a separação, já que logo após a banda se dissolver todos os membros, agora em bandas diferentes, continuariam com bandas no estilo grunge, sendo que o vocalista e baterista formariam a banda Mudhoney).

Depois da separação da banda, Gossard e Ament decidiram juntos formarem uma outra banda e começaram a procurar por um novo vocalista, até acharem Andrew Wood, que na época era de uma outra banda menos conhecida de Seattle.

Os três decidiram então formar a banda Mother Love Bone, que depois de algumas apresentações bem sucedidas em Seattle conseguiram um contrato com a gravadora Mercury Records e gravaram seu primeiro EP intitulado “Shine” que chamou a atenção de “gente grande” na música, como o baixista Gene Simmons da banda Kiss.

A banda começa a gravação do seu primeiro álbum que mostrava uma excelente banda, mas infelizmente Andrew Wood acaba morrendo em 1990 por overdose de heroína e o primeiro e último álbum da banda Mother Love Bone é lançado quatro meses depois da morte do vocalista, intitulado “Apple”.

Fato interessante: A morte de Andrew acabou afetando de certa forma a maioria das bandas de grunge de Seattle que tinham muita amizade entre si, sendo que Chris Cornell do Soundgarden, disse que não foi com a morte de Kurt Cobain em 1994 que a inocência da nova geração do rock acabou, e sim com a morte de Andrew que era amigo de todos que conhecia, além de ser um músico sensacional.

A banda então se dissolve e Gossard começa a trabalhar em um material um pouco mais “pesado” do que antes, até encontrar com seu amigo guitarrista Mike McCready que acabou encorajando Gossard a chamar Ament para os três ensaiarem algumas músicas e começar a tocar juntos.

Os três então depois de muitos ensaios gravam uma fita demo e convidam Jack Irons (ex baterista do Red Hot Chili Peppers) para se juntar a eles. Jack que já estavam envolvido com outro projeto recusa a proposta mas envia a fita para um amigo seu na Califórnia que era vocalista. Esse seu amigo era simplesmente Eddie Vedder.

Fato interessante: Eddie gostou muito daquela fita e sempre ouvia ela antes de ir surfar e acabou criando letras de músicas para aquelas bases instrumentais. Depois de escrever as letras decidiu gravar uma nova fita, agora com as letras e os instrumentos juntos. As três músicas foram “Dollar Short” (que mais tarde se tornaria “Alive”), “Once” e “Footsteps” e mandou a fita de volta para a banda em Seattle.

Ament foi o primeiro a ouvir a fita gravada por Vedder e ficou bastante impressionado com o resultado e logo ligou para Gossard e McCready para eles também ouvirem o resultado. Na mesma época a banda chamou o baterista Dave Krusen para a banda e em 1990 Eddie Vedder foi convidado para vir a Seattle para um ensaio com a banda o que acabou fechando o grupo em definitivo como uma verdadeira banda.

A banda então precisa arrumar um nome e a primeira escolha da banda foi “Mookie Blaylock”, que na verdade era o “nome” de um jogador de basquete do New Jersey Nets. Obviamente por questões de direitos sobre o nome, a banda teve que escolher outro nome assim que começou a fazer um pouco mais de sucesso com suas músicas.

Fato interessante: Vamos a história de Eddie Vedder (que é muito boa por sinal) para explicar a origem do nome Pearl Jam. De acordo com o vocalista da banda, sua bisavó se chamava Pearl e era casada com um americano de origem indígena. A vovózinha costumava preparar uma geléia (que em inglês se chama jam) que tinha, vamos dizer assim, propriedades alucinógenas (vovózinha muito louca ae). Obviamente isso é mentira, mesmo que a bisavó de Vedder realmente se chame Pearl, ela não fazia isso (e se fazia esse não é o motivo pelo nome, mas é uma boa história). O nome surgiu com o baixista Ament que veio com o nome Pearl e depois de assistir uma apresentação da banda Sonic Youth com Crazy Horse e ver uma perfomance de improvisos de quase 15 minutos no show (esses improvisos são chamados de jamming) decidiu batizar a banda de Pearl Jam (vamos combinar que a história de Eddie Vedder é muito mais legal né).

Fato interessante: Pouco antes do Pearl Jam entrar em estúdio pela primeira vez um "super grupo" foi formado com a junção do Pearl Jam e Soundgarden para formar o Temple of the Dog. A super banda contava com todos os músicos das duas bandas e gravar apenas um álbum que foi uma forma de homenagear Andrew Woods. Destaque para a música "Hunger Strike" que ficou sensacional com o vocal dividido entre Chris Cornell e Eddie Vedder.

Graças a reputação obtida pelo Mother Love Bones e a crescente cena do rock em Seattle a banda logo
consegue um contrato com a gravadora Epic Records no início de 1991 e nesse ano já entram em estúdio para gravarem seu primeiro álbum e ainda em 1991 lançam seu primeiro álbum, intitulado “Ten”.

Fato interessante: A explicação ao nome “Ten”, que foi uma homenagem ao jogador de basquete Mookie Blaylock que usava a camisa 10 no Nets.

O álbum foi lançado em agosto de 1991 mas só atingiu sucesso de verdade no final de 1992, chegando ao segundo lugar da Billboard americana e conseguindo nada menos que 13 certificações de platina só nos EUA. O álbum trazia músicas que seriam os maiores sucessos da banda até hoje como “Alive”, “Black”, “Even Flow” e “Jeremy” que ganhou o prêmio de melhor video clip do ano pelo MTV Video Music Awards. Nessa mesma cerimônia a banda se apresentou com seu ídolo Neil Young tocando a inédita “Animal” e a não inédita “Rockin in the Free World”. O álbum de estreia é considerado o mais bem sucedido da banda até hoje.

Durante 1992 a banda começou uma série de shows, primeiro abrindo os shows de bandas como U2, Red Hot Chili Peppers e Neil Young, participaram do festival Lollapalooza e gravaram o seu álbum MTV Unplugged (pra quem não sabe é o mesmo que Acústico MTV aqui no Brasil).

A banda começava a desfrutar de um grande sucesso, principalmente com o público mais jovem, sendo uma das principais bandas de grunge junto com Nirvana e Soundgarden.

Fato interessante: Eddie Vedder começa a se destacar tanto nos vocais da banda que acaba sendo convidado para tocar junto com a banda The Doors no lugar de Jim Morrinson durante a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, se apresentando junto com a banda The Who no concerto em homenagem ao vocalista Roger Daltrey e aos 30 anos de carreira de Bob Dylan.

Com todo esse aumento da fama da banda os integrantes começam a se sentir incomodados com a extrema exposição na mídia e as pressões por serem uma banda cada vez maior e para serem cada vez melhores.

Em 1993 a banda volta ao estúdio para começar as gravações do próximo álbum, mas antes de lançarem qualquer música (exceto “Animal” que já tinha sido apresentada em 92) a banda já afirma que nenhum clip será produzido das músicas desse novo álbum já que o principal foco da banda era a música e não os vídeos que tiravam o prazer do ouvinte de ver as cenas da música em sua própria cabeça, imaginando como seria aquilo que a música está trazendo, algo que não é possível quando se tem o video clip.

Lançado ainda em 1993 o álbum “Vs” foi um estouro de vendas na primeira semana batendo todos os recordes de vendas até então, vendendo nada menos que 950.378 cópias apenas na primeira semana de seu lançamento. Esse número superava todos os outros álbuns combinados da Billboard 10 da época. Esse recorde se manteve até 1998 como o álbum de maior vendagens na primeira semana, sendo batido pelo álbum de Garth Brooks “Double Lives”.

O álbum trazia músicas como “Go”, “Daughter” e “Animal” que também se tornariam grandes sucessos da banda rapidamente.

Mesmo com todo esse sucesso a banda aparecia cada vez menos na mídia e isso apenas parecia aumentar ainda mais os fãs da banda, que também lutava contra a empresa Ticketmaster (responsável pela distribuição de ingressos nos EUA) que de acordo com a banda cobrava preços muito altos pelos shows, o que era abusivo e isso levou a banda a cancelar o final de sua turnê de promoção do álbum “Vs” como forma de protesto. Além disso a banda ainda entrou com uma ação na justiça contra a Ticketmaster para que esta baixasse seus preços (eles podiam ajudar aqui no Brasil também né, porque qualquer show de artista internacional no país é simplesmente um assalto).

A ação na justiça acabou sendo arquivada e como forma de protesto a banda simplesmente se recusava a tocar em qualquer lugar que tivesse parceria com a Ticketmaster, boicotando assim a empresa e aumentando cada vez mais o número de fãs (abaixo ao monopólio ditatorial!).
A banda ainda em 1994 gravou e lançou seu terceiro álbum que foi mais um sucesso de vendas. O
álbum “Vitalogy” continha sucessos como “Better Man” (escrita por Vedder ainda antes de entrar no Pearl Jam) e “Corduroy”.

O álbum foi lançado primeiramente em vinil e apenas duas semanas depois em CD e cassete, conseguindo o segundo álbum de vendagem mais rápida na primeira semana de lançamento com mais de 800 mil cópias vendidas na primeira semana, sendo que o CD atingiu o primeiro lugar de vendagens novamente na Billboard e por incrível que pareça o vinil ficou em 55º lugar (lembrando que já estávamos em 1994, ou seja, o vinil estava praticamente extinto já e o CD dominava as vendas).

Mas com o sucesso sempre surgem desentendimentos e não foi diferente com a banda que durante as gravações do novo álbum teve diversas brigas entre seus membros, resultando na expulsão do baterista Dave Abbruzzese por “diferenças políticas” (esse xarope não queria boicotar a Ticketmaster e em nenhum momento deu apoio a decisão da banda).

Para o lugar de Abbruzzese foi chamado Jack Irons (aquele lá do começo da história que mandou a fita das músicas para Eddie Vedder e já foi baterista no Red Hot).

Em 1995 a banda participou do álbum “Mirror Ball” de Neil Young e fez alguns shows com o mesmo que durante uma apresentação em que Eddie Vedder passou mal (por intoxicação alimentar, nada de drogas hein crianças) assumiu o vocal da banda para terminar o show.

Em 1996 o quarto álbum da banda é lançado. “No Code” estreou em primeiro lugar na Billboard mas acabou não agradando tanto aos fãs dessa vez e logo desceu várias posições nas paradas. O álbum trazia singles como “Hail Hail”, “Who Are You” e “Off He Goes” tendo uma sonoridade bastante diferente da sonoridade do primeiro álbum da banda, sendo algo mais diversificado em relação a todos os álbuns anteriores da banda.

A banda que ainda se recusava a tocar em lugares com parcerias com a Ticketmaster acabou fazendo uma turnê de divulgação muito, muito curta já que era muito difícil encontrar um lugar para tocar que não possuía relação com a empresa.

Em novembro de 1997 a banda abriu quatro shows para os Rolling Stones a pedido de Keith Richards (que é fã assumido do som do Pearl Jam), sendo que em uma dessas apresentações Eddie subiu ao palco para cantar junto com Mick Jagger a música “Waiting on a Friend”.

No começo de 1998 a banda lança seu quinto álbum de estúdio que finalmente trouxe uma música com um video clip de volta depois de seis anos. Intitulado “Yield” o álbum estreou em segundo lugar na Billboard e trazia músicas como “Give to Fly”, “Wishlist” e “Do the Evolution” que tinha um clip em desenho animado feito pelo desenhista de HQ's Todd McFarlane, criador do personagem Spawn.

Em 1998 mais uma vez a banda troca de bateristas. Jack Irons deixa a banda insatisfeito com as turnês da banda que ainda brigava com a Ticketmaster (essa situação não duraria muito tempo mais), vindo para seu lugar o ex-baterista da banda Soundgarden, Matt Cameron.

Nesse mesmo ano a banda finalmente desiste de sua briga com a Ticketmaster, a pedido principalmente dos fãs que reclamavam da falta de shows da banda e de lugares muito afastados onde aconteciam seus shows, então a banda anuncia que volta a fazer shows com a Ticketmaster distribuindo seus ingressos para maior conforto dos fãs.

Fato interessante: Acho que talvez muitos não saibam que a música mais famosa da banda (pelo menos acredito que essa é a música mais famosa da banda, e veja que eu disse a mais famosa e não a melhor hein) “Last Kiss” não é realmente da banda ou mesmo que não foi nem ao menos lançada com alguma expectativa de sucesso ou algo parecido. A música na verdade foi composta em 1964 e gravada por “J Frank Wilson and the Cavaliers” (ouçam essa bagaça original e vejam que a versão do Pearl Jam é realmente muito melhor). Eddie Vedder encontrou em uma loja em Seattle o disco que continha essa música. A banda então começou a usar essa música como passagem de som antes dos shows em 1998 e durante uma dessas passagens de som a banda decidiu gravar a música e distribuí-la como presente de natal para o fã clube da banda (Ten Club). Acabou que em 1999 algumas rádios “descobriram” essa versão e começaram a correr atrás dessa gravação para tocar nas rádios levando o single “Last Kiss” ao topo das paradas de singles da Billboard do ano. A música acabou sendo incluída na coletânea lançada pela banda naquele ano em favor das vítimas da Guerra do Kosovo “No Boundaries – A Benefit for the Kosovar Refugees”.

Depois de pequenas férias a banda volta ao estúdio para gravar seu quinto álbum. “Binaural” que tinha letras mais sombrias e singles como “Nothing as It Seems” e “Light Years”. Este foi o primeiro álbum da banda que não alcançou certificado de platina nos EUA.

Durante a turnê europeia de divulgação do álbum houve um acidente bastante trágico e que acabou abalando a banda. Durante o festival Roskilde na Dinamarca nove pessoas acabaram morrendo pressionadas contra a frente do palco (WTF?). Depois desse acidente a banda decidiu cancelar o resto de sua turnê na Europa em respeito às vítimas (foram cancelados dois shows).

Fato interessante: Ainda em outubro de 2000 a banda quebra mais um recorde, primeiro ao lançar 25 álbuns duplos e ao emplacarem 5 desses álbuns na Billboard 200 (feito que nenhuma banda havia conseguido até então. Ai não vale também né, 25 álbuns é apelação nível master). Esses 25 álbuns eram gravações dos shows de sua turnê daquele ano, já que os fãs sempre levavam câmeras para gravarem o show como recordação (o que a banda permitia de boa vontade) a banda decidiu gravar esses shows para oferecer uma maior qualidade as gravações. Inicialmente essas gravações iriam ser disponibilizadas apenas para o fã clube oficial da banda mas o contrato não permitia isso e esse álbuns acabaram sendo lançados no mercado e deu no que deu. No ano seguinte (2001) a banda lançou mais 23 CD's duplos ao vivo sendo a primeira metade da turnê americana do ano anterior colocando mais sete álbuns na Billboard 200. No mês seguinte foi lançada a segunda metade da turnê americana dividida em 23 álbuns duplos e mais 1 triplo (relativo ao show de encerramento da turnê em Seattle que é considerado como um dos melhores shows da banda). A soma total então da banda chegou a 72 álbuns em menos de um ano e 14 na Billboard 200, somando mais de 1,5 milhão de cópias vendidas (apenas uma expressão define o que me vem na cabeça quando vejo 72 álbuns em um ano mas não posso escrevê-la aqui porque se não eu não escrevo mais nada nunca mais kkk).

Em 2002 depois de um longo período sem lançar nada (kkkk brincadeira) a banda volta a estúdio para gravar seu sétimo álbum de estúdio e o último pela Epic Records (sua primeira gravadora e única até então). O álbum “Riot Act” trazia os singles “I Am Mine” e “Save You” e um som mais experimental.

Sua primeira gravação sem envolvimento com a gravadora foi a música “Man of the Hour” composta para o filme Big Fish a pedido do diretor Tim Burton.

Em 2003 uma coletânea de B-sides raros da banda e uma apresentação no Madison Square Garden foi lançada na coletânea “Lost Dogs” pela Epic Records e o outro álbum ao vivo “Live at Benaroya Hall” foi lançada pela BMG em um acordo de apenas um álbum.

Em 2004 a banda autorizou pela primeira vez o uso de uma música sua para a televisão. Um trecho da música “Yellow Ledbetter” foi tocada no episódio final da série televisiva Friends (eu vi \o/).

Ainda em 2004 a coletânea “Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003” foi lançada pela Epic Records sendo o último álbum pela gravadora.

A banda então começa uma série de apresentações até 2006 quando assina um contrato com uma nova gravadora e lança seu oitavo álbum “Pearl Jam” (não podia faltar um álbum com o nome da própria banda né). O álbum trazia a banda a sonoridade antiga, sendo que McCready comparou a sonoridade do álbum com o “Vs”. A música “World Wide Suicide” atingiu o topo da Billboard Modern Rock, sendo o primeiro single da banda a atingir o topo de alguma parada desde 1999 com “Last Kiss”.

A banda volta a estrada e sai em grandes turnês pelos Estados Unidos, Europa e América Latina (pela primeira vez). E depois de anos sem tocar em um festival volta a se apresentar em alguns festivais como o Lollapalooza e os festivais de Reeding e Leeds.

Em 2009 a banda começa a remasterizar e re-lançar primeiramente o álbum “Ten” e depois “Vs” e “Vitalogy” (esses dois últimos demoraram um pouco mais para saírem).

Ainda em 2009 a banda lança seu álbum “Backspacer” que trazia um som mais leve, mais influenciado pelo Pop e New Wave.

Em 2011 o álbum e o documentário intitulados “Pearl Jam Twenty” é lançado para comemorar os vinte anos de carreira da banda com músicas ao vivo e outras gravadas em estúdio.

Em outubro de 2013 a banda lançou seu novo álbum, "Lightning Bolt" que estreou muito bem nas paradas, além de sua música "Sirens" já estar no top 10 do iTunes em diversos países. O álbum vem com a velha e conhecida qualidade Pearl Jam que sempre lança ótimos trabalhos.

E é isso. Essa é a história de uma banda de garotos que saiu de Seattle, a terra onde astros da música não surgiam, e marcou história no mundo da música e principalmente no mundo do rock.

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .