[Livro] O Iluminado, Stephen King


Nunca acreditei muito que pudesse existir realmente um livro de terror que colocasse medo em alguém e o fizesse tomar sustos como em um filme. Bom eu estava errado.

O livro é bastante antigo sim e traz o que acredito ser o pior tipo de terror, aquele que faz você ficar em suspense o tempo todo, torcendo pelo personagem e prendendo a respiração só esperando o que vai acontecer a seguir.

Obviamente é um livro e não se deve esperar grandes sustos como assistir um filme com monstros, demônio ou fantasmas (apesar que dependendo da parte da leitura um barulho estranho na cozinha pode causar um susto legal) e o melhor é que é um livro de leitura de fácil compreensão e a história se desenvolve facilmente (a não ser nas primeiras 60 ou 70 páginas onde todos os personagens são apresentados e etc, mas todos os livros são assim então não há o que fazer).

O tempo todo você torce para que tudo dê certo, para que todos possam sair dali, para que talvez tudo não passe da imaginação dos personagens, para que Jack salve sua família e não caia na "hipnose" do hotel, para que Danny consiga de alguma forma usar sua "luz" para destruir o hotel, sem contar o fato de você querer descobrir o significado do "REDRUM" (para os brasileiros é mais difícil mas eu consegui sacar antes de ser "revelado" no livro).

Acredito que o personagem menos carismático do livro acabou sendo a mãe (Wendy) que acaba tendo uma personalidade bastante confusa, tendo em alguns pontos do livro amor pelo marido, em outros parece odiá-lo e acaba sendo bastante "chata" por assim dizer.

Além disso o livro é responsável por pelo menos duas partes que acabaram sendo imortalizadas no filme lançado dez anos depois, [spoiler alert] tendo Jack com a cara e um sorriso psicótico em uma abertura feita por ele na porta onde Wendy tentava se proteger e Danny encontrando dois fantasmas no corredor com seu triciclo, sendo cenas clássicas dos filmes de terror de todos os tempos, mas que acredito acabam assustando ainda mais quando você as lê no silêncio da noite e imagina o terror dos personagens.

Acredito que esse livro seja sem dúvida uma obra prima de Stephen King e uma leitura que não pode faltar para os apaixonados por terror.



Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .