[História do Rock #34] Ozzy Osbourne


Voltei gente bonita e roqueira. Mais uma semana de aprendizado sobre a História do Rock (matéria muito importante para qualquer um). E continuando no espírito do Halloween que tomou conta do blog, hoje vou escrever sobre uma das maiores lendas que já pisou nos palcos e nos traz boa música a décadas. Hoje vocês vão ler sobre o famoso Príncipe das Trevas (não, não é o Diabo, mas é quase), o sensacional titio Ozzy Osbourne.

Tudo começou no dia 3 de dezembro de 1948 no distrito de Aston, Inglaterra, quando nasceu o jovem John Michael Osbourne. John cresceu em uma família pobre (como a maioria das famílias que moravam naquela região da Inglaterra na época) e como muitos jovens fazia parte de uma gangue na adolescência, que além de se confrontar com outras gangues rivais, também intimidava muitos dos comerciantes locais. Desde muito novo Ozzy já preocupava sua família também pelo seu desempenho escolar. Não que ele fosse burro ou algo assim, mas ele simplesmente não mostrava interesse algum nas atividades escolares, além de causar muita dor de cabeça para diversos professores.

O interesse musical de Ozzy foi despertado mais ou menos no ano de 1963, quando o jovem John, então com seus quase 15 anos, ouviu pela primeira vez o som de uma banda de rock chamada The Beatles. Ozzy disse que ouviu o som em uma loja de discos que ele ia e ao ouvir aquela música foi correndo para casa falar que queria ser como aqueles caras. Obviamente a família não o levou a sério, já que eles não tinham nem ao menos dinheiro para comprar o disco para o filho ouvi-lo em casa, como ele iria se tornar um músico famoso? (Milagres acontecem graças ao Deus Metal).

Fato interessante: Muitos se perguntam, de onde saiu o nome Ozzy. Muitos conhecem a história de que esse apelido foi dado a John em um reformatório, mas de acordo com ele, foi na época de escola, quando um de seus colegas disse que mais fácil chamá-lo de Ozzy (uma "quase" abreviação de Osbourne).

Foi também mais ou menos nesta época que a curiosidade de Ozzy começou a surgir por assuntos como ocultismo, magia negra, etc, etc. De acordo com ele o único interesse na escola era nos intervalos quando um de seus professores contava histórias de terror de Edgar Allan Poe, por exemplo, e histórias sobre bruxas, ocultismos, culturas nórdicas e etc (cade esses professores na minha vida?).

Ainda com seus 15 anos abandona a escola e seus pais tentam arranjar-lhe um emprego de aprendiz de bombeiro, que Ozzy também abandona por não se importar com as normas de seguranças (Ozzy fanfarrão desde sempre).

Ozzy passa por diversos empregos, mas sempre acaba pedindo demissão depois de pouco tempo por
ficar entediado do serviço repetitivo. Mais ou menos no ano de 1966 Ozzy reencontra alguns colegas da época de escola e de gangue e eles decidem passar a trabalhar em algo mais lucrativo. A nova gangue de Ozzy começa a fazer pequenos assaltos como mais uma das famosas gangues pé de chinelo da época, roubando algumas roupas de valor de lojas, algum dinheiro e algumas "bugigangas". O tempo se passa com eles exercendo essa atividade pouco recomendável, até que em um desses assaltos a polícia pega a gangue assaltando uma loja de roupas em uma madrugada. Ozzy acaba indo para a prisão, pegando 6 semanas (por ser réu primário e confesso).

Fato interessante: Na prisão Ozzy se enturma com outros detentos e um destes lhe apresenta a tatuagem. Foi nessa época que Ozzy escreveu "O-Z-Z-Y" nos seus dedos da mão, além de um "thank you" na palma da mão e dois smiles (carinhas sorridentes =]) em seus joelhos para que quando ele acordasse visse alguém sorrindo logo pela manhã (Ozzy é phoda huahauahauh). 

Pouco depois de sair da prisão Ozzy já não alimentava mais nenhuma esperança de levar uma vida normal ainda, e acabou sendo incentivado por um colega para entrar em uma banda que estavam montando chamada Approach. Ozzy acabou rindo da proposta, já que ele não sabia tocar nada e nem ao menos cantar, mas depois acabou indo para os ensaios. Então surgiu o problema, a banda não tinha um microfone e uma caixa de som para Ozzy e muito menos o jovem recém saído da prisão tinha o equipamento. Ozzy então decidiu pedir para seu pai um microfone e uma caixa. O papai Ozzy acabou rindo do filho achando que era brincadeira, já que a família mal tinha dinheiro para comer naqueles dias. Mas ao ver que o filho falava sério teve uma iluminação do Deus Metal e acabou pensando que talvez aquilo pudesse ser a saída para o filho que não se encaixava em mais nada e prometeu ver o que conseguiria.

Ozzy então conseguiu seu primeiro equipamento de som e se junto ao Approach, que tocava uma espécie de Blues e R&B que não combinava em nada com a voz característica de Ozzy, que ainda aprendia a cantar. Apenas um show foi feito com a banda, em uma escola na cidade.

Depois Ozzy deixa a banda e acaba conhecendo um guitarrista muito bom chamado Geezer Butler (isso o futuro baixista do Black Sabbath, era guitarrista antes de fundar a banda). Ele convida o jovem Ozzy a entrar como vocalista para sua banda Music Machine que tinha acabado de demitir seu antigo vocalista. A banda dura pouco tempo e os dois logo montam outra banda que  também dura apenas alguns poucos meses.

O jovem Ozzy então decide tomar uma atitude diferente e vai até o jorna local e pública um anúncio de vocalista procurando uma banda. Um outro jovem na cidade, chamado Tommy Iommi reconhece o nome Ozzy Osbourne de alguns anos antes, já que os dois eram de gangues rivais e decide ir conferir ver se é o mesmo cara. Era ele mesmo, Tommy e Ozzy, antigos rivais agora se juntam para formar uma banda ao lado de Geezer Butler (trazido por Ozzy) e Bill Ward (trazido por Tommy). Além disso a banda ainda contava com Clark (alguma coisa) que tocava saxofone e Jimmy Philips no baixo (lembre-se que Geezer era guitarrista). Ozzy odiava que o som do Sabbath muitas vezes pendesse para o lado do jazz, já que ele queria fazer algo mais pesado e com o tempo foi conseguindo tirar essa característica da banda que viria a se tornar a pioneira do heavy metal (rock pauleira).

Com o tempo aquela banda foi aumentando sua fama, passando pelos nomes, Polka Tulk, Earth e finalmente se tornando o Black Sabbath.

Ozzy foi o principal responsável pelas mudanças na banda sem dúvida, mostrando para a banda que eles tinham que chamar a atenção de algum jeito, já que quando eles tocavam as pessoas nos bares apenas bebiam e ficavam conversando sem prestar atenção neles. Até que Ozzy convenceu o resto da banda a ligar seus equipamentos sempre no último volume (Ta de brincadeira cara? Vai conversar no show de Ozzy e cia.? Jamais!). Essa atitude rendeu muita fama para a banda (não necessariamente boa) e fez com que eles fossem expulsos de muitos bares pela altura do "barulho".

Fato interessante: A fama da banda (ainda Earth) ficou tão grande na época que eles acabaram sendo
contratados para tocar em um evento de gala (as pessoas que os contrataram conheciam o nome da banda que fazia sucesso, mas não conhecia o estilo da banda). Os quatro chegaram a receber ternos e cartolas brancas de gala para a apresentação. Quando o quarteto subiu ao palco e começou a tocar, todos ficaram apavorados com aquele som pauleira. Só para constar a festa de gala era para lordes comerciantes ingleses (imaginem essas pessoas ouvindo o metal daquela banda por 50 minutos huahauhuha).

Agora vou pular a época de Ozzy fazendo sucesso no Black Sabbath, porque eu já escrevi sobre a banda em outro post (se quiser conferir é só clicar no nome da banda).

Depois de 9 anos de sucesso no Sabbath, Ozzy acabou sendo demitido da banda por abuso de drogas e álcool. Titio Ozzy então passou um tempo se desentoxicando, e ainda em 1979 decidiu começar sua carreira solo, chamando para tocar com ele o guitarrista Randy Rhoads (criador de riffs extremamente marcantes na carreira de Ozzy), o baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake. O primeiro trabalho dessa nova banda foi lançado em 1980 com o nome "Blizzard of Ozz", que trouxe as famosas "Crazy Train" e "Mr. Crowley", além da polêmica "Suicide Solution". O álbum foi um verdadeiro sucesso e está incluído na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

Logo no ano seguinte Ozzy lançou "Diary of a Madman", que teve como o maior destaque a música que da nome ao álbum, sendo este o último álbum de Ozzy com Rhoads na guitarra, que morreu no ano seguinte.

A turnê que se seguiu ao álbum, acabou tendo que ser cancelada depois de três shows quando Ozzy sofreu um colapso nervoso, devido a exaustão. Ozzy voltou para casa e descansou até se recuperar para voltar a turnê.

Fato interessante: Ozzy gostava muito de fazer performances no palco e uma de suas conhecidas era
arrancar a cabeça de animais de plastico em cima do palco com os dentes. Até ai tudo bem, mas acontece que em um dos shows um fã jogou um morcego de verdade no palco (provavelmente morto) e Ozzy, achando que aquele era um animal de plástico, arrancou a cabeça do animal com os dentes. Resumindo a história, Ozzy teve que tomar diversas vacinas anti-rábicas, que acabaram lhe causando uma espécie de alergia que quase o levou a morte, tendo inclusive sido declarado morto pela imprensa.

A morte de Randy veio em um acidente de avião, no dia 19 de março de 1982. Acredita-se que o piloto
do avião, recém divorciado, havia visto sua ex mulher entrar no ônibus próximo ao hangar onde o avião ficaria, o que teria causado a colisão da asa do avião com o ônibus, que fez com que o avião perde-se o controle, batesse em uma casa próxima e explodisse. Ozzy ainda conseguiu salvar um homem de dentro da casa em chamas, mas infelizmente ninguém dentro do avião sobreviveu.

Em respeito a morte de seu amigo, Ozzy decidiu não lançar um álbum com músicas originais, gravando o "Speak of the Devil", apenas com covers da época de Black Sabbath.

O substituto de Randy na banda de Ozzy foi o guitarrista Jake E. Lee, gravando o primeiro trabalho da banda em 1983 no álbum "Bark at the Moon". Apesar das boas críticas e boas músicas que o álbum trazia, muitos dos fãs sentiam falta da genialidade de Randy, com seus riffs e solos marcantes.

Em 1984 veio mais um pouco de má fama para Ozzy e obviamente publicidade gratuita. Um garoto de 19 anos se suicidou e de acordo com quem encontrou o corpo do garoto, ele estava ouvindo a música "Suicide Solution", do álbum "Blizzard of Ozz". A família do garoto entrou com um processo contra Ozzy por incentivar com mensagens subliminares e de maneira muito incrivelmente ridícula o filho a se matar. O caso foi arquivado depois de um ano pela justiça da Califórnia.

Momento Desabafo: (Atenção esse parágrafo pode conter fortes expressões e sentimentos reprimidos durante algum tempo. Não recomendado para quem possui um lado mais sensível, então pule o parágrafo). Esses pais de fezes que não cuidam direito de seus filhos, não educam ou dão atenção suficiente sempre culpam artistas como titio Ozzy por exemplo, por mudar seus filhos e incentivarem eles a mudar. Primeiro ninguém pode ser tão sugestionável e estúpido para simplesmente se matar sem nenhum outro motivo, apenas por ouvir a música. Segundo, quer ficar rico com a desgraça da família, vá em programas de televisão, mas não mete essa de querer processar, porque juiz nenhum é tão estúpido para dar a causa para uma família afetada como essa. E por último, tudo que uma pessoa pode aprender e absorver de uma música é porque faltou em sua educação na família, então a culpa é de quem?

Em 1986 Ozzy lançou o álbum "The Ultimate Sin", que tinha a música "Shot in the Dark", mas que não foi muito bem aceito pela crítica, e até mesmo Ozzy falou que o trabalho não tinha ficado muito bom.

Em 1987 Ozzy decidiu fazer uma homenagem a Randy Rhoads, lançando o álbum "Tribute to Randy Rhoads", que era um show gravado em 1981 com músicas da carreira de Ozzy e covers do Black Sabbath.

O novo álbum de Ozzy foi lançado em 1988 e contou com a estréia de Zakk Wylde na guitarra junto com Ozzy. O álbum "No Rest for the Wicked" obteve uma crítica melhor que os álbuns anteriores da banda, com destaque para "Crazy Babies" e "Breaking All the Rules".

Em 1989 saiu a compilação "Best of Ozz" com as melhores músicas da carreira solo de Ozzy e em 1990 Ozzy junto com seu antigo companheiro de Sabbath, Geezer Butler, para o lançamento de "Just Say Ozzy", gravado ao vivo com músicas de Black Sabbath e do último álbum de Ozzy.

Naquele ano e em 1991 Ozzy estava em luta contra seu vício em álcool, o que pode ser percebido no
lançamento do álbum "No More Tears", que misturava o peso do metal e algumas baladas como "Mama I'm Coming Home" composta em parceria com Lemmy Killmister do Motorhead.

Ozzy então decidiu que era hora de se aposentar dos palcos, fazendo sua turnê de despedida "No More Tours". De acordo com o Príncipe das Trevas, ele já estava cansado para aquilo e queria passar mais tempo com sua família. Um dos últimos shows dessa turnê teve a participação de todos os membros originais do Black Sabbath, tocando "Iron Man", "Paranoid", "Black Sabbath" e "Fairies Wear Boots".

Ozzy não conseguiu ficar muito tempo parado, voltando a ativa em 1995 com o álbum "Ozzmosis", com o principal destaque para "My Little Man", composta em parceria com o guitarrista Steve Vai. A turnê (batizada carinhosamente de "Retirement Sucks" - Aposentadoria é um Saco), trocou o guitarrista Zakk Wylde por Joe Holmes, além da saída de Geezer Butler por problemas familiares e a entrada de Robert Trujillo (futuro baxista do Metallica).

No final de 1996 Ozzy também promoveu seu primeiro famoso festival, a Ozzfest, que contou com Slayer, Sepultura, Biohazard, e muitos outros.

Em 1997 teve mais uma coletânea do titio Ozzy, "The Ozzman Cometh: Greatest Hits", além do "Reunion" lançado em 1998 com a reunião do Black Sabbath em um ótimo show.

Começa então os rumores de uma reunião do Sabbath para gravar um álbum com Ozzy em estúdio, o primeiro desde 1978, mas acabou "melando" por causa das gravadoras diferentes. Ozzy então lançou o "Down to Earth" em 2001 que teve a volta de Zakk para a banda.

Em 2002 a MTV americana começou a apresentar o reality show "The Osbournes", que mostrava o dia a dia da família de titio Ozzy Osbourne em sua intimidade. E no mesmo ano Ozzy recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood.

Ozzy iria excursionar até 2005, quando ele voltou para estúdio para gravar o álbum "Under Cove", um álbum onde tio Ozzy gravou apenas covers de outros artistas (e pode-se perceber a admiração que ele tinha por Beatles e principalmente John Lennon).

"Black Rain" foi lançado em 2007, sendo o décimo álbum de estúdio da carreira solo de Ozzy Osbourne, com destaque para "I Don't Wanna Stop" que foi o single de Ozzy a atingir o topo da Billboard.

Em 2008 o bom velhinho do metal receber a homenagem em sua terra natal de "Lenda Viva do Rock n' Roll".

Em 2010 foi lançado o "Scream" que trazia "Let Me Hear You Scream" (que tem um clip muito bom
huahuahauh) e "Let it Die".

Em 2011 foi finalmente anunciada a volta do Black Sabbath com sua formação original (o que acabou não se concretizando porque Bill Ward não voltou com a banda por outras tretas), mas que produziu o álbum "13" que foi um verdadeiro sucesso, além de ser o primeiro álbum do Black Sabbath (com ou sem Ozzy) a ficar na 1ª posição da Billboard 200, sendo recorde de vendas no mundo todo.

Atualmente Ozzy está com o Sabbath e já falou que outros álbuns com a banda é uma possibilidade real.

E por aqui termina a história de Ozzy Osbourne, um pobre garoto inglês, membro de gangue e preso por assalto, que cresceu sem expectativa de algo melhor e que hoje é considerado uma lenda viva, simplesmente o pai do heavy metal, um dos mais importantes e carismáticos artistas de toda a história e o terceiro roqueiro vivo que mais fatura (atrás de Paul McCartney e os Rolling Stones). Nunca diga que alguém é uma causa perdida, afinal o jovem John Michael Osbourne era um pequeno delinquente juvenil e hoje é sem dúvida a inspiração para milhões ao redor do mundo. Termino esse post então falando: OZZY É O CARA!
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .