[Filme] Código de Honra (2011)



Código de honra é um daqueles filmes onde os diretores exageram um pouco na dose de drama para tentar prender o telespectador e acabam apenas conseguindo o efeito “odeio esse filme mas quero ver o final”. Mas não vamos exigir muito, afinal é o primeiro trabalho de direção dos irmãos Adam Kassen e Mark Kassen. 

O filme conta a história de Vicky (Vinessa Shaw), uma enfermeira que contraiu HIV quando a agulha que usava para injetar medicamento num paciente quebra e a atinge. Vicky, muito doente, é afastada do hospital e passa a viver com o pouco dinheiro que recebe de aposentadoria. 

Vicky é amiga de Jeffrey Danfort (Marshall Bell), que desenvolveu uma seringa com ponta segura que poderia evitar acidentes como o dela, mas Jeffrey não consegue fazer com que os hospitais troquem as seringas comuns pelas mais seguras que ele havia criado, descobre então que há uma verdadeira Máfia governando as compras de produtos hospitalares. 

Vicky contata, então, os advogados Paul Danziger (Mark Kassen) e Mike Weiss (Chris Evans), que possuem um escritório de advocacia pequeno e caindo aos pedaços, não para conseguir uma indenização, mas para que eles tentassem implementar o uso das seringas seguras nos hospitais e evitar que outras pessoas tivessem a vida arruinada, como a dela.

Jeffrey inicia um processo judicial contra as empresas de materiais hospitalares, o processo é grande e exige muito dinheiro, coisa que Paul e Mike não dispõem. Paul queria recusar defender a causa pois estava preocupado com sua situação financeira, já que possuía uma esposa e um filho a caminho para sustentar. 

Mike, viciado em cocaína, se anima com a possibilidade de mudar a vida de milhares de pessoas e fazer seu escritório prosperar, tenta vencer seu vício a todo custo para conseguir fazê-lo. Após o drama comum de viciado que quer parar mas não consegue Mike morre, de uma hora pra outra, de overdose (num clima de “será que foi overdose mesmo?”), e quando pensamos que tudo estava acabado e que nada mais poderia salvar as enfermeiras das seringas perigosas, Paul consegue a ajuda de um grande Escritório (negada categoricamente por Mike, quando vivo) e continua a batalha judicial. 

Em suma, Código de Honra é um filme com uma proposta muito bonita, a história é verídica, Mike possui uma vontade enorme de vencer a causa, não pelo dinheiro, mas para salvar vidas, essa vontade é transmitida fielmente por Chris Evans, conseguimos também sofrer com a situação de Vicky, que também morre, e entender a hesitação inicial de Paul. 

Não há dúvidas que o foco do filme acaba sendo o vício de Mike e não o problema das seringas, apesar dessa ser claramente a intenção dos diretores, fica a sensação de que há algo errado. Mike foi uma ótima pessoa e sofreu, mas teria ele sofrido mais que as milhares de enfermeiras lesionadas pelas seringas? Afinal, ele usava as seringas seguras para se drogar. Ainda me pergunto: “Mike morreu mesmo de overdose?”, mas tenho a sensação que minha pergunta deveria ser “E a história das seringas? Porque muitos hospitais ainda usam as não-seguras?”

Atualizado em 27/10/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .