[Filme] Cinco Centímetros por Segundo (2007)


Não sou muito fissurado em Animes, mas adoro o gênero e gostaria muito de assisti-los cada vez mais. O filme em questão se chama Cinco Centímetros por Segundo, e é adoravelmente bem feito.

Não gosto muito de filmes divido em "Capítulos", acho uma frescura muito grande, mas em Cindo Centímetros por Segundo esta divisão faz uma diferença tremenda e é sim importante para a história.

No primeiro capítulo, "A história da flor de cerejeira" somos apresentados a duas personagens, Tono Takaki e Shinohara Akari, sua história de amor é antiga e começa quando os dois, ainda pequenos, passam a estudar juntos. A relação entre os dois se desenvolve aos poucos e, como não eram muito populares na escola, cresce e fica mais forte a cada dia. Isso continua até que, por diversos motivos, os dois tem que se separar.


Mesmo crescendo longe um do outro eles mantém contato por cartas durante anos, certo dia Tono resolve encontrar Akari, e após uma viagem longa e cheia de imprevistos os dois conseguem se rever.

O segundo capítulo, "Cosmonauta", apresenta uma surpresa, desta vez somos convidados a acompanhar a história por um outro ângulo,  o ângulo de uma garota chamada Sumida Kanae. Sumida é uma garota um pouco indecisa em relação ao seu futuro profissional e acadêmico, mas nada disso importa quando ela está perto de Tono, terminantemente apaixonada pelo garoto ela se pergunta com quem é que ele se corresponde e porquê, apesar de extremamente gentil, ele parece sempre estar distante.

Certo dia, após conseguir fazer algo que esperava a muito tempo, ela resolve se declarar para Tono, mas tudo dá errado e enquanto volta pra casa percebe algo que está estampado nas atitudes de Tono e que nunca havia percebido antes.

Já no terceiro capítulo o foco volta para a história de amor entre Tono e Akari, chamado "5 Centímetros por Segundo", o capítulo mostra os dois já adultos. Akari está pronta para uma viagem que mudará sua vida e Tono decide largar seu emprego e retornar para onde conheceu a moça, o ápice da história acontece bem no fim e é extremamente emocionante.


Com cenários perfeitamente desenhados e efeitos gráficos muito parecidos com a realidade, Cinco Centímetros é um balde de beleza em forma de desenho. Variando entre praia, cidade e campo cada lugar e cada paisagem nos conecta as personagens de uma maneira única e diferenciada.

O enredo é um prato cheio para quem gosta de um romance diferente, daquele tipo que não é manjado e que consegue, apesar de tudo,  te surpreender no final. O sentimento após assisti-lo pode deixar muitos com um nó na garganta, mas o filme mostra como ninguém que nem sempre as coisas que parecem "feitas para acontecer" realmente acontecem e que uma oportunidade deve ser aproveitada sempre da melhor maneira possível.

Vale a pena assistir? Claro, assim como vale a pena respirar. 
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .