[Filme] O Segredo da Cabana (2012)


Já imaginou um filme de terror que consegue ser engraçado simplesmente porque é mais comédia que terror? Pois é, O Segredo da Cabana é exatamente esse filme. Ele junta os clichês de todos os filmes de terror e faz uma farofada só de crítica a falta de imaginação dos cineastas.

Tudo começa com cinco amigos, claro, sempre são cinco. Uma menina que gosta de explorar sua sexualidade (viu o que eu fiz aí?), uma virgem, um esportista, um machão e um drogado. Os cinco vão para uma cabana em busca de diversão, na cabana eles encontram um porão cheio de coisas estranhas e basicamente uma daquelas coisas irá definir como eles irão morrer, se é pelas mãos de fantasmas, de lobisomens, de uma seita ou um clã maligno, ou por zumbis.

Até aí tudo normal, apenas um filme de terror comum. Doce ilusão, tudo é controlado por uma verdadeira corporação, isso mesmo, uma indústria que vive em função de criar "filmes" de terror e, consequentemente, de matar pessoas. O trabalho não é muito simples, e exige um aparato tecnológico grande que inclui zilhões de câmeras e dispositivos que dissipam diversos tipos de drogas, hormônios e feromônios no ar para tentar sugestionar a atitude de quem quer que seja o infeliz que tenha sido escolhido para morrer.

Só que todo este aparato tecnológico não é páreo para uma coisa incrível e tão antiga quanto a corporação em si, maconha, isso mesmo, a ervinha do demônio imuniza um dos participantes contra as drogas utilizadas para sugestioná-lo e, aparentemente, faze ele ser o único a entender o que realmente está acontecendo, eles são meros fantoches no meio de algo muito maior.

O filme tem uma história tão inovadora que fica difícil não elogiar o brilhantismo dos caras que inventaram a história toda Joss Whedon e Drew Goddard (que também é o diretor). Os atores não são bons, mas o que importa? É só mais uma forma de criticarem as produções que dizem ser terror e, na verdade, são apenas remakes de remakes de remakes do que um dia foi terror.

Ao meu ver todo o filme é uma grande piada, uma piada muito bem feita e bem produzida. Filmado no maior estilo "Cinema em Casa" o filme traz a tona tanto clichê de filmes de terror que é difícil contar. E no fim, tudo se resume a algo inacreditável.

Só fiquei triste quando, numa das últimas cenas, um carinha tem a chance de dizer algo que eu sempre quis dizer e não o faz, sério, se tem algo faltando neste filme é a frase: "Eu quero que o mundo se exploda, a humanidade não merece um salvador"

Indico este filme para quem já tem um repertório médio ou grande de filmes de terror na listinha já que essas pessoas vão entender muito mais a ironia do filme e vão aproveitar muito mais o humor disfarçado que está impresso em todas as cenas. Se você não se enquadra nesta lista também pode assistir com amigos e dizer que entende todas as referências, mesmo não tendo ideia do que está falando. Ah, e eu disse que tem um sereio? Pois é... viva com a dúvida! Muhahahaha
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .