[Livro] O Pistoleiro, Stephen King


"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás". Essa é a frase de abertura de uma das melhores histórias que eu já li até hoje. Uma curiosidade é que Stephen King escreveu essa frase enquanto assistia uma aula sobre poesia aos 19 anos na faculdade. 

O livro é fortemente influenciado nas obras de J.R.R Tolkien (o famoso autor de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", além é claro de muitos outros), um poema intitulado de "The Childe Roland to the Dark Tower Came" (Childe Roland à Torre Negra Chegou) e filmes de cowboys. Estranha combinação não é mesmo? E foi exatamente por saber disso que eu comecei a ler (além é claro de ser uma obra do mestre Stephen King).

O primeiro livro é o menor da saga e talvez o mais frustante e eu já vou explicar o porque. A narrativa fala sobre a perseguição do pistoleiro Roland Deschain, o último pistoleiro vivo, ao homem de preto através de pequenas cidades e um grande deserto cheio de desafios. Logo de cara é possível perceber que Roland é alguém muito "fechado" e sempre focado apenas no seu objetivo, alcançar o misterioso homem de preto e depois a Torre Negra. E ai que entra a parte frustante, já que não é explicado o porque dessa perseguição (pelo menos não nesse livro). 

Algo bastante curioso que é possível perceber pouco neste livro, mas mais futuramente será algo bastante claro é como o mundo de Roland parece ser o resultado de um apocalipse no nosso próprio mundo, acabando com a maioria das coisas, mas ainda deixando rastros (como é o caso da música "Hey Jude" dos Beatles que aparece diversas vezes na história), ou máquinas "misteriosas" como a máquina que puxava a água do solo no barracão. 

E depois de terminar de ler a história eu pensei comigo mesmo, talvez o primeiro livro seja o menor da série justamente para dar um gostinho de quero muito mais nos leitores. A história de Roland Deschain está longe de acabar e as aventuras e mistérios desse livro não são nada comparados aos que serão apresentados ainda ao leitor nos outros livros. A história de um pistoleiro no mundo médio de Tolkien é simplesmente genial.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .