[Livro] Quem é você, Alasca?, John Green



É muito difícil expressar tudo o que eu senti sobre este livro, e o quanto ele mexeu comigo, mas, vou tentar! Quem é você, Alasca? é contado por Miles, um adolescente muito observador que vive sozinho em sua escola. Ele é "viciado" em frases de famosos, e quando ele ouve as palavras de uma poeta: "Procuro um grande talvez", ele muda completamente de vida e vai morar em Culver Creek, onde começa uma amizade com um amigo de quarto apelidado de Coronel.

Coronel é um bolsista muito inteligente, que adora pregar peças engraçadíssimas em um grupo de "filhinhos de papai", mais conhecidos como Guerreiros de dia da semana. E através de Coronel, Miles conhece Alasca, uma garota muito linda, mas com o humor aleatório e de personalidade indecifrável.

Eles se tornam amigos assim que se conhecem, e Miles não quer apenas que eles sejam amigos, e Alasca não percebe, pois tem namorado e não sabe que ele a ama. Juntos, os três aprontam muito e, de formas diferentes, eles encontram o seu "grande talvez", que até mesmo nós (leitores), somos convidados à encontrar o nosso.


O livro tem uma narrativa extremamente bem construída, com personagens cativantes e diálogos hilários. John Green realmente é um gênio. Sua história transmite reflexões e cativa o leitor. Lendo o livro fiquei vários momentos relembrando a história, direto vinha em minha mente trechos das aventuras deles. Este livro é incrível, muito bem escrito, Miles é um garoto cativante que encanta muito na leitura, o seu sentimento por Alasca é belíssimo. 

Não é apenas um livro a ser lido pelo público infanto-juvenil, é uma leitura obrigatória para apreciadores de uma boa escrita, com  todos os elementos para prender um leitor. Alasca trata-se de uma personagem difícil de entender, com muitos mistérios, convidando o leitor a descobrir o que ela realmente sente. A grande pergunta do livro é: Quem é você, Alasca?

Atualizado em 06/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .