[História do Rock #24] Freddie Mercury


I'm Back, baby. O História do Rock voltou mais uma vez e essa semana na vigésima quarta edição o escolhido para estar aqui é o maior divo de todos os tempos do rock (por isso na vigésima quarta edição. Sim ele era gay e eu coloquei a postagem dele na 24ª edição) e também é o primeiro a aparecer duas vezes no História do Rock com uma postagem sobre ele. O eterno vocalista do Queen, o maior artista que já existiu e o maior vocalista da história (esses dois são opiniões pessoais) vai ter sua biografia aqui no HdR dessa semana e você não vai deixar de saber tudo sobre como um jovem nascido em Zanzibar (produção quem nasce em Zanzibar é o que?) se tornou a Rainha do Rock (piada sem graça hein).

O jovem Farrokh Bulsara nasceu em 5 de setembro de 1946 (explicando para quem é mais devagar, Farrokh é o Freddie, eu não mudei o "personagem") na colônia britânica da Cidade de Pedra em Zanzibar, uma pequena ilha ao leste do continente africano e que hoje é parte do território da Tanzânia (?). O pai de Freddie era banqueiro e se mudou para Zanzibar para continuar trabalhando no banco.

Aos oito anos de idade Freddie foi mandado para Bombaim, na Índia (vocês não querem outro mapa né) para a escola St; Peter Boarding School, uma escola para meninos. Foi na Índia que ele começou a ser chamado pelos amigos de Freddie e também foi na Índia que ele começou a ter suas primeiras aulas de piano. Foi também na Índia que Freddie formou sua primeira banda, The Hectics que se apresentava em "eventos escolares" tocando músicas de Little Richard e Cliff Richard.

Fato interessante: Assim como já está aqui em cima, Freddie era um grande fã de Little Richard e Cliff Richard, mas também era um grande admirador de Elvis Presley que era um dos seus maiores modelos de como um verdadeiro astro agia no palco encantando multidões, assim como John Lennon fazia nos Beatles e Jimi Hendrix com sua grande variedade de sons e letras.

Na fase da adolescência Freddie começou a sofrer bullying pelo seu jeito "afeminado" e sua aparência "exótica" o que acaba fazendo com que ele se torne um adolescente mais quieto e introspectivo (achei bonita essa palavra e usei) do que a maioria (sim, o rei dos palcos era tímido em sua adolescência e sofreu bullying).

Fato interessante: Os dentes "salientes", marca registrada de Freddie, surgiram nessa época e era uma característica que ele sempre odiou em si mesmo, e isso por um pequeno problema nos dentes do fundo de sua boca que empurravam os dentes da frente "para fora da boca", e mesmo detestando isso Freddie nunca fez nada para tentar "arrumar" esse pequeno problema já que ele dizia que tinha medo que pudesse afetar suas cordas vocais de alguma forma.

Fato interessante²: Nessa época Freddie como quase todo adolescente praticava esportes e aos dez anos de idade foi campeão de tênis de mesa (vulgo ping-pong), e é só isso mesmo esse fato interessante.

Freddie terminou seus estudos aos 17 anos e voltou para a casa dos pais em 1963, mas no ano seguinte Zanzibar estava a beira de sua revolução pela independência e muitas famílias fugiram de lá com medo de uma guerra civil, o que foi o caso da família Bulsara que iria para Middlesex em Londres (Inglaterra).

Foi na Inglaterra que Freddie começou a estudar artes no Ealing College of Art em 1966 e lá ganhou mais tarde o diploma de designer gráfico (foi Freddie quem desenhou as capas dos primeiros álbuns do Queen e o famoso "brasão" da banda em forma de "Q", aqui do lado ~>). Foi também na época da faculdade que Freddie conheceu Tim Staffel que era vocalista de uma banda chamada Smile (=D) junto com Brian May e Roger Taylor.

Freddie nessa época passou por algumas bandas como Ibex, Wreckage e Sour Milk Sea mas nenhuma acabou dando certo e Freddie teve que dar um jeito para se sustentar. A solução encontrada foi trabalhar no Mercado Kensington vendendo roupas. Foi lá que Freddie conheceu Mary Austin que seria sua namorada, se casaria com ele e seria pelo resto de sua vida sua melhor amiga e confidente, mesmo depois de divorciados quando Freddie assumiu sua bissexualidade (na verdade eu acho que o melhor termo seria homossexualidade mesmo, mas cada um na sua). Freddie gostava tanto de Mary que depois de sua morte ela foi a principal beneficiária do testamento de Freddie, ficando com sua mansão na Inglaterra e parte dos direitos autorais de suas músicas no Queen e ele sempre disse que mesmo divorciado e sendo apenas amigos nenhum de seus casos conseguiria ter nada parecido com ele nunca o que sempre causava inveja nos seus pares românticos (isso crianças, aprendam, é amor verdadeiro, mesmo que ele não gostasse da fruta, confiava nela mais do que tudo. Como eu fui profundo nessa).

Foi no Mercado Kensington também que  ele conheceu um jovem chamado Roger Taylor que fazia alguns "bicos" vendendo roupas e tocava na banda chamada Smile que chamou a atenção de Freddie que gostou do som da banda. Com a saída de Tim Staffel da banda Smile, Freddie logo se candidatou a vaga de vocalista da banda e já chegou chegando, mudando o nome da banda  para Queen.

Fato interessante: Freddie sempre teve a ideia de ter uma banda com o nome de Queen, porque para ele era um nome que passava poder, força. Só não me perguntem o porque Queen e não King, tirem suas próprias conclusões.

Após entrar para o Queen Freddie decidiu adotar o nome artístico de Freddie Mercury, afinal ele sabia que uma estrela tem que ter um nome legal (Daniela Mercury não conta nessa) e nenhum tal de Freddie Bulsara iria despertar a atenção de alguém.

O primeiro álbum do Queen só iria sair em 1973 mas antes disso Freddie já entraria em estúdio junto com Brian May e Roger Taylor (John Deacon não pode devido a compromissos pessoais) para testar um novo efeito de estúdio na Trident Studios. Freddie foi chamado e pediu para seus colegas de banda tocarem com ele como músicos e gravaram as músicas "I Can Hear the Music" e "Goin' Back". Freddie adotou o pseudônimo de Larry Lurex na gravação dos singles que foram lançados com o mesmo nome.

Freddie seria também o responsável pela composição que faria com que o Queen  finalmente estourasse no Reino Unido com a música Killer Queen que estava presente no terceiro álbum da banda "Sheer Heart Attack", assim como a composição de "Bohemian Rhapsody" do quarto álbum "A Night At Opera" que virou febre no mundo todo e teve seu clipe exibido de forma exaustiva na MTV.

2 Fatos Interessantes: A música "Killer Queen" escrita por Freddie conta a história de uma "prostituta de alta classe", e tem um dos solos de guitarra mais elogiados da história do rock. Quando Freddie mostrou para o empresário da banda (que Freddie não escondia que tinha uma "quedinha" na época) ele logo viu que a música iria ser um sucesso e então Freddie explicou que a "Rainha Matadora" era seu empresário e a música foi inspirada nele.
A música "Bohemian Rhapsody" eram inicialmente três músicas diferentes e que foram misturadas em uma
só criando uma música de quase 6 minutos de duração. Nessa época as músicas de grande duração estavam começando a ser substituídas pelas músicas rápidas do punk de Ramones, Sex Pistols e The Clash e por isso a gravadora no início não quis que a música fosse lançada com todo esse tamanho, mas Freddie bateu o pé e disse que queria a música assim e a música então foi lançada. O clipe da música, que talvez seja um dos mais conhecidos vídeos da história da música e que deu força para o surgimento e destaque da MTV americana, foi todo pensado e até de certa forma "dirigido" por Freddie Mercury que também bateu o pé ao pedir o orçamento de US$ 3.500 para a gravação do clipe até finalmente convencer a gravadora de que seria um sucesso e não foi diferente, sendo considerado como uma das maiores inovações e o ponto de partida para que as outras bandas começassem a pensar em seus clipes também.

Freddie sem dúvida alguma foi o maior compositor do Queen compondo nos álbuns seguintes músicas como "Somebody to Love" (que ele disse ser sua música favorita do Queen), Crazy Little Thing Called Love" (um som inspirado nas músicas de Elvis), "Another One Bites the Dust" e "We Are the Champions".

Fato interessante: Provavelmente vocês já repararam que Freddie usava seu microfone preso a meio pedestal apenas. A ideia desse acessório inusitado vem do começo da carreira artística de Freddie e das bandas antes do Queen. Em um dos ensaios com sua antiga banda o pedestal de Freddie quebrou e ele ficou com apenas meio pedestal na mão preso ao microfone e achou que aquilo era legal e passou a usar o
acessório a partir de então (sem mensagens subliminares, eu acho). Isso mais tarde acabou se tornando uma espécie de "cetro" da Rainha para os fãs.

Sem dúvida alguma o ponto mais alto na carreira de Freddie foram os anos de 1985 e 1986. Em 1985 Freddie se apresentou com o Queen no Live Aid e este é considerado como um dos melhores shows da história do rock com um poder exercido por Freddie sobre a plateia de forma espetacular e uma energia que parecia passar dele próprio para todo o público que assistia o show, (assista esse vídeo e veja a plateia batendo palmas junto com a música "Radio GaGa" é de arrepiar e ao final a famosa chamada e resposta que Freddie fazia com a plateia, phoda).Além disso temos o Rock in Rio feito no Brasil em 1985 ainda com um público de mais de 140 mil pessoas. Agora imagine esse número de pessoas sendo comandadas por Mr. Mercury cantando o refrão de "We Will Rock You". Em 1986 foi a vez do Queen abalar as estruturas do estádio Wembley com um show para ficar marcado na história da música (o melhor show que eu já vi) com tudo a que se tem direito, um show de deixar qualquer um apaixonado por Queen.

Em 1985 Freddie também decidiu lançar seu primeiro álbum solo "Mr. Bad Guy" e que não teve tanto sucesso como os álbuns do Queen mas trazia "Living On My Own" e "I Was Born To Love You" que fizeram um relativo sucesso.

No ano seguinte Freddie começou seu segundo projeto solo, na verdade esse não é solo já que foi feita uma parceria entre Freddie e a cantora clássica Montserrat Caballé que gostou da voz de Freddie e o convidou para gravar um álbum de música clássica que foi lançado em 1988 com o nome "Barcelona". O álbum inclusive traz a música tema
das Olimpíadas de Barcelona que foi gravada pelos dois.

A descoberta de que Freddie estava com o vírus da AIDS não tem uma data específica já que Freddie só confessou ter a doença em 1991, um dia antes de sua morte, mas estima-se que o cantor descobriu a doença provavelmente em 1986 ou 1987 quando sua saúde já começava a apresentar alguns problemas. Primeiro Freddie manteve a doença em segredo até mesmo de seus companheiros de banda mas depois que John viu um caroça estranho em suas costas ele decidiu contar a verdade para os outros membros da banda.

Em seu último ano de vida Freddie se dedicou quase que exclusivamente a gravar o álbum "Innuendo" da banda Queen e depois gravar material para o próximo álbum para que seus companheiros terminassem de gravar um novo álbum depois de sua morte que foi o resultado em "Made In Heaven" de 1995. Mesmo estando bastante debilitado Freddie quase não usou recursos para gravar os vocais dos últimos álbuns, saindo tudo do "gógó".

Infelizmente o mundo perdeu o seu maior rei dos palcos em 24 de novembro de 1991 devido a uma broncopneumonia "causada" pela AIDS e que sem dúvida é o exemplo a ser seguido de como um mero ser humano se torna uma lenda da música de todos os tempos e um exemplo a ser seguido em cima dos palcos para qualquer artista que queira ser realmente lembrado por décadas após sua morte.

Recentemente Brian May e Roger Taylor anunciaram que a biografia de Freddie Mercury seria contada nos cinemas e já tinham anunciado que Sacha Baron Cohen (o famoso Borat) iria interpretar Freddie no filme mas esse ano Sacha desistiu do projeto devido a diferenças com os roteiristas sobre a abordagem do filme. Mesmo assim a produção ainda continua de pé mas foi adiada e tem lançamento previsto para 2015 no momento (se nenhum outro imprevisto ocorrer).

Além disso existe também a previsão de que músicas de Freddie gravadas com o rei do pop Michael Jackson mas que nunca foram terminadas sejam lançadas em breve. Na época os dois teriam se juntado para uma parceria de algu
mas músicas mas a diferença no modo de trabalho entre os dois fez com que Freddie desistisse do projeto. Mesmo assim algumas demos chegaram a vazar na internet e desta vez parece que as músicas vão ser finalizadas e lançadas (para o delírio dos fãs \0/).

Freddie é eterno e um dos maiores presentes que a humanidade já recebeu e essa postagem é apenas uma singela homenagem feita a esse grande artista que com suas músicas consegue tocar a alma e o coração de todos que o ouvem.



Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .