[Filme] Argo (2012)


Assisti Argo uma vez e meia, eu estava com sono e a primeira vez não deu muito certo, dormi quase o filme inteiro. Depois de um banho gelado eu consegui manter os olhos abertos para ver a cara de mendigo do Ben Affleck, aquela barba não lhe cai bem, me desculpe se você pensa o contrário.

Mas não, Argo não é um filme ruim. Não vejo a maravilha que os membros da academia viram e que rendeu uma penca de indicações ao Oscar 2013 e algumas estatuetas, mas o filme é interessante e realmente baseado em fatos reais.

Acredito que as indicações sejam fruto do patriotismo que o longa deve despertar nos americanos, e lá na terra do Tio Sam o patriotismo é coisa séria, vocês devem perceber isso pela quantidade de bandeiras americanas em filmes e seriados. 

Argo retrata muito bem a operação que retirou de território iraniano, em plena revolução, um grupo de americanos que provavelmente não sobreviveriam se fossem pegos. Esta operação, articulada pela CIA e com o apoio do Canadá era realmente cinematográfica, já que incluiu a criação de um filme falso intitulado "Argo", de um estúdio falso em Hollywood e de identidades e personalidades falsas para os seis fugitivos.

As cenas do filme tentam reproduzir a realidade dos fatos, e confesso que quando vi um homem enforcado em um guindaste estacionado em uma avenida movimentada, custei a acreditar que aquilo não fosse um exagero hollywoodiano, mas a cena triste é comprovada por fotografias originais da época, no fim do filme.

Os atores fizeram um bom trabalho, a tensão da situação e o medo que as pessoas provavelmente sentiram na época ficam transparentes na atuação. O figurino é realmente muito bom, só não aplaudo a mixagem de som, não sei justificar, só não gostei.

A parte alta e mais emocionante do filme é durante o embarque dos americanos, disfarçados de equipe canadense de filmagem, em um voo comercial. O coração dispara na cena em que Ben Afflleck entrega os bilhetes de embarque à atendente que não consegue localizar as reservas no sistema. E os soldados iranianos perseguindo um avião gigante em pequenos Jipes tentando pará-lo é uma obra de arte das cenas de ação. O único problema é que estas duas cenas (estas sim) foram invenção de Hollywood. Assim como a cena igualmente assustadora da "equipe de filmagem" no mercado.

Vale a pena assistir Argo? Sim, o filme é um ótimo retrato da realidade e chega a assustar ao pensar que a história aconteceu à tão pouco tempo. Como eu disse, não espere o "Melhor filme de 2012" como nos faz acreditar o Oscar, mas se eu parar pra pensar não consigo me lembrar da última vez em que eu concordei com um prêmio da Academia.

Atualizado em 27/10/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .