[História do Rock #3] Legião Urbana


Hoje vamos falar sobre os nossos tesouros nacionais do rock. A banda que formou uma legião de seguidores e fãs (trocadilho horrível esse hein), causando uma mudança no pensamento dos jovens e sempre tem uma música tocada na roda de amigos com um violão. Sim os garotos de Brasília, vamos falar sobre a Legião Urbana.

A banda teve início depois da separação da banda Aborto Elétrico, cujos os membros acabariam formando a Legião Urbana e Capital Inicial. Depois de uma briga interna Renato Russo acabou decidindo sair da banda e formar uma outra, que acabou sendo a Legião.

A primeira e única apresentação com a formação original da Legião Urbana aconteceu em 1982 em Minas Gerais, sendo que a banda contava com a seguinte formação: Renato Russo (vocais e baixo), Marcelo Bonfá (na bateria), Paulo Paulista (nos teclados) e Eduardo Paraná (na guitarra).

Fato interessante: O mais incrível disso tudo e que não muda nada mas é bastante visível é que a banda se formou em Brasília, a apresentação foi em Minas Gerais, o Renato era Russo, o Paulo era paulista e o Eduardo Paraná, temos então uma aula de geografia onde o único estraga-prazeres é Marcelo Bonfá que não entrou na brincadeira (e a minha piadinha foi muito ruim).

Logo após a apresentação (e desculpem não consegui encontrar o porque) Eduardo e Paulo deixam a banda (provavelmente por alguma briga ou simplesmente porque quiseram). Para substituir Eduardo Paraná a banda chama Ico Ouro Preto (sim ele era irmão de Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial). Ele não ficou muito tempo na banda e em 1983 Dado Villa-Lobos assume a guitarra da banda.

Fato interessante: Dado Villa-Lobos tem sim parentesco com o famoso compositor Heitor Villa Lobos, sendo sobrinho neto de um dos maiores nomes da música erudita brasileira.

Ainda em 1983 a banda se apresenta no Circo Voador, no Rio de Janeiro e após o show eles são convidados a gravar uma fita demo para a EMI. A banda decide gravar a música “Química” (música do Aborto Elétrico) que acaba sendo um sucesso que faz com que a banda assine um contrato de vez com a EMI para gravar seu primeiro álbum.

Em 1984 o baixista Renato Rocha, por recomendação de Marcelo Bonfá, entra para a banda e o primeiro álbum da banda começa a ser gravado.

No ano seguinte o álbum da banda intitulado Legião Urbana (eu acho uma falta de criatividade tão grande dar o nome da banda para o álbum e todos fazem isso, deve ser pra dar sorte). O álbum vinha com aquela “pegada” punk ainda como influência do Aborto Elétrico, tendo um tom mais crítico e politizado em sucessos como “Geração Coca-Cola”, “Será” “Ainda é Cedo” e por ai vai. Não preciso dizer que o álbum foi um sucesso.

Em 1986 a banda tinha o projeto de lançar um álbum duplo mas a
gravadora acabou recusando o projeto e a banda acabou lançando apenas um álbum. Intitulado “Dois” (fala sério né, os caras eram compositores, lançaram Eduardo e Mônica que tem cinco minutos de música e uma letra enorme e os caras não tem um nome criativo pro álbum?). O álbum já trazia um som com menos peso e mais trabalhado e foi sucesso imediato com mais de 1,2 milhão de cópias vendidas, é o segundo álbum mais vendido da Legião, que tinha músicas como “Eduardo e Mônica”, “Tempo Perdido” e “Índios”.

O próximo álbum da banda viria como uma coletânea de sucessos (que era a ideia do segundo álbum para o álbum duplo citado anteriormente). Intitulado “Que País é Este” foi lançado em 1987 e continha a música mais amada pelos livros escolares brasileiros para interpretação. Sim, a música “Que País é Este” estava neste álbum e você provavelmente já a analisou alguma vez durante sua vida escolar, se não, culpe seus professores e os chame de irresponsáveis (brincadeira não faça isso). Esse álbum ainda continha a grande música (literalmente) “Faroeste Caboclo”, que tinha nada mais nada menos do que 8’47 minutos (sua versão ao vivo chegava a quase 10’00 minutos) e desafiou jovens durante anos a decorar seus 157 versos que NÃO se repetem nenhuma vez, sendo que quem decorava era sempre visto como O CARA (diga-se de passagem eu a estudei durante mais de duas semanas e ainda sei ela de cor até hoje). Faroeste Caboclo também serviu para calar a boca dos críticos (sempre enchendo o saco) que diziam que o rock brasileiro era apenas uma cópia do que era feito no exterior e não tinha nenhuma originalidade. A história de um caboclo nordestino contada durante quase nove minutos fez eles admitirem que ninguém ainda tinha feito algo assim.

Fato interessante: Em 1988 durante a curta turnê da banda, houve um pequeno incidente que acabou afastando um pouco mais a banda dos shows (já que a banda e principalmente Renato Russo não gostavam de todos os problemas causados com shows, a organização, etc, etc, etc). A banda faria um show no estádio Mané Garrincha em Brasília e logo vendeu os 50 mil ingressos. Até ai tudo bem, mas acontece que alguns fãs não conseguiram comprar ingressos e acabaram indo até os portões do estádio para tentar entrar de qualquer jeito. Os portões então foram abertos (porque se não ia dar, me desculpem pela palavra, caquinha) e em um ponto do show um fã acabou invadindo o palco e agarrou Renato Russo e ai houve aquela confusão bacana com polícia, bombas de gás e tudo mais que teve direito. A banda acabou por se distanciar mais dos palcos e se dedicar ao estúdio.

Em 1989 banda chegou ao seu auge com o lançamento do álbum “As Quatro Estações” que é
considerado o melhor álbum da banda, sendo também o mais vendido da banda com mais de 1,7 milhões de cópias. Neste álbum o baixista Renato Rocha gravou algumas faixas mas acabou saindo da banda e o baixo no álbum foi revesado entre Renato Russo e Dado Villa-Lobos. O álbum também teve nove de suas onze músicas tocadas constantemente nas rádios (a que inveja desse período). A música mais conhecida do álbum foi “Pais e Filhos”, que você com certeza conhece pelo menos o refrão.

Em 1991 a banda lança o álbum “V” que foi com certeza o mais melancólico da banda devido a vários fatores como Renato Russo descobrir que tinha HIV, seu alcoolismo e a briga com o namorado acabaram deixando Renato Russo bastante depressivo e ele acabou mostrando isso em suas composições. Para quem achou “Faroeste Caboclo” uma música grande, a banda decidiu quebrar sua marca com a música “Metal Contra as Nuvens” que tinha “apenas” 11’00 minutinhos de música. O maior sucesso do álbum foi “Teatro dos Vampiros” (essa música eu procuro um sentido para seu nome até hoje e não encontro, se alguém souber me fala).

Em 1993 foi lançado o álbum “Descobrimento do Brasil” já tinha um som um pouco mais alegre, já que Renato tinha começado o tratamento para se livrar das dependências e estava otimista, mas ainda com resquícios da melancolia do “V”. O álbum foi um dos menos tocados nas rádios brasileiras da banda e seu principal sucesso foi a música “Perfeição” que trazia uma crítica duríssima ao país (pra não falar que foi um tapa na cara da sociedade. Eu quero encaixar essa frase em algum lugar desde o primeiro post e finalmente consegui kkkkk).

Em 1995 o último álbum da Legião com Renato Russo vivo foi preparado. “A Tempestade” que abordava diversos temas como solidão, homossexualidade, AIDS, etc e por isso é considerado um dos mais versáteis e belos álbuns da banda. O álbum foi lançado em 20 de setembro de 1996.

Em 11 de outubro daquele mesmo ano, ou seja, apenas 21 dias após o lançamento do álbum, o vocalista da banda Renato Russo acaba morrendo e em 22 de outubro Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos anunciam o fim da Legião Urbana (ou pelo menos da banda Legião Urbana).

Alguns álbuns póstumos ainda foram lançados após a morte de Renato Russo, como o álbum “Uma Outra Estação” (que inicialmente seria um segundo álbum para ser lançado com “A Tempestade”, mas o projeto de álbum duplo tinha sido negado pela gravadora novamente). Dois álbuns ao vivo póstumos (eu sei que ficou estranho mas não posso fazer nada) foram lançados, sendo “Como É Que Se Diz Eu Te Amo” gravado em 1994 e lançado em 2001 e “As Quatro Estações Ao Vivo” gravado em 1990 e lançado em 2004.

Além disso o álbum Acústico MTV da banda (que foi o segundo feito pela MTV no Brasil) gravado em
1992 foi lançado em 1999 (e eu considero o melhor acústico MTV brasileiro, por sinal) tendo mais de 1 milhão de cópias vendidas. É considerado o álbum acústico MTV mais simples já feito, contando com apenas dois violões e percussão.

Os músicos remanescentes eventualmente acabam por se reunir ainda para alguma apresentação especial, como no Rock in Rio de 2011, onde cada música contou com um vocalista diferente (Dinho Ouro Preto, Pitty, Rogério Flausino, etc).

E em 2013 foi lançado o filme "Faroeste Caboclo" que é baseado na história da música de mesmo nome lançada em 1987 e que conta a história de João de Santo Cristo.

A banda em si acabou, mas a Legião Urbana ainda permanece fiel com as músicas do eterno Renato Russo e faço minha agora suas palavras ditas após a música Índios no show “As Quatro Estações Ao Vivo”: “(...) A gente está aqui no palco mas a verdadeira Legião Urbana são vocês”, e com certeza não vamos deixar essa Legião que se espalhou por todo o país morrer. A Legião Urbana ainda está viva e não pode ser parada.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .