[Livro] Insônia, Stephen King

O que dizer sobre Insônia? Acredito que posso dizer que ele é fantástico, uma das melhores histórias que eu já li na minha vida e o livro que me apresentou o autor que hoje é sem dúvida o meu favorito (além de ser um dos maiores livros que eu já li no quesito número de páginas).

A história gira em torno de um aposentado chamado Ralph Roberts que vive tranquilamente em uma cidade pacata no estado do Maine, EUA. Tudo muda depois que a esposa de Ralph morre e ele simplesmente começa a passar mais tempo em claro até chegar ao ponto em que ele não consegue nem ao menos tirar um rápido cochilo para recuperar as energias (daí deduz-se o porque do nome do livro). 

Agora você vira pra mim e pergunta: Cara, que porcaria de história é essa, você está louco classificar uma história dessas com quatro estrelas e chamar de fantástica? E eu te respondo, talvez.

Mas Stephen King não ia escrever um livro assim apenas e a história começa a ficar boa a partir da página 250 ou 300 (é precisa fazer uma forcinha até a história engrenar e começar a ficar interessante). A história começa a ficar boa quando duas coisas acontecem: a primeira são os eventos de uma "hiper-realidade" ou "outra dimensão" que começa a "surgir" em torno de Ralph com eventos mais do que estranhos e bizarros e os assustadores doutorezinhos carecas (parecem ridículos com um nome desses, mas são sensacionais e me lembram da música Brain Damage da banda Pink Floyd) e o outro acontecimento é o aparecimento de Lois Chasse, uma "amiga" de Ralph e que está passando os mesmos problemas que o velho senhor.

O "anti-herói" do livro são dois em um, Ed Deepneau e o outro eu não vou falar para não estragar a surpresa de quem for ler já que ele só vai aparecer nas páginas finais do livro como a grande mente do mal.

Outro fato interessante é que o livro tem ligação com o final da monstruosa série A Torre Negra.

O livro é muito bem escrito (qualidade King) e o grande problema é o começo que realmente demora para "engrenar" por ser algo muito arrastado com algumas coisas que eu até achei desnecessárias ou repetitivas, mas depois de certo ponto isso muda, como eu já disse, e o livro realmente te deixa com insônia, pois você vai querer lê-lo até o fim para saber como tudo acaba.

Minha única contra-indicação neste livro é para pessoas que não tem paciência de ler um livro muito grande ou que não tem paciência de ler algo meio maçante mesmo sabendo que o livro vai melhorar. Para as outras pessoas eu recomendo muito este livro.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .