[Livro] A Mão Esquerda de Deus, Paul Holfman



Acredito que esse é um daqueles livros que ou você ama ou você odeia. Eu amei.

A história gira em torno do garoto Thomas Cale, que é um adolescente criado no terrível Santuário, onde os Redentores "criam" seus guerreiros perfeitos para defenderem sua fé em uma guerra contra os "pecadores e hereges" e tornar a Terra um lugar melhor. Na minha opinião, essa mistura de realidade com fantasia é um dos pontos fortes do livro (retratando a Igreja Católica medieval e seu desejo de impor suas crenças ao resto do mundo).

Inicialmente o livro tem uma atmosfera muito sombria e dolorosa, dentro ao Santuário, mas quando os garotos (Cale, Henri e Kleist) conseguem finalmente fugir da opressão e violência "santa" e se "escondem" na cidade de Memphis o livro começa a se desenvolver de um jeito que não te deixa parar de ler. A cada página uma nova batalha, um amor descoberto, tramas mirabolantes, momentos de emoção que vão do amor à raiva em poucos parágrafos.

Acredito que a única falha do livro é o milagre na batalha dos Redentores contra os milhares de guerreiros bem treinados da cidade de Memphis, mas era necessário para que a história pudesse seguir nos livros seguintes.

Cale tem todas as características de um anti-herói, ou seja, é mal-humorado sempre, não se dá bem com ninguém, com um temperamento explosivo e muita raiva de tudo e todos (principalmente devido a criação "amorosa" e atenção especial dedicada à ele pelo Redentor Bosco) o que o leva a lutar e matar qualquer um que se coloque no seu caminho e o desafie para uma luta. Mesmo assim Cale conseguiu me cativar rapidamente, e ao mesmo tempo que tem todas essas características "negativas" ele sempre acaba ajudando, mesmo que inicialmente de forma relutante, os outros que pedem ou precisam de sua ajuda o que o torna extremamente imprevisível e surpreendente durante diversas partes do livro.

Eu comecei a ler o livro com a promessa de que esse era o novo Harry Potter e mesmo que a história não tenha absolutamente nada em comum com Harry Potter devo dizer que Thomas Cale e cia. me cativaram tanto quanto o famoso bruxo (acho que isso é um feito e tanto). Recomendo muito a leitura, porque pra mim valeu muito a pena.

Atualizado em 25/12/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .