[Filme] A Hospedeira (2013)


Para quem não sabe A Hospedeira é a adaptação de um romance homônimo de Stephenie Meyer, sim aquela mesmo que estragou o conceito de vampiros e lobisomens para todo mundo. Mas adivinha? Ela deixou os alienígenas intactos e criou algo totalmente novo e revolucionário no livro. Sério, podem me apedrejar mas leiam o livro e vejam se não é algo genial. Palmas para Stephenie.

O filme é uma versão reduzida e muito bem produzida do livro, eu ouvi falar tão mal deste filme mesmo antes dele estrear que não pude deixar de me impressionar. Vou deixar bem claro que eu fui uma das únicas pessoas a realmente gostar do livro, então minha opinião não é nada imparcial, pelo contrário, sou apaixonado pela história.

Então vamos a ela, no filme o planeta Terra foi invadido por alienígenas há vários anos, gradualmente, mas esta é uma invasão diferente, não há assassinatos em massa e os alienígenas não querem roubar nossas riquezas e levar para seus planetas destruídos, pelo contrário. Os alienígenas de Stephenie querem cuidar do planeta e viver aqui como humanos, só que de uma maneira mais pacífica e menos destrutiva que nós (hello ataque a sociedade consumista e violenta, respeito à Stephenie).

O único problema é que os alienígenas são almas, sim, e precisam de corpos para sobreviver, sendo assim eles simplesmente implantam suas almas em corpos humanos e tomam conta deles. Melanie é uma sobrevivente e vem resistindo a invasão há muito tempo. Quando ela não consegue mais escapar e acaba com um alienígena dentro da sua cabeça algo estranho acontece. Wanderer, o alienígena, não consegue controlar toda a sua mente, sendo assim Melanie ainda está lá, bem viva e dividindo espaço com uma alma extraterrestre.

Agora, depois de ler tudo isso não me diga se você não ficou morrendo de vontade de assistir? Eu fiquei, eu quero assistir de novo, e de novo. É brilhante, é inovador é diferente de tudo que eu já tenha visto na categoria extraterrestre.

Os atores são muito bons, mas o destaque está sempre em Melanie, interpretada por Saoirse Ronan, confesso que nunca tinha visto nenhum trabalho de Saoirse antes, mas ela me conquistou neste. O olhar dela transparência uma distância, mas não no sentido ruim da palavra, é como se ela conseguisse transmitir um sentimento nunca antes visto, um sentimento de invasão. Sério, a atriz conseguiu criar a sensação de que ela não pertencia ao próprio corpo, é bizarro e é lindo.

O clima do filme oscila entre tensão, paixão e deslumbre, esta última porque Wanderer não conhecia as coisas deste planeta, a água em suas mãos, a textura da terra, era tudo novidade para ela. A tensão estava entre os alienígenas, tentando entender o comportamento humano e tentando acabar com a resistência, entre os humanos, que não sabem o que fazer e como tratar Wanderer, ou Melanie, ou ambas.

Os cenários são deslumbrantes também, a trilha sonora é decente e o figurino é muito bem feito, tirando aquela visão comum de roupa de metal, ou roupa de plástico que muitos filmes que tratam de alienígenas nos passam e trazendo algo mais terreno e condizente com a proposta do roteiro, que os alienígenas estariam aqui para melhorar o planeta e viver nele. (sem humanos, claro, espécie perigosa)

Bem, minha dica? Se você ler o livro e gostar, assista sem medo, se não gostar não assista. Se você não leu o livro provavelmente vai achar o filme parado e sem ação o suficiente, mas se você gosta de um triângulo amoroso, de realidades extremamente surreais e que aparentam, de certa forma, serem tão possíveis, vai por mim, este é o filme para você.

Se você é chorão, como eu, separe os lenços de papel porque lágrimas vão rolar ao estilo Titanic no final, que é lindo, não importa o que os outros digam, é muito lindo! Este filme realmente me fez enxergar o trabalho de Stephenie de uma maneira que eu nunca teria feito antes, a melhor coisa é que eu tinha imaginado tudo exatamente como está no filme, o que só dá mais créditos a autora. Um dos meus favoritos, sem dúvida.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .