[História do Rock #22] Avenged Sevenfold


Estamos de volta mais uma vez, e novamente sem saber o que escrever no primeiro parágrafo, então vamos apresentar a banda de hoje (que a propósito você já sabe porque é uma pessoa inteligente e leu o título e viu a imagem). Hoje vamos falar da banda norte americana de metal Avenged Sevenfold.

A banda foi formada em 1999 em Huntington Beach, Califórnia, quando os colegas de escola Matthew Charles Sanders (M Shadows) e Zachary James Baker (Zacky Vengeance) decidiram formar uma nova banda juntos (tentar algo novo já que as suas respectivas bandas não estavam dando muito futuro). Para completar a banda decidiram chamar o baterista James Owen Sullivan (The Rev) e o baixista Matt Wendt.

Fato interessante: A escolha dos nomes artísticos é uma escolha da banda para representar aquilo que eles se tornam ao subir no palco ou quando gravam suas músicas.

Fato interessante: O nome Avenged Sevenfold foi inspirado em uma passagem bíblica, mais precisamente no livro de Gênesis onde Caim mata seu irmão Abel e é sentenciado por Deus ao exílio, mas com medo de que alguém o matasse pediu alguma solução para Deus que teria colocado uma marca em Caim para que ninguém o matasse e aquele que tentasse matá-lo seria vingado sete vezes (Avenged Sevenfold). A sugestão do nome da banda assim como algumas outras composições da banda que são baseadas nas histórias bíblicas são geralmente ideias de M. Shadows que já disse que tem muito interesse por esse assunto.

Os rapazes começaram a tocar juntos e em 2000 a banda mudou seu primeiro membro com a saída de
Matt Wendt para a entrada de Justin Sane. No final daquele mesmo ano a banda já consegue seu primeiro contrato com uma gravadora, a Good Life Recordings. A banda com o contrato assinado trata logo de entrar em estúdio para gravar seu primeiro álbum que é lançado em 2001 sob o nome de "Sounding the Seventh Trumpet" (outro nome baseado nas escrituras da bíblia). O álbum é sem dúvida o mais "pesado" da banda, contando com vocais guturais (vocais "gritados" e que dão medinho nas crianças) em quase todas as músicas o que acabou rotulando a banda como uma banda de metalcore (para saber o que é esse estilo ouça o CD ou pesquise mais). Mesmo assim o álbum ainda traz alguns sons mais tranquilos, como "Warmness on the Soul". Esse álbum é considerado raro pelos fãs da banda e por isso é muito procurado pelos colecionadores de plantão.

No final de 2001 a banda trocou novamente seu baixista com a saída de Justin Sane para a entrada de Daemon Ash, assim como a entrada do quinto membro na banda, o guitarrista solo Synyster Gates (Brian Elwin Haner Jr.). Graças a maldição do baixo que existe Daemon também acabou não ficando muito tempo na banda saindo já no ano seguinte para a entrada daquele que iria finalmente quebrar o ciclo da troca de baixistas, o abençoado (trocadilho sem graça hein) Johnny Christ (Jonathan Lewis Seward).

Fato interessante: Ao entrar na banda Johnny Christ era chamado apenas de Johnny e era assim também que ele assinava seus autógrafos, e o seu apelido acabou vindo de uma sugestão do guitarrista Zacky Vengeance (afinal todo mundo na banda tem que ter um apelido).

Com os novos membros a banda chegou a re-lançar o primeiro álbum em março de 2002 sob o mesmo nome e com Synyster Gates tocando na faixa "To End The Rapture". Essa versão do álbum acabou tendo uma vendagem um pouco maior do que o original e é mais comum de ser encontrado, e por isso a primeira "versão" é mais rara e procurada pelos fãs da banda.


A banda começou a fazer diversos shows, principalmente pela América do Norte aumentando o número de fãs até que a banda voltou para estúdio em 2003 para gravar seu segundo álbum de estúdio "Walking the Fallen" que trazia uma variedade maior de sons e foi o primeiro com os novos membros da banda. O álbum foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, sendo considerado um dos melhores álbuns de metalcore da história.


Fato interessante: O famoso Deathbat que se tornou a marca da banda (ou mascote, ou como você queira chamar) foi desenhado por um amigo de M. Shadows no seu tempo de escola assim como algumas outras versões dele com pequenas modificações que viriam a aparecer ao longo dos anos e é a principal marca para identificar um fã da banda (seja em camisetas ou mesmo em tatuagens).

O que acabou ajudando muito na popularidade da banda nessa época foi os shows na Vans Warped Tour em 2003 (é um festival que reúne música e esportes radicais) e ao repetirem a dose no ano seguinte foram contatados pela Warner Bros. Records para assinar um contrato. E agora com uma grande gravadora para lançar seu novo álbum decidiram também gravar o clipe da música "Unholy Confessions" que teve uma boa exposição no canal americano MTV.


A gravação do novo álbum da banda começou no final de 2004 e o novo álbum da banda foi lançado em abril de 2005. "City of Evil" é sem dúvida um ponto marcante na história da banda que com esse álbum conseguiria conquistar muitos fãs novos ao mudar um pouco seu estilo de metalcore para algo mais próximo do hard rock (na verdade foi uma mistura de estilos), o que acabou causando polêmica entre os antigos fãs da banda que acabaram chamando a banda de vendida. Também existe um rumor (que não tem muito crédito) que o estilo da banda teria mudado tanto, principalmente a parte vocal que não tinha mais tantos gritos, devido a pequenos problemas nas cordas vocais de M. Shadows que teve que mudar o seu estilo de cantar para não danificar a sua voz completamente (mas como eu disse, é um rumor ao qual não se pode dar muito crédito). Músicas como "Beast and Harlot", "Blinded in Chains", "Bat Country", "Burn it Down" e "Seize the Day" acabaram virando sucesso rapidamente (por isso esse é o melhor álbum da banda na minha opinião). Além disso o álbum trazia "Betrayed" que foi uma homenagem ao guitarrista Dimebag Darrell (ex guitarrista da banda Pantera) que foi morto a tiros por um fã do Pantera. Além disso com a música "Bat Country" a banda ganhou o prêmio de melhor nova banda no MTV Musica Awards, além de fazer sua primeira turnê mundial, passando pela América do Norte, Europa, Oceania e Ásia (América do Sul não existe né). O álbum ficou nas primeiras posições de diversas paradas no mundo todo e ganhou um disco de ouro nos EUA.



Depois de tudo isso a banda anunciou seus planos para um novo álbum em 2007 e M. Shadows afirmou que queria fazer algo novo e que pudesse agradar tanto os fãs antigos como conseguir novos fãs para a banda. O álbum "Avenged Sevenfold" foi lançado em 30 de outubro de 2007 e estreou em quarto lugar na Billboard americana, vendendo cerca de 94 mil álbuns na semana do seu lançamento. Músicas como "Critical Acclaim" e "Almost Easy" foram lançadas antes como singles, mas o grande sucesso do álbum ainda estava por vir com "Afterlife" que rapidamente se tornou um hit da banda, sendo executada em diversas rádios e exaustivamente na MTV, além de garantir a primeira vinda para a América do Sul (agora sim). O álbum também foi eleito pela revista Kerrang! como o melhor álbum do ano


Aproveitando a onda de sucesso que a banda desfrutava, eles decidiram lançar seu primeiro álbum ao vivo e um álbum com músicas que não foram usadas no último álbum. O "pacotão" foi chamado de "Live in the LBC & Diamonds in the Rough" que só na primeira semana vendeu 20 mil cópias.

O sucesso da banda só aumentava cada vez mais e parecia que o céu era o limite aquela altura e em 2009 a banda começou a ganhar tudo o que tinha direito, como o disco de platina no seu álbum ao vivo, o disco "City of Evil" foi eleito pela Kerrang como o 27º melhor do século XXI, enquanto a Hit Parader colocou o álbum como o 4º melhor.

Infelizmente esse é o mundo do rock que é conhecido pelos excessos e dentro do Avenged não foi diferente. Em 28 dezembro de 2009 o baterista The Rev foi encontrado morto em sua casa. A primeira autópsia foi inconclusiva e só após seis meses a causa da morte foi descoberta, uma overdose de medicamentos misturados com álcool. Sempre foi do conhecimento dos fãs que The Rev usava medicamentos um pouco mais "pesados", mas todos também sempre souberam que ele colocava sua carreira em primeiro lugar e nunca se apresentava ou gravava "dopado" em respeito aos fãs. Essa foi uma grande perda para a banda

No meio de 2010 a banda anunciou seus planos para o novo álbum, o primeiro sem The Rev e anunciou que seria o baterista do novo álbum. Mike Portnoy, até então baterista da banda Dream Theater (sem dúvida um dos melhores bateristas da atualidade), e o baterista favorito de The Rev foi convidado a gravar a bateria no álbum da banda e prontamente aceitou o convite e disse que era fã da banda, gravando em algumas semanas e terminado o trabalho rapidamente. Mike chegou a tatuar o Deathbat no braço em homenagem a The Rev e ao tempo que passou gravando com a banda, além de sair com a banda nos primeiros meses para excursionar e divulgar o trabalho com a banda, mas no final de 2010 anunciou que não continuaria com a banda.

O álbum lançado pela banda foi um verdadeiro sucesso, "Nightmare" rapidamente chegou a primeira posição na Billboard 200 e ganhando o Golden God Awards como melhor álbum do ano, além de M. Shadows ganhar como melhor vocalista, Portnoy ganhar como melhor baterista e Synyster e Vengeance ganharem como melhor guitarrista, e Johnny Christ chupar o dedo e ficar muito feliz pelos companheiros hehehe.

Em janeiro de 2011 finalmente foi anunciado o novo baterista oficial da banda, Arin Ilejay, que agradou os outros membros da banda, tanto em seu estilo de tocar quanto em sua personalidade e forma de trabalhar.

A banda apresentou pela primeira vez em 21 de janeiro de 2011 durante o primeiro show da banda no ano sua nova música, "Fiction", foi composta por The Rev apenas três dias antes de sua morte.

A primeira gravação "oficial" da banda com Arin foi a música "Not Ready to Die" para a trilha sonora do jogo Call of Duty: Black Ops. A banda também compôs a música "Carry On" para ser parte da trilha sonora da continuação jogo Call of Duty: Black Ops II.

Atualmente os fãs brasileiros estão contando os dias para a vinda da banda para o Brasil no festival Rock in
Rio 2013, quando a banda irá se apresentar no último dia do festival no mesmo dia que Iron Maiden e Slayer no dia do metal. Além disso também esperamos ansiosamente o dia 27 de agosto que é a data oficial para o lançamento do novo álbum da banda "Hail to the King" que já teve a faixa título divulgada na internet (tem no youtube pra quem quiser conferir) e realmente parece que está muito bom o álbum (como não poderia deixar de ser) com influências de bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath.

E ficamos por aqui com mais essa história dessa banda sensacional que é uma grande representante de que o metal e sobretudo o rock continua vivo ainda e com muita qualidade.

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .