[História do Rock #20] The Beatles


20! Que lindo número que chagamos ao História do Rock (e eu achando que depois da terceira ou quarta o povo iria pedir que o autor fosse retirado, mas aqui estou). Nada melhor para comemorar mais uma edição tão especial, e logo após a comemoração do Dia Mundial do Rock, do que falar sobre uma das bandas mais importantes da história do rock de todos os tempos. Os quatro garotos ingleses que mudariam para sempre o mundo do rock e conseguiriam uma legião de fãs que é ainda gigantesca nos dias de hoje (mais de 50 anos depois de sua criação). Hoje temos a honra de apresentar Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, os Beatles!

Tudo começou em 1957 quando o jovem John Lennon de apenas 17 anos de idade decide montar uma banda junto com seu melhor amigo na época, Pete Shotton. A banda era chamada de The Black Jacks e depois foi renomeada para The Quarrymen (porque todos os membros da banda até então estudavam na escola Quarry Bank School). Naquele mesmo ano Paul McCartney assiste uma apresentação da banda e depois de ser apresentado por um amigo em comum com John ele é convidado a ingressar na banda, formando então a dupla mais conhecida de todos os tempos no rock. Ambos tocavam guitarra na banda nessa época e em 1958 Paul apresentou George Harrison, na época com apenas 15 anos,  para John que relutou muito em deixar George entrar na banda por ele ser muito novo mas no fim acabou aceitando o jovem garoto na banda (crianças aprendam, pessoas mais velhas não querem ficar perto de vocês assim como vocês não querem ficar perto de crianças mais novas é a lei da vida).

A banda então era formada por John e Paul na guitarra base, George na guitarra solo, Eric Griffths no violão, Bill Smith no baixo, Rod Davis no banjo e Colin Hanton na bateria. Durante o ano de 1960 diversos bateristas passaram pela banda assim como a troca de baixista com a saída de Bill Smith para a entrada de Stuart Sutcliffe que era amigo de John.

Nessa época a banda já tinha Paul e George que nem ao mesmo chegaram frequentar a Quarry Bank School e John que já havia se formado nela o que fez com que os membros da banda começassem a pensar em um novo nome (e todos sabem o quanto é ruim pensar em  um nome bom para uma banda). Diversos nomes passaram pela banda até que eles decidiram por The Silver Beatles e depois apenas The Beatles.

Fato interessante: O nome original seria The Beetles (traduzindo siginifica besouros). Mas os rapazes decidiram juntar a palavra besouro com beat, a batida da bateria, o que resultou em Beatles. Pelo menos três membros da banda já atribuíram para si a sugestão do nome, sendo Sutcliffe, John e em 2001 Paul que disse que a ideia de John era de Beetles e ele decidiu trocar uma letra E pelo A. Bom seja quem for, meus parabéns.

A banda nessa época pagava para algum profissional tocar bateria em suas apresentações já que ainda se encontravam sem um baterista. A situação continuou assim até serem "obrigados" a encontrar um baterista já que iriam viajar para tocar em Hamburgo na Alemanha (ou pelo menos tentar a sorte lá). O escolhido para assumir as baquetas foi Pete Best. Apenas quatro dias depois os cinco garotos partiram para a Alemanha.

Chagando no país desconhecido não se deram muito bem, conseguindo tocar em apenas um bar local onde tocavam até sete horas em uma noite para conseguirem algum dinheiro para sobreviverem por lá. A situação continuou por cerca de 4 meses até as autoridades locais prenderem Harrison (que ainda era menor de idade) e o deportarem de volta para a Inglaterra em novembro daquele ano. Em dezembro John, Paul e Pete acabaram sendo deportados também devido a um pequeno incêndio acidental causado por eles. O único a ficar em solo alemão foi Suart que havia encontrado seu amor lá.

Fato interessante: Stuart voltou para a Inglaterra para visitar seus parentes e amigos em fevereiro do ano seguinte com um novo corte de cabelo feito por sua namorada alemã. Os outros Beatles acabaram gostando do visual e decidiram cortar o cabelo igual (o famoso cabelo meio tigelinha) o que acabou virando marca registrada da banda anos depois.

Em 1961 a banda voltou para Hamburgo novamente e começou novamente a se apresentar em um pequeno barzinho local (junto com Stuart novamente). A banda conheceu lá Tony Sheridan e acabou virando a banda de apoio do músico que usou os garotos para gravar seu álbum de estúdio. O álbum acabou ganhando disco de ouro e foi a primeira gravação que os rapazes do fizeram em um estúdio profissional. Depois da gravação os garotos decidiram voltar para Liverpool e mais uma vez Stuart deixou a banda para ficar com sua amada em Hamburgo, fazendo com que Paul McCartney finalmente assumisse o famoso contra-baixo da banda.

A banda passou a se apresentar então no The Cavern Club em Liverpool e foi lá que Brian Epstein conheceu os Beatles e ficou maravilhado com seu som e seu carisma. Epstein que era dono de uma loja de música acabou conversando com os quatro rapazes e propôs que ele fosse o empresário da banda (é quem não tem talento para ser músico tem que ser empresário né). A banda concordou e assinou um contrato com o famoso empresário em dezembro de 1961, que entre outras coisas foi o responsável pelo visual "certinho" com terno e gravata da banda que até então eram rebeldes e usavam roupas de couros como a maioria dos jovens roqueiros da época.

O novo empresário da banda então se esforçou e procurou algumas gravadoras da época para mostrar o material da banda mas muitas acabaram recusando, sendo que um executivo chegou a dizer que bandas com guitarra elétricas já estavam ficando fora de moda (ah como ele estava errado). Epstein continuou sua busca por uma gravadora até 1962 (momento em que os membros da banda já estava desanimados e sem perspectiva de futuro para a banda). Epstein conseguiu uma audição com Geroge Martin da Parlophone, pertencente a EMI (Martin era considerado um produtor "rebelde" da época e independente). Martin ouviu a banda ao vivo pela primeira vez em 6 de junho de 1962 no Abbey Road Studios e mesmo achando que a banda não tinha nada de diferente musicalmente ele achou que o carisma da banda poderia levá-los longe, o que fez com que ele assinasse um contrato de um ano com a banda e que poderia ser renovado caso agradasse a gravadora.

Acontece então nessa época a última mudança na formação do grupo e que acabou gerando alguns problemas, principalmente com os fãs que a banda havia conquistado em suas apresentações nos bares. George Martin disse que Pete Best era um baterista "fraco" e que a banda precisaria de um baterista melhor (sacanagem com o cara hehe). Os três outros membros da banda chegam a cogitar gravar com um baterista e tocar com Pete em público mas descartam a ideia e pedem para seu empresário despedi-lo (afinal para que serve um empresário). A banda então passa a cogitar alguns bateristas para entrar na banda e o escolhido acaba sendo Richard Starkey, o famoso Ringo Starr. Logo após essa mudança muitos dos fãs dos Beatles que iam vê-los em suas apresentações acabaram indo com cartazes dizendo que não queriam o Ringo e queriam o Pete, chegando inclusive a atirar uma garrafa em Ringo em uma das apresentações.

A primeira gravação da banda aconteceu em 6 de junho de 1962 e rendeu o hit "Love Me Do" que rapidamente estourou no país todo após ser lançado como single ficando em 17º lugar nas paradas britânicas.

Fato interessante: A bateria da música "Love Me Do" foi gravada por Andy White já que de acordo com o produtor Ringo não tinha experiência suficiente em estúdio (ele estava errando muito) e ele acabou tocando apenas tamborim.

O sucesso foi ainda maior em março de 1963 quando os Beatles lançaram seu primeiro disco "Please Please Me" que além de "Love Me Do" trazia a música "Please Please Me" (meio óbvio eu falar isso né) e "Twist and Shout" que bateram o sucesso de "Love Me Do" levando os Beatles rapidamente para o topo das paradas britânicas e o início do sucesso no exterior.

Fato interessante: Existe uma lenda que diz que o primeiro álbum dos Beatles foi um sucesso graças a  uma pequena trapaça de Brian Epstein (seu empresário) que teria comprado cerca de 10 mil cópias para "deslanchar" as vendas (malandrinho).

Fato interessante: Foi nessa época que começou a surgir a famosa "Beatlemania" onde garotinhas estéricas ficavam gritando "LINDOOOOO! CASA COMIGO!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH!!!!!!"  e etc. e tal como vocês já sabem como é.

A banda começava a desfrutar de uma incrível fama na sua terra natal e por isso decidiram não perder tempo e gravaram seu segundo álbum apenas quatro meses depois de lançarem o primeiro. "With the Beatles" continuava no mesmo caminho do primeiro trazendo composições dos rapazes e alguns dos covers favoritos deles, sendo que o grande sucesso do álbum se deve principalmente a música "All My Loving".

Mesmo com todo o sucesso na Europa, principalmente na Inglaterra, havia muita resistência por parte das gravadoras americanas para lançar os álbuns nos EUA, assim como os donos de estações de rádio o que fez com que a banda demorasse mais tempo para ser conhecida na América. O primeiro grande sucesso que se espalhou pelas terras do Tio Sam foi a música "I Want To Hold Your Hand" que se espalhou pelo país rapidamente tocando em praticamente todas as estações de rádios. Foi graças a esse sucesso que a primeira viagem dos garotos de Liverpool para os EUA aconteceu.

Fato interessante: A divulgação para a vinda dos Beatles para os EUA foi gigantesca contando com milhares de cartazes pelas ruas dos EUA, jornais contando a história da banda, discos distribuídos para donos de rádios e etc. Essa foi sem dúvida uma das maiores divulgações de uma banda já feita.

Os Beatles chegaram em solo americano pela primeira vez em 7 de fevereiro de 1964 e foram recepcionados por cerca de 3 mil fãs no aeroporto. A banda foi para seu hotel em limusines e chegando lá foram recepcionados por fãs enlouquecidas e repórteres. A banda se preparava para aparecer pela primeira vez na TV americana mas George foi substituído no ensaio devido a uma febre que ele teve. No dia 9 de fevereiro de 1964 a banda apareceu no programa "The Ed Sullivan Show" e tocaram suas músicas para cerca de 74 milhões de espectadores que acompanhavam a apresentação pela TV.

O sucesso da banda na América fez com que a gravadora responsável pelo lançamento dos seus discos nos EUA repensasse o caso e começasse a finalmente lançar o trabalho dos garotos nos EUA (porque será?). Os álbuns re-lançados na América foram rebatizados e fizeram um sucesso simplesmente absurdo (o álbum "Second Album" chegou a vender cerca de 250 mil cópias no primeiro dia do seu lançamento nos EUA)

Ainda em 1964, de volta a Inglaterra é lançado o primeiro "filme" da banda. "A Hard Day's Night" (que no Brasil foi batizado com o nome ridículo de "Os Reis do Iê Iê Iê") foi uma espécie de precursor para o mais tarde seriam os clips musicais para as bandas. O álbum trazia a história de uma banda inglesa que tenta de qualquer forma se apresentar em um programa de televisão e teve toda sua trilha sonora escrita pela famosa dupla Lennon/McCartney. O álbum com o mesmo nome do filme foi lançado logo depois e ficou em primeiro lugar nas paradas americanas por 14 semanas e 21 semanas nas paradas inglesas.

A banda estava simplesmente a todo vapor e os membros ficavam exaustos de sua turnê que durou cerca de 2 meses e passou por cerca de 6 países diferentes, entre shows e aparições em programas de televisão e para conseguirem "descansar" um pouco decidiram volta para estúdio e gravar um novo álbum (viram, férias não é ficar longe da música, estúdio e palcos e sim gravar mais música. Aprendam novas bandas).

Em dezembro de 1964 a banda lançaria seu quarto álbum de estúdio "Beatles For Sale" trazia um cover de da música "Rock and Roll Music" de Chuck Berry e "No Reply" como os principais destaques e acho que não é necessário eu dizer que foi outro estouro de vendas no mundo todo (como não poderia deixar de ser vindo dos Beatles).

Em junho de 1965, devido ao seu sucesso estrondoso, a banda foi condecorada pela Rainha Elizabeth II como Membros da Ordem do Império Britânico. O sucesso da banda parecia que só fazia aumentar a cada momento e talvez um dos pontos mais altos da banda foi em 1965 quando lançaram o filme "Help!" que foi seguido pelo álbum com a trilha sonora. O álbum trazia músicas como "Help!", "Ticket to Ride" e "Yesterday" que é A MÚSICA MAIS REGRAVADA DE TODOS OS TEMPOS.

Fato interessante: Foi ainda em 1965 que os Beatles novamente inovaram. Em 15 de agosto de 1965 a banda foi responsável por fazer o primeiro grande show em um estádio. O show aconteceu em Nova York no estádio de beisebol Shea Stadium, onde os Beatles tocaram para cerca de 55.000 pessoas (então quando vocês forem em show de uma banda feito em um estádio lembrem-se sempre dos Beatles!).

O sexto álbum da banda veio ainda em 1965 e foi o primeiro a apresentar uma maior diversidade de sons durante as músicas, partindo para algo mais eclético, o que agradou a muitos e desagradou a outros tantos. "Rubber Soul" continha músicas como "In My Life" e "Nowhere Man". Como sempre foi o álbum fez um grande sucesso e vendeu milhões de cópias ao redor do mundo todo, chegando a vender mais de um milhão de discos em nove dias nos EUA.

No início de 1966 a banda decidiu tirar pequenas férias de alguns meses para recarregar as baterias e foi em março desse ano durante uma entrevista para a jornalista Maureen Cleave que John Lennon disse sua famosa frase de que o cristianismo iria acabar sozinho e que os Beatles já eram mais conhecidos que Jesus Cristo. Por causa dessa frase diversas rádios americanas acabaram "boicotando" as músicas dos garotos e se recusavam a tocá-las, houve uma queima pública dos discos da banda e até mesmo o Papa da época chegou a criticar a atitude de John. Mais tarde John Lennon chegou a se desculpar e chegou a ser perdoado pelo Papa Bento XVI em 2008 (troféu jóinha para o Papa que fez algo dessa inutilidade).

Finalmente depois de tantos rolos no início de 1966 a banda lançou seu novo álbum em agosto daquele ano. "Revolver" trazia algumas músicas como "Taxman" (que era uma crítica aos altos impostos ingleses cobrados na época, e podemos usá-la no Brasil hoje), "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine" que é uma das músicas mais conhecidas da banda (uma "brisa" total).

Em agosto de 1966 a banda realizou seu último show onde cobrava pelos ingressos, Realizado no Monster Park em São Franscisco. Isso aconteceu porque a banda estava cada vez mais cansada das diversas viagens para shows e sua popularidade com o público não andava muito boa devido a declaração de que eles eram mais famosos que Jesus (quanta mágoa no coraçãozinho das pessoas), levando a banda a abandonar os palcos e se dedicar principalmente a gravação em estúdio.

Super fato interessante realmente grande sob a morte de um Beatle: Muitas pessoas nessa época estranharam o afastamento dos Beatles dos palcos, principalmente após um pequeno acidente de carro sofrido por Paul McCartney. Mas é claro que a imaginação das pessoas é algo incrível e o pequeno acidente na madrugada de 9 de novembro de 1966 se transformou em uma batida mortal com outro veículo que teria matado Paul instantaneamente e o desfigurado completamente, amassando seu crânio e arrancando todos os seus dentes o que impossibilitaria o reconhecimento da vítima (o teste de DNA não existia na época). Os jornais da época então começaram a espalhar a notícia ao redor do mundo e os três membros restantes não poderiam perder seu contrato milionário com a gravadora e outras regalias e fizeram a coisa mais óbvia do mundo: encontraram um sósia, canhoto, baixista e que tinha uma voz bastante semelhante a de Paul (só hoje por exemplo eu encontrei três na rua), além do talento como compositor. O "sósia" seria um escocês que muitos dizem que se chama William Campbell ou Billy Shears. Mas a consciência dos outros Beatles não estava em paz e por isso eles começaram a deixar as famosas mensagens subliminares por toda parte, em letras de músicas, fotos, capas de álbuns, etc. Obviamente depois de perceber o quanto isso poderia ser lucrativo, estas mensagens realmente passaram a se fazer presentes propositalmente para aumentar ainda mais o marketing da banda que se beneficiou e muito dessa bobagem na época (e inclusive eu recebi um cheque em casa para dizer que isso é uma bobagem). Se você quiser encontrar mais coisas a respeito desse fato apenas digite no Google algo como "a morte de Paul McCartney" ou "a lenda da morte de Paul McCartney", algo do gênero e você vai ter diversos resultados, inclusive alguns vídeos sinistros no youtube (eu assisti a alguns anos mas acho que ainda devem estar lá).

Em 1967 foi lançado aquele que é considerado como um dos mais importantes álbuns da história do rock, o "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band", que está na primeira posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame e vendeu mais de 11 milhões de cópias só nos EUA (isso porque o povo ainda estava magoadinho com a declaração de John Lennon). "Lucy in the Sky With Diamonds" e "A Day in the Life", além da música "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band" que dava nome ao álbum, também se tornaram um sucesso rapidamente, mesmo com certos boicotes de rádios e emissoras de TV alegando que as músicas foram feitas sob efeito de drogas e por isso eram má influência para os jovens, o que levou a proibição da execução de algumas músicas, inclusive "Lucy in the Sky With Diamonds".

Fato interessante: "Lucy in the Sky With Diamonds" é uma "brisa" completa, das mais fortes mesmo e por isso você pode ficar na dúvida se foi feita sob efeito de drogas. John Lennon diz que não, a música não foi composto sob efeito de drogas e sim baseado em um desenho que seu filho havia feito. Para quem gosta de conspirações e etc. muitos dizem que o código está no título da música "Lucy in the Sky with Diamonds" (LSD).

Um convite foi feito para a banda, pela BBC, se apresentar no primeiro programa ao vivo transmitido via satélite para 26 países no programa "Our World". Foi pedido para a banda escrever uma música que trouxesse uma mensagem para todo mundo. Lennon e McCartney começaram a trabalhar até que Lennon escreveu a música "All You Need Is Love". A apresentação foi feita em 25 de junho de 1967 direto do Abbey Road Studios, e fazia uma crítica a Guerra do Vietnã que estava acontecendo (e que eu dou risada até hoje porque os americanos perderam). A música contava com alguns artistas convidados para o coro de fundo como Mick Jagger (Rolling Stones), Keith Moon (The Who), Eric Clapton (Cream, Yardbirds e solo) e por ai vai. A música se tornou uma das mais famosas canções de todos os tempos e foi lançada como single e no álbum "Yellow Submarine" depois.

Outros dois singles foram lançados em 1967 e que se tornaram muito famosos, sendo "Strawberry Fields Forever" e "Peny Lane", que inicialmente iriam fazer parte do álbum  "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band" mas acabaram sendo cortadas e lançadas depois como singles.

Em agosto de 1967 os quatro membros da banda foram para o norte do País de Gales para uma conferência para conhecer Maharishi Mahesh Yogi (um guru indiano que criou a meditação transcendental, para mais informações, Google). Enquanto eles estavam lá acabaram recebendo a notícia de que seu empresário Brian Epstein havia morrido na Inglaterra por overdose de um medicamento para dormir (eu diria que o medicamento funcionou muito bem). Muitos afirmam que foi nesse momento que a banda começou a ruir já que era Epstein o responsável por manter o grupo unido.

AINDA em 1967 a banda se reuniu para discutir sobre o futuro da banda e decidiram continuar com o que haviam planejado, ou seja, terminar o filme "Magical Mystery Tour e lançar sua trilha sonora. Esse foi o primeiro e talvez único trabalho da banda que recebeu duras críticas da imprensa inglesa. Mesmo assim o álbum foi o responsável por apresentar ao mundo a canção "I Am the Walrus".

No meio de 1968 a banda lançou dois singles "Revolution" (que é considerada uma das primeira músicas com uma sonoridade do que viria a ser o punk anos mais tarde) e "Hey Jude" que com seus 7 minutos de música é uma das maiores dos Beatles e também uma das mais conhecidas da banda, sendo eleita inclusive pela revista Rolling Stones como a 8ª melhor de todos os tempos. A música foi composta por Paul quando ele ia visitar John que estava se separando de sua mulher para ficar com Yoko. Paul começou a pensar o que iria falar para o filho do casal, Julian, e começou a pensar na melodia e cantar os primeiros versos da música, trocando mais tarde o nome Jules por Jude e deu no que deu.

A banda então ficaria muito tempo na Índia com seu guru treinando a meditação, o que levou a banda a novas inspirações e ideias para os próximos álbuns. O resultado saiu em 1968 com o álbum "The Beatles", conhecido também como "The White Album", sendo o décimo álbum mais vendido nos EUA de todos os tempos com 19 milhões de cópias vendidas. O álbum foi um grande sucesso (como acho que já deu para perceber pelas vendas) e acho que é um dos álbuns com maior número de músicas que se tornaram um grande sucesso dos Beatles (apesar que Beatles é sempre sucesso). "Back in the USSR", "Ob-la-di Ob-la-da", "Dear Prudence", "While My Guitar Gently Weeps", "Helter Skelter", "Blackbird", "Revolution" e por ai vai (lembrando que era um álbum duplo).

Fatos interessante: (O álbum está cheio de curiosidade e eu vou colocar tudo em apenas um fato interessante, então se não quiser ler, pule o parágrafo). A música "Ob-la-di Ob-la-da" teve cerca de 60 takes para ser gravada o que fez com que John Lennon dissesse que odiava aquela música por isso. A música "Blackbird" foi escrita e gravada apenas por McCartney que teve a ideia quando tocava algumas músicas clássicas no violão que o inspiraram a fazer a música e escrever a letra depois. "Back in the USSR" teve sua bateria gravada por Paul, já que Ringo havia tido uma pequena briga com os outros membros e saído (por pouco tempo obviamente) e era uma paródia a música de Chuck Berry "Back in the USA". Paul também gravou a faixa da bateria nas músicas "Dear Prudence", "Wild Honey Pie" e "Martha My Dear". No final da música "Helter Skelter" é possível ouvir Ringo gritando "I got blisters on my fingers!" (eu estou com bolhas nos dedos!) e isso que ele falou não foi combinado. Ringo realmente estava com as mãos doendo devido a tantas repetições da música para deixá-la "perfeita" o que não agradou muito Ringo pelo visto mas com certeza rendeu algumas risadas de quem editou o álbum e decidiu deixar a frase que ficou imortalizada no fim da música junto com batidas "revoltadas" na bateria.

Ainda em 1968 foi lançado o filme e o álbum com a trilha sonora "Yellow Submarine". O filme era em desenho animado e os Beatles, a bordo do seu submarino amarelo, salvam a cidade de Pepperland dos Blues Meanies que querem acabar com toda a cor e música da cidade (pra quem já assistiu as meninas super-poderosas [momento meio gay meu] talvez se lembre da história do mimico que tentou acabar com as cores e os sons da cidade de Townsville e o dia é salvo com uma música da Lindinha [que eu odiava por sinal]. A história é parecida hehe). O projeto não animou muito os Beatles que nem ao mesmo dublaram seus personagens animados e a trilha sonora trazia apenas seis músicas deles, sendo duas já gravadas e lançadas anteriormente ("Yellow Submarine" e "All You Need Is Love").

Depois dessa fase conturbada as disputas internas, principalmente entre Lennon e McCartney, pareciam ter diminuído, principalmente com o show feito por ele em 30 de janeiro de 1969 em cima do prédio da Apple Corps (não, não é a marca de computadores fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak) em Londres. A banda tocou gratuitamente em cima do prédio e logo as ruas em volta do prédio estavam completamente lotadas de pessoas querendo ver os Beatles e depois de 40 minutos até a polícia chegou ao local para pedir para que a banda abaixasse o volume mas ao descobrir que eram os Beatles a apresentação continuou normalmente (é meu amigo vai falar que você pediu para os Beatles abaixarem o volume do seu show).

A banda então entrou pela última vez em estúdio para gravar um álbum no verão daquele mesmo ano. "Abbey Road" foi lançado ainda em 1969 e trazia aquela que seria uma das mais conhecidas imagens da história da humanidade com os quatro Beatles atravessando a Abbey Road pela faixa de pedestre. Além da imagem o álbum também traz músicas como "Come Together" (que não tem sentido algum em sua letra, sendo apenas uma mistura de frases avulsas), "Here Comes the Sun" (talvez a música mais conhecida de George Harrison com os Beatles), "Something" e "Oh! Darling". É totalmente desnecessário dizer o sucesso que foi o álbum nessa altura da leitura.

Em 20 de setembro Lennon já havia dito para seus companheiros de banda que iria deixar os Beatles mas devido a alguns problemas jurídicos que a banda enfrentava na época a dissolução do grupo só pode ser anunciada oficialmente em 10 de abril de 1970.

Quase um mês depois do anúncio da separação da banda foi lançado seu último álbum "original" e gravado em estúdio pelos quatro "Let It Be". Inicialmente o álbum se chamaria "Get Back" porque a ideia original era voltar a um som nas raízes dos Beatles. "Across the Universe", "Let it Be" e "Get Back" eram algumas das canções que faziam parte do álbum e que haviam sido gravadas no início de 1969 na mesma época do último show da banda (em cima do telhado) e foi lançado junto com um filme que incluía grande parte do próprio show realizado em 1969.

Os motivos que levaram a separação dos Beatles até hoje é discutido sendo o mais conhecido o fator Yoko Ono. Expliquemos: Yoko era uma artista nipo-americana e que despertou muito o interesse de John o que levou os dois a se envolverem. Os rapazes na época tinham uma simples "regra" de não envolverem suas namoradas com nada referente a gravação dos Beatles mas John sempre insistia para que Yoko acompanhasse o processo de gravação deles o que acabou (por algum motivo) não agradando muito aos outros, principalmente Paul o que fez as tensões crescerem ainda mais entre eles e é por isso que muitos dizem que a culpa é da Yoko (o que eu acho uma besteira, mesmo achando a Yoko sem graça). Outro possível motivo (e talvez mais provável) foi a individualidade que começou a surgir na banda e as direções opostas que cada um queria para o futuro da banda, além é claro da disputa pela "liderança" da banda entre John e Paul o que acabou resultando no fim da banda. E ainda há uma terceira hipótese plausível que é a morte de Brian Epstein, empresário e descobridor da banda, além de ser o cara que mantinha o grupo unido. Com sua morte as brigas se intensificaram dentro da banda e inclusive a procura por um novo empresário gerou discussões acaloradas entre os membros da banda. Agora escolha a hipótese que você acha mais provável.

Bem, independentemente da dissolução da banda podemos dizer que até hoje suas músicas não envelheceram e sem dúvida alguma ainda são uma das mais influentes bandas para as gerações atuais (direta ou indiretamente), sendo que John Lennon e George Harrison infelizmente já não estão mais vivos, sendo que John morreu em 1980 quando um lunático acertou quatro tiros no ex-Beatle e ficou no local esperando a polícia que o prendeu junto com o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", onde ele dizia que havia uma mensagem que mandava matar John e depois afirmou que o matou porque John havia blasfemado (fanatismo religioso não né minha criança). Até hoje o assassino está preso e é obrigado a ficar em uma cela separada do resto dos presos por ter recebido diversas ameaças de morte depois do seu feito. Já George Harrison morreu em 2001 devido a um câncer (essa é a diferença entre Harrison e Lennon, até a história da morte dos dois tem essa tremenda diferença kkkk). Já os outros dois Beatles restantes ainda continuam com suas carreiras solos, sendo que Ringo vai passar pelo Brasil em outubro desse ano e Paul passou em junho.

E por aqui esse História do Rock mais do que especial vai ficando, espero que todos tenham gostado de nossos amiguinhos Beatles nessa semana em homenagem ao Dia Mundial do Rock e espero que agora entendam porque essa é simplesmente uma das maiores bandas da história da música.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .