[Livro] A Menina Que Brincava com Fogo, Stieg Larsson


O livro começa de certa forma de onde o primeiro livro da trilogia acabou (Os Homens que não amavam as mulheres) e traz os mesmo personagens, só que agora afastados e com histórias paralelas que vão se intercalando durante todo o livro.


Acredito que o ponto alto do livro seja que a história de Lisbeth Salander finalmente começa a ser revelada e o que aconteceu com ela para que ficasse tão fechada e desconfiada do mundo (e mesmo assim de forma tão magistral por parte do autor, ela consegue cativar a simpatia de todos os leitores), e o título não poderia ser mais apropriado para o livro (assim como foi o primeiro). Na verdade acredito que durante o livro são poucos os personagens que não conseguem a simpatia do leitor (a não ser os antagonistas é claro, e nem por isso deixam de ser fascinantes).

A história se passa com a perseguição policial em busca de Lisbeth que é suspeita de duplo assassinato e a única pessoa que parece acreditar em sua inocência e querer ajudá-la é o jornalista Mikael, que conviveu com ela durante a investigação dos Vanger no livro anterior. Ele acabou sendo cativado pelo jeito estranho de Lisbeth e acredita cegamente que ela não poderia ter matado o casal assassinado e tenta encontrá-la para oferecer sua ajuda, mas agora Lisbeth parece ainda menos interessada em qualquer contato com qualquer pessoa e suas únicas "conversas" acontecem quando Lisbeth invade o computador de Mikael e deixa recados para ele em seu próprio computador, assim como Mikael acaba concordando com a essa comunicação pouco convencional.

O livro traz "cinco histórias" paralelas, sendo a visão de Mikael, Lisbeth, a polícia sueca e sua caçada a "perigosa" Lisbeth Salander, Zala e seu "gigante loiro" e as lembranças do passado de Lisbeth e o que aconteceu com ela na sua infância. Isso pode parecer desanimador (e na verdade quase mata o leitor em algumas partes onde o clímax de alguma das histórias foi atingido e o capítulo seguinte se trata de outro personagem), mas na verdade conforme as páginas vão passando, isso acaba sendo algo que incentiva o leitor a continuar o mais rapidamente possível pelas histórias e finalmente descobrir o que acontece.

Na minha opinião o maior problema do livro é o mini ataque cardíaco que alguém pode sofrer ao chegar no final do livro e descobrir que o livro não tem um final e sim uma continuação direta no terceiro livro da trilogia (o que pode ser bastante desesperador se você não tiver o terceiro livro em mãos naquele momento).

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .