[História do Rock #21] Ramones

Estamos de volta mais uma vez e de novo com o História do Rock dessa semana e dessa vez temos a honra de apresentar a história de uma banda que mostrou que a rebeldia, energia e três acordes poderiam levar qualquer banda ao sucesso. Aquela que é considerada a primeira banda de punk e sem dúvida uma das mais famosas da história, com vocês: Ramones.

O Ramones surgiu em 1974 onde o rock que era tocado nas rádios já não trazia mais a mesma energia de 10 anos antes e os "super solos" e técnicas contavam mais do que a própria música em si. E muitos se rendiam a essas músicas, tendo como principal referência a banda inglesa Led Zeppelin que é um grande exemplo disso. Já cansados dessa situação os dois amigos Douglas Colvin e John Cummings decidiram comprar alguns instrumentos e equipamentos baratos e montar uma banda para poder "nadar contra a corrente". Para completar a banda chamaram Jeffrey Hyman, um amigo de Douglas para tocar bateria. Nessa época eles tentaram tocar alguns covers antigos de rock mas não conseguiram (afinal eles nunca haviam tocado nada e não é pegar no instrumento e simplesmente tocar). Com o fracasso em tocar músicas dos outros eles começaram a escrever suas próprias músicas. Nessa época de "banda de garagem" músicas como "I Don't Wanna Walk Around With You", "I Don't Wanna Be Learned", "I Don't Wanna Be Tamed", "I Don't Care".

Fato interessante: Repare bem no título das primeiras músicas e veja que a maioria começa com "I Don't Wanna" (Eu não quero) e isso é uma das coisas que contribuiu para que o punk fosse chamado de música "rebelde" (pelo amor de Deus não confundir com a novela mexicana).

A formação da banda na época era Douglas Colvin no contra baixo e vocais da banda, John Cummings na guitarra e Jeffrey Hyman na bateria. Mas a Douglas começou a sentir um pouco de dificuldade em tocar baixo e cantar assim como Jeffrey não conseguia tocar bateria e cantar. A solução foi achar outro baterista e deixar Jeffrey apenas nos vocais. A banda então começou a procurar por um novo baterista e fez pequenas "audições" no  Performance Studio onde seu amigo Thomas Erdelyi trabalhava. Antes de cada baterista fazer sua performance, Thomas pegava as baquetas e mostrava o que a banda queria. Ao final dos testes nenhum baterista tinha realmente agradado a banda a não ser o próprio Thomas que tocava para todos verem como deveria ser feito, o que levou ele a entrar para a banda.

Fato interessante: Bom a essa altura você deve estar se perguntando de onde surgiu o nome Ramones. Vamos explicar. Os quatro membros da banda queriam se sentir como uma família e por isso decidiram adotar "nomes artísticos" e todos com o mesmo sobrenome. A escolha do nome Ramones tem duas origens prováveis. A primeira é que eles quiseram homenagear o produtor Phil Ramone (que produziu grandes nomes da música como Madonna, BB King, Frank Sinatra, Elton John, Rod Stewart e por aí vai). A outra história conta que eles fizeram um brincadeira com o nome falso que Paul McCartney (ex-Beatle) usava para se registrar em hotéis (Paul Ramone). Todos passaram a usar o sobrenome Ramone, sendo assim Douglas Colvin virou Dee-Dee Ramone, John Cummings virou Johnny Ramone, Jeffrey Hyman virou Joey Ramone e Thomas Erdelyi virou Tommy Ramone.

A banda passou a tocar em um bar famoso de Nova York, conhecido por ter sido o ponto de partida para muitas bandas de rock, inclusive o Ramones, o CBGB's. A banda sempre tocava por lá e no início de 1975 uma jornalista os viu tocando e começou a escrever sobre aquela nova banda empolgante chamada Ramones o que fez com que a fama da banda começasse a aumentar no cenário de Nova York. A banda gravou sua demo no final de 1975 com músicas como "Judy is a Punk" e "I Wanna Be Your Boyfriend" e levaram nas gravadoras até que em 1976 conseguiram um contrato com a Siren Records.

A banda entrou logo em estúdio para começar a gravar seu primeiro LP. O resultado foi o álbum "Ramones" que com 14 músicas não tinha nem 30 minutos de duração. O álbum também ficou famoso por ter sido gravado em menos de uma semana e ter gastado apenas cerca de 6.400 dólares, isso em uma época onde álbuns chegavam a gastar facilmente mais de 50.000 ou 100.000 dólares. É considerado por muitos como o verdadeiro início da revolução punk que iria explodir apenas alguns anos depois e um grande incentivo para bandas punk inglesas como Sex Pistols e The Clash. "Blitzkrieg Bop", "Judy is a Punk", "I Wanna Be Your Boyfriend" e "53rd & 3rd" já estavam nesse álbum que também tinha uma das capas mais famosas da história do rock, com os quatro encostados na parede e encarando a câmera.

A banda voltaria para estúdio já no final de 1976 para começar a gravação do seu segundo álbum que foi lançado em janeiro de 1977 sob o nome de "Leave Home". O álbum acabou sendo o primeiro (e único) da banda a ter uma música censurada "Carbona Not Glue" que de acordo com as pessoas incentivava o uso de drogas pelo jovens. Mesmo assim o álbum fez certo sucesso e trazia músicas como "Pinhead" e "Gimme Gimme Shock Treatment".


Ainda no final de 1977 a banda já lançaria o seu terceiro álbum "Rocket to Russia" que além do punk já tão conhecido da banda trazia alguns elementos do surf rock. "Sheena is a Punk Rocker" e "Teenage Lobotomy" estavam nesse álbum, além do cover de "Surfin' Bird" (que é muito bom hehehe. Quem assiste o desenho Family Guy [Uma Família da Pesada] provavelmente vai conhecer a música). É considerado como um dos melhores álbuns da banda.


A banda começava a fazer turnês cada vez maiores, passando por toda América do Norte e Europa o que tomava muito tempo dos membros da banda o que fez com que Tommy Ramone decidisse deixar a banda, para se tornar um produtor musical, no início de 1978, tendo como um dos últimos registros dele na bateria da banda o show realizado na virada do ano no Rainbow Theatre. Para o seu lugar foi chamado o baterista Marc Bell, agora Marky Ramone.

O primeiro trabalho de Marky com os Ramones foi a gravação do quarto álbum de estúdio da banda "Road to Ruin", que entre os principais destaques tinha "I Wanna Be Sedated". O álbum foi produzido por Tommy Erdelyi e assim como os álbuns anteriores, fez um sucesso considerável.

Fato interessante: Boatos dizem que o guitarrista Slash (ex Guns n' Roses e Velvet Revolver) aprendeu suas primeiras músicas na guitarra ouvindo esse álbum e tentando tocar junto.

Em abril de 1979 é lançado o álbum gravado ao vivo "It's Alive" que foi gravado na virada do ano de 1977 ainda com Tommy Ramone na bateria e trazia 28 músicas dos três primeiros álbuns da banda.

No ano de 1979 a banda é convidada pelo diretor Roger Corman a participarem do filme "Rock n' Roll High School", gravando duas versões da música "Rock n' Roll High School" para o filme, que além dos Ramones contava com artistas como Chuck Berry, MC5 e Devo na trilha sonora. Além das duas versões da mesma música ainda trazia algumas outras músicas gravadas ao vivo nos anos anteriores e a inédita "I Want You Around".

Em 1980 a relação entre os membros da banda começou a se desgastar, principalmente pelo fato de que Joey queria mais de suas músicas nos álbuns da banda que contava principalmente com composições de Dee Dee e Johnny. A gravadora nesse ano então decidiu tentar um apelo mais comercial para os Ramones, que mesmo tendo boas vendas ainda não eram fenômenos de vendas. Para tentar um som novo da banda eles chamaram o produtor Phil Spector que já havia produzido John Lennon e Georgie Harrison, além de algumas músicas do último álbum dos Beatles, "Let It Be". O período de gravação não foi dos mais fáceis já que Phil parecia dar preferência a Joey e sempre queria mais uma repetição nos takes para tentar a perfeição nas músicas o que não agradava os membros da banda que se recusavam a gravar a mesma música várias vezes.

Fato interessante: Dee Dee Ramone alguns anos depois afirmou que Phil chegou a ameaçar a banda com uma arma para obrigá-los a gravar uma música novamente (hehe não preciso dizer que esse foi o único álbum dos Ramones produzido por Phil Spector não é?).

A abordagem para algo mais "comportado" acabou não agradando nem aos fãs antigos da banda nem conseguindo novos fãs o que fez com que o álbum "End of the Century" tivesse uma das vendagens mais fracas da carreira da banda.

A partir de 1981 a relação entre a banda estava cada vez pior mas mesmo assim conseguiram voltar para estúdio e gravar o álbum "Pleasant Dreams" que foi o primeiro a não creditar as músicas ao grupo e sim ao autor específico (com 7 músicas de Joey e 5 de Dee Dee).

Fato interessante: A música "The KKK Took My Baby Away" foi escrita por Joey Ramone depois de Johnny roubar sua namorada (viu não deixou o cara compor as músicas da banda ele teve tempo para roubar a sua namorada).

Em 1981 a banda se apresentou no US Festival, na Califórnia, que teve um público de cerca de 500 mil pessoas, o maior público da história da banda.

O resultado dos últimos álbuns da banda não estavam agradando os Ramones que decidiram tentar voltar sua sonoridade para as raízes no álbum de 1983, "Subterranean Jungle", que também trazia três covers. O processo de gravação do álbum acabou sendo bastante complicado devido ao alcoolismo de Marky que faltava a diversos shows e mal conseguia tocar em estúdio mais. Devido a isso a bateria em algumas músicas como "Time Has Come Today" foi gravada por Billy Rogers e "Outsider" gravada por Richard Reinhardt. Marky acabou deixando a banda para tratar seu problema com álcool e para seu lugar Richard acabou sendo chamado para integrar o grupo punk, agora sob o nome de Richie Ramone. O álbum também foi o primeiro a contar com uma música toda cantada por Dee Dee Ramone, "Time Bomb".

A banda então teve que entrar em férias forçadas no meio de 1983 quando Johnny teve que ser internado após uma briga de bar. A confusão começou quando Johnny teria visto uma garota bêbada em um bar e ofereceu ajuda para levá-la para casa (safadenho) e tudo ia bem até o namorado da garota chegar e espancar Johnny que acabou tendo que fazer uma cirurgia cerebral depois do crânio ser fraturado (por isso lembrem-se sempre rapazes, antes de tentar alguma coisa com alguém no bar perguntem se a garota é solteira, ou no mínimo perguntem se o namorado dela é muito grande ou sabe lutar). Johnny teria alta para voltar a gravar no fim de 1983 e foi um momento que fez a banda se reunir um pouco mais novamente.

"Too Tough to Die" foi lançado em 1984 e o título do álbum (assim como da faixa que dava nome ao álbum) foi uma homenagem de Dee Dee a Johnny (Too Tough to Die, é algo como: Muito durão para morrer). O álbum foi gravado sem a preocupação de tentar emplacar um hit ou fazer muito sucesso, além de ser o primeiro oficialmente com Richie Ramone na bateria da banda.

 No meio de 1985 a banda compôs junto com Jean Beauvoir (ex baixista da banda Plasmatics) a música "Bonzo Goes to Bitburg" como uma forma te protesto a ida do presidente norte americano Ronald Reagan ao cemitério de guerra na Alemanha, onde se encontravam vários corpos de militares da época do nazismo. A música obviamente não foi lançada nos EUA, sendo lançada apenas na Inglaterra.

O novo álbum da banda veio em 1986, "Animal Boy" que trazia a música "My Brain is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg)" e "Somebody Put Something in My Drink" que foi inspirada em fatos reais quando alguém "deixou cair" ácido na bebida de Richie. O álbum também trazia "Love Kills" cantada por Dee Dee que era uma música inspirada na história de Sid Vicious (baixista da banda Sex Pistols).

A banda continuava incansável com suas turnês e gravações e já em 1987 entrou em estúdio novamente para gravar "Halfway to Sanity" que entre outras trazia a famosa "Spider-Man" (aquela: spider man, spider man, does whatever a spider can... e por aí vai). De acordo com o próprio Johnny é o seu segundo álbum favorito do Ramones atrás apenas de "Rocket to Russia" e mesmo assim foi um completo fracasso com a crítica. Outra música de destaque desse álbum é "I Wanna Live", além de "Go Lil' Camaro Go" que trazia a vocalista Deborah Harry, ex-Blondie, como participação especial.

Tudo parecia ir bem novamente para os Ramones quando Richie anunciou sua saída da banda logo após terminar a gravação de "Halfway to Sanity". Aparentemente tudo começou quando Richie começou a namorar uma garota milionária que foi quem avisou os outros membros da banda que Richie estava fora. Mesmo sendo procurado pelos antigos companheiros ele não deu nenhuma satisfação para eles ou para ninguém.

A saída repentina de Richie fez com que a banda tivesse que cancelar alguns de seus shows as pressas e saísse a procura de um novo baterista. O escolhido foi Clem Burke, ex baterista da banda Blondie e fã assumido do Ramones. Clem assumiu o nome de Elvis Ramone (quanta pretensão) e fez seu primeiro show com a banda em 28 de agosto e o segundo e último no dia 29 de agosto. Mesmo sendo fã da banda o seu estilo era muito diferente do estilo da banda o que acabou não dando muito certo nos shows ao vivo. O problema do novo baterista então foi solucionado com a saída de Elvis e a volta de Marky que mesmo desacreditado de sua recuperação no começo mostrou para seus colegas que estava bem para voltar a tocar com a banda. Marky "salvou a pátria" e nenhum show da banda teve que ser cancelado, tendo inclusive tocado no Ritz no show que foi gravado e seria usado para lançar o vídeo de "I Wanna Live".

A banda voltou para estúdio em 1989 para gravar o álbum "Brain Drain" que é o maior sucesso comercial da banda, isso por causa que a música "Pet Sematary" foi usada por Stephen King (que é fã declarado da banda) no filme "Cemitério Maldito". Além de "Pet Sematary" (melhor música do Ramones) o álbum também tinha "I Believe in Miracles" e "Merry Christmas (I Don't Want to Fight Tonight)". A banda então gravou o clip para a música "Pet Sematary" em um cemitério no Nova York em uma noite de lua cheia e o vídeo foi um sucesso, sendo exibido exaustivamente na MTV norte americana e finalmente a banda parecia que iria receber o reconhecimento comercial que sempre mereceu.

Mesmo sendo o momento de maior sucesso do grupo a relação com Dee Dee já não estava muito boa e ele chegou a afirmar que não queria tocar naquele álbum e que as coisas sempre eram jogadas em cima dele, o que resultou na saída de Dee Dee da banda que afirmou que iria se dedicar ao hip hop virando Dee Dee King. Dee Dee dizia que toda aquela pressão de compôr e tocar em turnês enormes era muita pressão para ele e ele queria se sentir mais livre e por isso estava deixando a banda, mas mesmo assim chegou a ajudar a banda na composição de algumas músicas do álbum seguinte.

A banda decidiu continuar mesmo sem seu principal compositor e fundador da banda e decidiu fazer uma audição para procurar um novo baixista. A escolha da banda para assumir o baixo foi CJ Ramone (Christopher Joseph Ward).

Fato interessante: A audição para um novo baixista, de acordo com a própria banda, foi desanimante já que muitos dos que compareceram nem ao menos chegaram a tocar e foram lá apenas para conhecer seus ídolos. A escola de CJ foi feita porque eles acharam que ele tinha um estilo próprio e não tentava apenas copiar Dee Dee como os outros.

Pouco tempo depois da sua chegada CJ já teve que mostrar que era merecedor de estar nos Ramones na apresentação feita em 30 de setembro de 1989 em Barcelona na Espanha, onde o show foi gravado para ser lançado o álbum "Loco Live" que é considerado um dos melhores álbuns ao vivo da década de 1990.

Mesmo com a banda estando em seu auge (finalmente) Joey achava que não era hora de lançar um novo álbum e por isso diversas compilações foram lançadas na década de 1990, "All The Stuff (And More!) Volume 1" era um álbum duplo com os dois primeiros álbuns da banda e "All The Stuff (And More!) Volume 2" era outro álbum duplo com o terceiro e quarto álbum da banda além de quatro músicas inéditas, além disso a banda também lançou "Lifestyle of the Ramones" que era uma compilação de todos os vídeos da banda até então.

Finalmente em 1992 a banda lançou o primeiro álbum depois da saída de Dee Dee, "Mondo Bizarro", que foi um verdadeiro sucesso de vendas assim como seu antecessor "Brain Drain", principalmente por que de uma hora para outra o Ramones passou para o status de ídolos, principalmente por não mudarem seu estilo musical mesmo depois de tantos anos. Músicas como "Poison Heart" (que é de co autoria de Dee Dee Ramone), "Censorhit" e "It's Gonna Be Alright" são destaques no álbum.

A banda então decidiu gravar um álbum de covers de suas músicas favoritas da década de 1960. Músicas como "Have You Ever Seen the Rain?" (Creedence Clearwater Revival), "Out of Time" (Rolling Stones), "My Back Pages" (Bob Dylan), "When I Was Young" (The Animals) e outras fizeram parte do álbum, que acabou sendo um tiro pela culatra da banda, já que o público queria ouvir o punk da banda e não foi exatamente isso que o álbum trouxe, o que abriu espaço para novas bandas punk aparecerem como Green Day e The Offspring.

Em 1994 Joey Ramone descobriu que estava com câncer e a partir do ano seguinte a banda teve que diminuir o número de shows já que Joey estava cada vez mais debilitado pela doença. A banda não havia anunciado sua separação mas todos já especulavam o eminente fim do grupo, que também já sabia que não poderia durar muito e decidiu gravar um álbum de despedida, "¡Adios Amigos!". O álbum foi lançado em 18 de julho de 1995, onde Joey gravou apenas duas faixas mais lentas e CJ apareceu como um bom compositor para o álbum.

A banda passaria o ano fazendo alguns shows de despedida que chegaram a render o terceiro álbum ao vivo da banda "Greatest Hits Live", gravado em fevereiro de 1996 em Nova York, com as duas últimas músicas gravadas em estúdio, um cover do Motorhead da música "R.A.M.O.N.E.S" e "Any Way You Want It" da banda The Dave Clark Five.

A banda então passou pela América Latina novamente e chegou a fazer um show em Buenos Aires para cerca de 70 mil argentinos (os argentinos são considerados como os maiores fãs dos Ramones, fato que fez com que a banda passasse diversas vezes pela América do Sul).

O último show da banda aconteceu em 6 de agosto de 1996 no Palace em Hollywood, tocando com diversos convidados especiais como Dee Dee Ramone, Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam), Lemmy Kilmister (baxista e vocalista do Motorhead), Chris Cornell (vocalista do Soundgarden) e Tim e Lars da banda Rancid. O show acabou rendendo mais um álbum ao vivo, lançado em 1997 com o nome "We're Outta Here".

A última vez que a banda se reuniu foi em 1999 para o lançamento da compilação "Hey Ho! Let's Go".

Em 2001 foi lançado o quinto e último álbum ao vivo do Ramones "You Don't Come Close" gravado em 1978 e com 11 faixas.

Finalmente em 2001 depois de muita luta contra o câncer Joey acabou falecendo, em um domingo de Páscoa, seguido em 2002 por Dee Dee Ramone que morreu por uma overdose de heroína e em 2004 foi a vez de Johnny morrer devido a um câncer de próstata descoberto ainda em 1997 (três minutos de silêncio).

Mas antes de Johnny morrer ele produziu, junto com Rob Zombie um tributo ao Ramones "We're a Happy Family: A Tribute to Ramones" que contava com artistas famosos como Eddie Vedder (Pearl Jam), Metallica, Marilyn Manson, Rob Zombie, Red Hot Chili Peppers, entre outros interpretando músicas dos Ramones (muito bom esse álbum e as músicas gravadas pelo Manson e o Red Hot ficaram melhores que as originais dos Ramones, na minha humilde opinião). Além disso a capa do álbum foi desenhada pelo fã da banda Stephen King.

E essa é a história da maior banda de punk da história, os caras que nunca foram fenômenos de vendas mas que nem por isso se venderam e sempre fizeram músicas realmente punk, o que é sem dúvida um exemplo para qualquer banda, já que tantas acabavam se vendendo. Essa é a família Ramones e a história de como os garotos que não sabiam mais que três acordes mudaram a história do rock e se tornaram uma das mais respeitadas banda que já existiu.


Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .