[Filme] O Chamado (1998)



O Chamado é um daqueles filmes que eu sempre quis assistir mas que, como em O Grito, tinha certeza que
ia me decepcionar. Tenho a impressão que estes filmes hiper famosos tem um tipo de efeito "maria vai com as outras", ou seja, uma pessoa incrivelmente medrosa assiste e diz pra todo mundo que é o inferno na terra e que ninguém deve assistir, aí o boato cresce e, sem mais nem menos, quem assiste fica com medo quando um alfinete cai no chão.

Sim, claro que estou superestimado um filme feito em 1998, mas quando lançado em VHS a distribuidora fez questão de escrever que o não se responsabiliza por nenhum acidente ou fatalidade que pudesse acontecer durante ou após a reprodução do filme, frase ridícula, óbvia e redundante, provavelmente dezenas de pessoas vão para o hospital engasgadas com pipoca em todo o tipo de filme e ninguém responsabiliza a distribuidora por isso, mas me deixou esperando um pinguinho de medo, o que não aconteceu.

A história é até interessante, principalmente quando você pesquisa e descobre que a personagem de Yamamura Shizuko é baseada em uma mulher que realmente existiu, Mifune Chizuko, nascida em 1886. Basicamente a moça mentia pra todo mundo dizendo que era vidente, até que numa demonstração em 1910 ela foi desmascarada e se matou um ano depois ingerindo veneno, isso mesmo, as coisas nunca envolvem um vulcão na vida real.

Anyway, achei interessante a famosa cena em que Sadako sai da TV (não vou avisar que é spoiler porque tenho a impressão que sou o único ser humano que não havia visto esse filme ainda), as unhas dela (ou a ausência de) são realmente nojentas e a forma com que a cena foi gravada, com ela andando para trás e depois invertendo a ordem, realmente aumentam o fator medo, mas nada suficiente para dar medo em ninguém, ok, alguém vai ter medo, alguém sempre tem.

O final é um plus, não é um daqueles filmes ridículos que acaba obviamente e também não é um daqueles filmes que terminam com um cliffhanger do tamanho de uma baleia azul que faz você questionar o verdadeiro sentido de ter esperado até o fim, é um final decente.

A experiência é boa, afinal é um clássico do terror (risos) mas se você espera qualidade esqueça, os atores não são lá muito bons (ou eu que não estou acostumado a ver filme japonês) e a trilha sonora é sofrível. Convenhamos que uma porta rangendo deixou de ser assustador na época de Napoleão.

Assista para dizer que assistiu e para concordar comigo, só.

PS: Não, não estou indicando porque acho que a maldição vai me atingir se eu não o fizer.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .