[História do Rock #25] Metallica


Então né, 25 vezes HdR e eu sem saber o que escrever aqui ainda (um dia inspirado é raro) então bláblábláblá, uma das maiores referências no mundo do metal e do rock em geral, hoje eu vou escrever (não hoje porque eu já escrevi isso antes de você começar a ler, mas eu ainda estou no hoje e você está no amanha, então isso é uma comunicação no tempo) sobre o Metallica.

Tudo começou em idos de 1981 (idos é ótimo), na cidade de Los Angeles, quando Lars Ulrich (baterista) decidiu colocar um anúncio em um jornal a procura de outros músicos para tocarem jams (jams são sessões de improviso e "brincadeiras" com músicas) no estilo Diamond Head e Iron Maiden. James Hetfield (vocal e guitarra) respondeu ao anúncio e em uma segunda tentativa de anuncio no jornal Dave Mustaine (guitarra solo) respondeu. Mesmo sem uma banda completa Lars pediu para Brian Slagel (fundador da gravadora Metal Blade Records) se eles poderiam gravar uma música para o álbum que a gravadora ia lançar "Metal Massacre", uma espécie de compilação para que novas bandas de metal underground sem gravadora pudessem gravar e lançar uma música (houveram diversos "Metal Massacre's" depois desse que foi o primeiro, e os seguinte revelaram bandas como Slayer, Overkill e Armored Saint). A banda então escreveu e gravou a primeira música de sua autoria "Hit the Lights" que contou com James tocando baixo na música e teve seu solo creditado a Lloyd Grant.

Fato interessante: A banda até pouco antes de gravar a música para a coletânea "Metal Massacre" ainda não tinha nome e Lars decidiu pedir ajuda para seu amigo Ron Quintana que estava criando uma fanzine de metal e um dos nomes pensados não foi aproveitado por Quintana e acabou sendo usado por Lars para sua nova banda: Metallica. Essa é a história que eu sempre conheci e "oficial" mas alguns acreditam que Lars simplesmente "roubou" o nome sem consultar Quintana e este acabou "deixando pra lá" (eu não dou crédito a essa versão da história, mas acreditem no que quiserem).

Fato interessante 2: Sabem como deixar qualquer fã do Metallica p*** da vida? Simples, digam que também são fãs da banda e escrevam Metallica errado (Metalica, Mettalica, etc.). Bem continuando, na coletânea a música "Hit the Lights" foi creditada a banda Mettallica, o que com certeza deixou os caras da bandas indignados, mas mesmo assim foi o suficiente para a banda começar a ganhar uma visibilidade na cena underground do metal.

A banda ainda precisava de um baixista e Ron McGovney que era amigo de James foi convocado para tocar na banda. Bom nem tudo são flores e Ron não conseguia se entender com Lars, o que sempre levava a discussões entre os dois, além de encrencas com Dave que chegava quase a praticar bullying com o cara (sacanagem, Mustaine chegou a derrubar cerveja no baixo do cara). Enquanto os outros membros da banda achavam que Ron não acrescentava em nada a banda  Ron também ficou cada vez mais cansado já que ele é quem tinha que usar seu carro para transportar o equipamento da banda para os shows sendo o motorista/baixista oficial. Mesmo com os problemas Ron ainda foi o baixista do Metallica na primeira demo da banda "No Life 'Til Leather". Ron acabou desistindo da banda em 1982 por causa dos motivos já mencionados e deixou o cargo de baixista da banda vago novamente.

A banda ainda estava a procura do novo baixista quando Lars e James viram um show da banda Trauma em um bar e se entusiasmaram muito com o baixista daquela banda, Cliff Burton (sim ele é parente do Tim Burton. Não, mentira não tem nada a ver, os dois nem se conheceram, eu acho). Os dois pedem para Cliff se juntar ao Metallica mas Cliff acaba recusando a oferta e só deixa uma opção para James e Lars: "encher o seu saco" a noite toda até que ele aceitou mas com uma condição, o Metallica teria que se mudar de Los Angeles para São Francisco que era onde Cliff morava. O desespero por aquele excepcional baixista falou mais alto e a banda foi para seu novo lar.

A banda na sua nova casa então começou seus shows e procurar uma gravadora para lançar seu primeiro trabalho. A banda então depois de muita insistência conseguiu um contrato com Johnny Zazula,, um promotor de concertos que depois de ouvir a demo da banda se ofereceu para buscar uma gravadora em Nova Iorque e quando não conseguiu achar uma gravadora que bancasse o álbum da banda ele mesmo decidiu emprestar o dinheiro para a banda poder gravar seu álbum na sua gravadora a Megaforce Records.

Agora com um contrato a banda logo começou a escrever suas novas músicas, mas a boa fase não durou muito. Dave Mustaine começava a abusar muito do álcool e das drogas e isso começou a causar problemas com os outros membros da banda o que acabou causando sua demissão nada amigável da banda. Ao sair da banda ele chegou a dizer que iria formar uma outra banda que seria melhor que o Metallica e a melhor do mundo, o que resultou no Megadeth que é sem dúvida uma das maiores banda do Thrash Metal junto com o Metallica, mas não acredito que seja maior. Mustaine foi demitido mas a banda não ficou muito tempo sem um guitarrista solo já que menos de 24 horas depois Kirk Hammett, guitarrista da banda Exodus, se ofereceu para ser o novo guitarrista do Metallica e entrou para a banda.

Agora a banda estava completa e entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum em 1983. O "Kill em' All" acabou fazendo um relativo sucesso para um álbum de estreia de uma banda e é considerado um dos maiores clássicos do metal até hoje. O álbum contava com as músicas "Hit The Lights", "Seek and Destroy", "Whiplash" e "(Anesthesia) Pulling Teeth" que é uma música instrumental solo de contrabaixo. O ábum trazia algumas músicas que foram creditadas de co-autoria a Dave Mustaine, mesmo que ele não quisesse que a banda usasse suas músicas. O álbum teve vendas consideráveis e ficou em 120º na Billboard 200.

A banda saiu em turnê e logo voltou para estúdio para gravar seu segundo álbum. A gravação de "Ride the Lightning" foi bastante esperada pelos fãs da banda que começavam a surgir e que ganharam um belo presente com o segundo álbum da banda. O álbum ficou por cerca de 50 semanas na Billboard 200 e tinha músicas como "Ride the Lightning", "For Whom the Bell Tolls" e "Fade to Black".

Fato interessante: "Ride the Lightning" é uma gíria usada nas prisões norte-americanas para designar o corredor da morte na cadeira elétrica, que também ilustra a capa do álbum.

O Metallica então desfrutava de uma crescente popularidade e começou a fazer suas primeiras turnês europeias e o seu sucesso começava a ser tão grande que a gravadora inglesa Music for Nations decidiu lançar um EP "Creeping Death" em edição limitada com 40 mil tiragens que não duraram muito tempo. Os shows da banda também começavam a lotar cada vez mais, tendo uma média de 1.200 pessoas por show na turnê européia, além de ter tocado no festival Monsters of Rock para uma multidão de 70.000 pessoas (até então sua maior platéia).

A banda voltou para o estúdio para gravar o seu terceiro álbum e talvez um dos mais bem sucedidos da
história da banda. "Master of Puppets" foi lançado em fevereiro de 1986 e trazia a mesma agressividade dos álbuns anteriores mas com uma sonoridade muito mais elaborada e solos mais complexos. Também foi o primeiro álbum da banda que não teve nenhuma canção creditada a Dave Mustaine. O álbum chegou a 29º na Billboard 200 e permaneceu na lista durante 72 semanas, além de já ter sido eleito o melhor álbum de metal da história diversas vezes em diversas pesquisas. O álbum contava com um setlist que trazia músicas como "Master of Puppets", "Battery" e a instrumental "Orion". O álbum até então vendeu quase 7 milhões de cópias apenas nos EUA, além de ter sido incluído na lista dos 200 álbuns definitivos do rock and roll.

O sucesso da banda parecia que só fazia aumentar a cada dia e a banda novamente voltou para a Europa para mais uma excursão no velho continente. Infelizmente essa turnê não acabou bem e em uma viagem de ônibus que a banda fazia indo de Estocolmo para Copenhague o ônibus derrapou na pista congelada e capotou matando instantaneamente o baixista Cliff Burton. Os outros membros saíram do acidente com apenas alguns machucados leves, mas mesmo assim alguns rumores sobre o futuro da banda surgiram. Depois do funeral de Cliff nos EUA a banda decidiu continuar em frente em memória de Cliff que iria querer isso e logo estava fazendo testes para um novo baixista. O escolhido acabou sendo Jason Newsted.

Fato interessante: Durante a turnê James acabou sofrendo um acidente enquanto andava de skate e machucou o pulso não podendo tocar guitarra no resto da turnê, entrando em seu lugar John Marshall, o roadie da banda, enquanto James apenas cantava (roadie é o cara responsável por arrumar os instrumentos no palco, guardá-los depois do show e etc).

A banda terminou a turnê europeia no ano seguinte com Jason e chegou a lançar o EP "The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited" em 1987 para testar um novo estúdio que eles haviam construído.

O primeiro álbum "oficial" de Newsted com o Metallica foi lançado em 1988 sob o nome "...And Justice for All" (acredito que esse álbum tenha "gerado" uma das camisas mais famosas entre os metaleiros mundo afora). O álbum como era de se esperar foi um sucesso ainda maior da banda, sendo o primeiro a entrar no top 10 da Billboard 200, ficando em 6º lugar. "One", "Harvester of Sorrow" e "...And Justice for All" estavam no álbum, sendo que o principal destaque vai para "One" que foi a primeira música da banda a ganhar um vídeo clipe.

Fato interessante: O clipe de "One" traz a cenas misturadas da banda tocando em um galpão abandonado e cenas de um filme. O filme em questão é "Johnny Got His Gun"de 1971. A ideia de usar cenas do filme foi de Lars e James que para não enfrentarem uma negociação por direitos autorais da obra decidiram simplesmente comprar todos os direitos do filme (simples, rápido e prático. Ou nem tanto). A banda decidiu então fazer duas versões para o clipe antes de mandá-lo para a MTV, um apenas com a banda no galpão e outro com cenas do filme misturadas, já que eles não sabiam se a MTV iria aceitar o clipe com as cenas do filme. A MTV não só aceitou como decidiu passar os dois clipes que foram um enorme sucesso que aumentaram ainda mais a fama da banda.

A banda depois de sua turnê mais bem sucedida até então voltou para estúdio para gravar seu quinto álbum
em 1989. O Metallica entrou em estúdio e então diversas brigas internas começaram a surgir sobre diversos assuntos, e principalmente com o produtor do álbum. A banda demorou mais de um ano para terminar a gravação do álbum e gastou mais de um milhão de dólares mas valeu a pena. O álbum lançado foi o "Metallica" ou "The Black Album" (O Album Preto) como é conhecido pelos fãs. Nesse álbum diversas mudanças aconteceram, sendo a mais aparente a diminuição na velocidade das músicas, fazendo com que os fãs mais chatos começassem a chamar a banda de vendidos. Mesmo assim o álbum alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e já vendeu mais de 28 milhões de cópias nos EUA, sendo até hoje o álbum mais bem sucedido da banda. "Enter Sandman", "Nothing Else Matters", "Sad But True" e "The Unforgiven" estavam no álbum, o que prova que a banda realmente se tornou mais comercial, mas não exatamente vendida. Além disso, esse é o primeiro álbum da banda que não apresenta uma música toda instrumental.

Fato interessante: Na turnê que se seguiu ao Black Album a banda passou a usar efeitos de pirotecnia (efeitos com fogo) e em uma das apresentações James Hetfield acabou se queimando sofrendo inclusives algumas queimaduras de terceiro grau o que o impediu de tocar guitarra pelo resto da turnê, sendo que o guitarrista durante a turnê acabou sendo o roadie da banda John Marshall deixando James apenas com os vocais (de novo).

Fato interessante²: O nome Black Album é uma referência ao nome como era chamado o White Album dos Beatles que não tinha nome na capa, apenas The Beatles.

Depois de tantos shows (incluindo shows como no tributo a Freddie Mercury e o Woodstock '94, a banda finalmente voltou para estúdio três anos depois para gravar seu sexto álbum, que inicialmente seria um álbum duplo, mas depois a banda decidiu lançar um álbum simples e terminar as outras músicas no ano seguinte. O álbum lançado foi o "Load" lançado em 1996 com uma mudança significativa na sonoridade da banda que já vinha sendo criticada pelos fãs antigos desde o álbum anterior, mas nesse a mudança foi muito mais perceptiva, com uma influência muito maior no blues. Mesmo desagradando os antigos fãs, a banda conseguiu com que mais uma vez seu álbum chegasse ao topo da Billboard 200 e permanecesse lá por 4 semanas consecutivas. "King Nothing", "Ain't My Bitch" e "Until it Sleeps" foram os principais destaques de
"Load".

O projeto de álbum duplo não saiu mas grande parte do trabalho com as novas músicas já estava feito e por
isso a banda apenas ajeitou algumas coisas no seu novo álbum podendo lançá-lo já em 1997 com o nome de "ReLoad" (bem sugestivo). O álbum, assim como sugeria seu nome, era uma espécie continuação do álbum anterior com uma sonoridade bastante parecida com o mesmo, já que foram usadas as músicas "descartadas" do álbum anterior (que seria duplo). O álbum como já era de se esperar por ser uma continuação do anterior acabou não fazendo tanto sucesso, já que a nova sonoridade da banda não agradava tanto aos fãs fiéis do antigo metal da banda. "ReLoad" é um dos álbuns com menos sucessos da banda, tendo "The Unforgiven II" e "Fuel" como principais destaques, mas que não podem ser considerados como grandes hits do Metallica (mesmo que eu ache "The Unforgiven II" muito boa, talvez tão boa quanto "The Unforgiven").

A banda que já tinha alcançado o topo e sem dúvida já era uma das mais reconhecidas bandas na história do rock então decidiu lançar um álbum apenas com covers de bandas que foram uma grande influência no som do Metallica. O "Garage Inc." era um álbum duplo apenas com covers, sendo o primeiro com músicas feitas especialmente para o álbum e o segundo com músicas que já haviam sido lançadas em sua grande maioria ou tocadas ao vivo. Bandas como Queen, Black Sabbath, Diamond Head, Motorhead, Lynyrd Skynyrd e Thin Lizzy entre muitas outras tiveram músicas suas no álbum que traz ótimas versões do Metallica e que vale a pena ser ouvido.

O Metallica então continuava com seus shows até que o maestro da Orquestra Sinfônica de Nova Iorque , Michael Kamen, entrou em contato com a banda para fazer um show misturando a orquestra com o Metallica. A banda aceitou o convite e as apresentações aconteceram em 21 e 22 de abril de 1999 onde a banda tocou junto com a orquestra músicas de todos os seus álbuns e duas músicas inéditas escritas junto com Kanen, "No Leaf Clover" e "Minus Human". Os dois shows foram gravados e lançados em forma de VHS, CD, DVD e VCD, com o nome de "S&M" (Symphony & Metallica) em novembro daquele mesmo ano.

O começo da nova década não foi algo muito bom para a banda. Em 2000 a banda descobriu que a sua demo da música "I Desappear" que faria parte do filme Missão Impossível 2, estava tocando nas rádios sem a sua permissão. Uma investigação foi feita para descobrir como aquilo tinha acontecido e foi descoberto que a música fora compartilhada pelo Napster (uma das primeiras redes de compartilhamento de arquivos, criada em 1999). O Metallica então entrou com uma ação na justiça contra a Napster por quebra de direitos autorais e pirataria, sendo uma das primeiras de muitas que abririam um processo contra a Napster levando ao seu fechamento em 2001. Essa atitude acabou afetando um pouco a imagem que os fãs tinham da banda, já que no início de sua trajetória a própria banda chegou a distribuir alguns álbuns para divulgar seu trabalho e agora proibia uma empresa de fazer o mesmo (o que não é o mesmo, afinal agora eles estavam vendendo e ganhando dinheiro então simplesmente estavam protegendo seus interesses. É óbvio que hoje em dia isso não é mais possível).

Em 2001 a banda finalmente planejava a voltar para estúdio para gravar um novo álbum, mas pouco antes de a banda entrar no estúdio para começar a gravar o baixista Jason Newsted decidiu deixar a banda alegando que depois de anos tocando com o Metallica ele tinha sofrido alguns danos físicos, o que acabou sendo desmentido inclusive por ele próprio depois já que ele queria dedicar mais tempo ao seu projeto paralelo "Echobrain" e queria ter mais participação nas composições da banda, o que não acontecia. Co a saída de Jason o produtor da banda Bob Rock acabou entrando em estúdio para gravar o baixo com a banda até que encontrassem um novo baixista. As gravações então começaram no final de 2002 e o processo de gravação foi gravado e lançado como parte do documentário "Some Kind of Monster".

Durante o processo de gravação a banda finalmente achou seu novo baixista, que já havia inclusive tocado junto com a banda de Ozzy Osbourne, o escolhido era Robert Trujillo, que acabou sendo creditado no álbum da banda mesmo sem ter gravado as faixas.

O novo álbum foi lançado e 2003 com o nome de "St. Anger" e é considerado um dos mais pesados da banda, mas mesmo assim acabou não agradando aos fãs pela falta de solos e por ser algo tão cru, tendo como maior ponto positivo que a banda havia voltado para seu lado pesado (realmente o álbum está pesado, mas não se parece em nada com o pesado do início da carreira do Metallica e que todos queriam ouvir de novo). O álbum vendeu cerca de 6 milhões de cópias no mundo e venceu o grammy de "Melhor Performance de Metal" em 2004.

Fato interessante: Ainda em 2003 a banda foi escolhida como ícone da MTV americana e foi homenageada em um show com grandes artistas fazendo apresentações com suas músicas (o Metallica foi a terceira banda a ser homenageada assim pela MTV). Bandas como Korn, Linkin Park, Limp Bizkit, Avril Lavigne (What?) e Snoop Dog (What?²) apresentaram músicas da banda, sendo que a música "One" tocada pelo Korn foi aplaudida de pé pelo próprio Metallica que assistia a apresentação na primeira fila do show.

Depois do final da longa turnê de divulgação do álbum que durou cerca de um ano e meio a banda decidiu entrar em hiato para passar um pouco de tempo com os amigos e a família e poder descansar um pouco.

Em 2006 a banda anunciou que estaria entrando novamente em estúdio para começar as gravações de seu
novo álbum e pela primeira vez desde 1991 a banda estaria com um novo produtor. A banda entrou em estúdio para gravar no final de 2007 e o resultado foi lançado em setembro de 2008. "Death Magnetic" acabou tendo uma aceitação um pouco maior por parte dos fãs da banda já que a sonoridade acabava lembrando um pouco o velho Metallica, com seus solos e tudo mais. O álbum foi o quinto consecutivo do Metallica a estrear em primeiro lugar na Billboard 200, sendo a primeira banda a conseguir esse feito. O álbum já vendeu cerca de 10 milhões de álbuns no mundo até hoje, e tinha músicas como "Cyanide", "My Apocalipse", "The Day That Never Comes" e "The Unforgiven III" (essa última com uma introdução no piano que para quem ouve não se parece em nada com Metallica. Não que seja exatamente ruim).

Em 2009 a banda lançou dois DVD's de seus shows, tendo o primeiro sido realizado na Cidade do México nos dias 4, 6 e 7 de junho e lançado com o nome de "Orgulho, Paixão e Glória: Três Noites na Cidade do México" (ou o equivalente a isso em espanhol, já que o DVD foi lançado apenas na América Latina e no Brasil chegou a vender mais de 60 mil cópias). O segundo show foi realizado no dia 7 de julho na França e lançaram o DVD "Français Pour Une Nuit".

Em 2009 a banda também entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e nesta noite a banda tocou com dois baxistas, Jason Newsted e Robert Trujillo, além de homenagearem Cliff Burton. A banda tocou um Medley de suas músicas e agradeceu a todos os fãs que ficaram ao lado da banda nos bons e maus momentos.

Em junho de 2010 o Metallica se reuniu para tocar no Sonisphere Festival com Slayer, Anthrax e Megadeth (sim essa é a banda do amiguinho Dave Mustaine, expulso do Metallica no começa da carreira e que dividiu o mesmo palco com sua antiga banda pela primeira vez desde 1983) que são as bandas chamadas Big 4 (as quatro maiores bandas de Thrash Metal) fazendo um show para entrar na história e que foi transmitido em mais de 800 cinemas ao redor do mundo, além de ser lançado em forma de DVD posteriormente como "The Big Four Live From Sofia, Bulgaria". A banda ainda realizaria mais alguns shows com o Big 4 durante 2010 e 2011.

Em 2011 Lars afirmou que a banda estava escrevendo novas músicas em parceria com Lou Reed e que o novo álbum seria inspirado em duas peças do dramaturgo alemão Frank Wedekind. O álbum foi lançado em novembro de 2011 para o mundo todo com o nome de "Lulu". Todas as letras do álbum foram escritas por Lou Reed enquanto as melodias ficaram por conta do Metallica. Mesmo com uma parceria com tudo para dar certo o álbum teve uma baixa vendagem e críticas negativas (realmente não ficou muito bom, e as músicas não cantadas, são meio que declamadas, é algo diferente). 

Em setembro de 2011 a banda fez o show de encerramento na noite do metal no Rock in Rio (do Brasil) e com certeza foi um dos mais aguardados e também um dos melhores shows daquele RiR (aprenda sr. Axl).

Em 12 de dezembro ainda daquele ano a banda decidiu lançar um Ep com quatro músicas que não entraram no seu último álbum "Death Magnetic". O EP "Beyond Magnetic". E ainda em dezembro a banda se reuniu com todos os ex-integrantes (desde Lloyd Grant que foi o primeiro guitarrista e nunca chegou a tocar em um palco com a banda, até Dave Mustaine que saiu espumando de raiva da banda). O show aconteceu para celebrar os 30 anos da banda e que ainda contou com outros artistas como Ozzy Osbourne, Diamond Head e Apocalyptica.

Atualmente a banda está trabalhando em seu filme, "Metallica Through The Never", que tem data prevista de lançamento para o dia 24 de setembro (está chegando!) e que acompanhará um álbum triplo com 32 canções escolhidas do repertório da banda. 

E é isso, chegamos ao final de mais uma grande história de uma das maiores influências da década de 80 e que será pra sempre lembrada como uma das maiores banda de metal do mundo, o Metallica.


Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .