[Filme] O Show de Truman (1998)



Imagine um reality show no maior estilo Big Brother, mas que está no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e 365 dias por ano, neste show há apenas uma personagem principal, tudo gira em torno desta personagem e todas as outras pessoas são atores. É isto que é o Show de Truman, a transmissão ao vivo da vida de um homem, Truman Burbank, desde seu nascimento.

A ideia do filme é incrível, imagine só uma ilha separada do mundo por uma enorme redoma. Dentro dela tudo é verdadeiro, mas tudo é controlado minuciosamente para fazer Truman acreditar que aquilo que ele vive é o mundo real. Desde pequeno ele é condicionado, de uma maneira ás vezes não tanto sutil, a permanecer alí, na ilha, a vida dele é tão controlada que ele é traumatizado, ainda pequeno, para que não goste de água, não se sinta seguro nela, sendo assim, ele nunca conseguirá sair de lá.

Mas nem tudo são flores, há quem acredite que a vida Big Brother de Truman, cercado por cerca de 5 mil câmeras, é desumana. Estas pessoas se infiltram frequentemente entre os figurantes e tentam alguns minutos de fama, ou avisar o pobre homem que sua vida não é real. Alguns acidentes técnicos também acontecem, como quando parte do sistema de iluminação cai, de repente, na frente da casa de Truman, acidente que é mascarado pelo rádio logo em seguida, que o atribui a um avião defeituoso.

Mas são as pessoas que fazem parte da "vida" de Truman que representam a maior ameça ao reality show. Ele se apaixona por uma figurante, que tenta o avisar da grande mentira, mas que acaba sendo levada pelo "pai", por exemplo. Ou seu pai, que supostamente havia morrido no acidente que o traumatizou na infância aparecendo como um mendigo na ilha, de repente.

Truman é casado, mas não é feliz com sua mulher, já que vive com a imagem da figurante na cabeça. Seu sonho é sair da ilha e ir para Fiji, onde acredita que mulher esteja vivendo. O reality show é patrocinado por merchants no estilo novela das oito, onde, do nada, um dos atores começa a falar de um produto como se fosse a quinta maravilha do mundo.

E é desconfiando de tudo e de todos que Truman faz algo impensável, deixando o mundo inteiro apreensivo para saber o que vai acontecer. Falando em mundo, a sociedade representada no filme não é em nada diferente da nossa. Todo mundo assiste ao Show e Truman, as pessoas param de viver suas próprias vidas para ver o que Truman irá fazer isso, como Truman irá sair daquilo, e para especular ou apostar no que vai acontecer em seguida.

O filme é diferente de tudo o que eu já assisti até hoje, é muito bem escrito e muito bem produzido. É fácil imaginar como seria interessante ter um Show de Truman na vida real, seria um experimento incrível e que garantiria muita audiência para qualquer rede de TV. Mas o que fica é o impasse moral, seria extremamente desumano e horroso dominar a vida de uma pessoa daquela forma, controlando e dirigindo quem se relaciona com ele e como estas pessoas se relacionam?

Fora isso, a maior pergunta seria a que é feita constantemente no filme "como vai acabar?", até quando a mentira conseguirá ser mantida? No filme ela dura boa parte da vida de Truman, mas e depois? Depois de acabar o que aconteceria com Truman? Conseguiria ele começar uma vida normal quando a maior parte de sua vida foi uma mentira? Quando todos sabem quem ele é, o que ele faz, como ele faz e quando ele faz?

Talvez estejamos cada vez mais próximos de saber como seria um Show de Truman verdadeiro. As câmeras nós já temos, e elas estão por toda parte, ligadas todo o tempo, prontas para revelar ao mundo, o que qualquer pessoa faça. Os adeptos das teorias da conspiração podem começar a enlouquecer um pouco mais: não seria você o nosso Truman? Eis a questão.

Se eu indico? Absolutamente! E para aqueles que gostam de Californication, lembra da figurante que se apaixona pelo Truman? Então é a Natascha McElhone, mais conhecida como Karen!

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .