[Livro] Divergente, Veronica Roth


Lembro que eu tinha marcado como "vou ler" no Skoob, mas no fim ficou lá até que alguém chegou pra mim e falou: Você já leu Divergente da Veronica Roth? Estão falando que é muito bom e que nos faz pensar bastante. Guardei esse comentário bem no fundo da minha memória e o tempo se passou. No fim eu comecei a ler o livro porque eu estava entrando em depressão (tinha acabado uma outra série de livros).

Me arrependi muito de não ter lido antes. Trata muito de problemas sociais, com uma visão de um governo futurista separado por facções - Sinceridade, Destemor, Amizade, Abnegação e Erudição. Cada Facção representa uma virtude, mas às vezes acontece da pessoas serem divergentes, o que na verdade é uma grande problema, principalmente para o governo que quer manter o equilíbrio das coisas.

O que mais chama atenção é que quem não é apto para nenhuma facção é um sem facção (o que é meio óbvio), mas essas pessoas que são sem facção, elas não tem lugar para morar ou o que comer. Resumindo, ele são mendigos indigentes. Esse é um dos grandes problemas sociais que é tratado, o que nós convivemos dia a dia. E isso nos faz olhar de uma forma melhor para o mundo e querer ajudar as pessoas - no meu caso, sempre que eu vejo um morador de rua dou um pouco de dinheiro pra eles, não importa se é pra drogas ou bebidas, o importante é que eu estou ajudando e com um sorriso no rosto. Uma coisa que todos deviam fazer, isso com certeza iria melhorar seu dia, ou não. Pelo menos é o que alguns filósofos dizem.

Voltando ao assunto resenha: Recomendo esse livro para todas as pessoas maiores de 13 anos, de qualquer sexo e de qualquer idade. É um livro muito bem escrito, com o clímax muito bom e com uma história de revolução envolvente que é capaz de não te deixar dormir a noite por vontade de ler, ou até sonhar. Mas "cá" entre nós, já pensou em como você pode mudar o seu mundo?
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .