[História do Rock #23] Tenacious D


Estamos de volta mais uma vez, e dessa vez com uma banda que muitas pessoas desconhecem (infelizmente), mas estou aqui para mudar isso (ou tentar). Hoje estou aqui para apresentar uma banda que mistura o rock n' roll com muito humor e teatralidade, hoje estamos aqui para falar do Tenacious D.

Antes de começar com a história da banda já vou esclarecer que Jack Black (o da direita com cara de doidão) pode lhe parecer familiar caso você já tenha visto filmes como "Escola da Rock", "As Viagens de Gulliver", "O Amor é Cego", "Nacho Libre" e por ai vai (geralmente comédia), então se isso despertou seu interesse continue (se não despertou você pode continuar também, mal não vai lhe fazer, eu acho).

A história da banda começou em 1989 quando os dois faziam parte do grupo de teatro "Actor's Gang" em Los Angeles e com uma certa "inimizade" entre os dois no início já que Kyle se sentia inseguro por Jack ser o ator principal no grupo. Mesmo assim os dois superaram essa diferença e Kyle começou a ensinar Jack a tocar guitarra enquanto Jack dava algumas dicas de interpretação para Kyle (eles fizeram um famoso troca-troca). Os dois então começaram a escrever algumas músicas para se divertirem e apresentá-las para os outros colegas inicialmente e depois fazendo pequenas apresentações. A dupla de malucos então se apresentou independentemente pela primeira vez em 1994 quando ainda sem nome eles deram sugestões para a platéia daquela noite votar e escolher um nome para a banda. Algumas das sugestões foram "Balboa Biblical Theatre" e "Mischief a Axe Lord's Com Gorgazon's", além de "Tenacious D" que acabou sendo escolhido.

Fato interessante: O significado de Tenacious D é uma espécie de "gíria" que era usada por um comentarista esportivo para descrever um forte posicionamento defensivo no basquete (Tenacious Defense, ou uma defesa tenaz, consistente). Também pode ser interpretado como algo de duplo sentido já que alguns dizem que o D na verdade vem de Dick (seria uma forma de chamar o órgão genital masculino) o que faria muito mais sentido para o nome da dupla de insanos.

Foi nessa época também que a banda conheceu David Cross que escrevia e fazia parte do programa "Mr. Show" que ia ao ar na HBO. David então convidou a dupla para fazer três episódios humorísticos com eles. O primeiro episódio foi lançado em 1997 com o nome de "Tenacious D" mas os outros episódios acabaram ficando "congelados" no arquivo da HBO que queria mais 10 episódios mas não queria mais que a dupla escrevesse os roteiros e se concentrasse apenas nas músicas o que acabou não agradando os dois que desistiram do projeto até 2000 quando os episódios finalmente foram lançados pela HBO, sendo que estes episódios traziam muitas músicas que estariam no primeiro álbum que seria lançado pela banda.

Os dois começaram a fazer shows e foi então que conheceram um de seus parceiros mais importantes até então. Depois de uma de suas apresentações Dave Grohl (vocalista/guitarrista do Foo Fighters) foi até os rapazes para elogiá-los pelo seu som e sua performance no palco. Esse episódio iniciaria uma longa amizade entre a banda de Dave Grohl que iria convidá-los para participar do clip da música "Learn to Fly". A popularidade da banda então começou a se espalhar e eles chegaram a abir shows do Foo Fighters, Pearl Jam e Beck.

A "banda" assinou seu primeiro contrato com uma gravadora em 2000 com a Epic Records para lançarem
um total de 8 álbuns. O primeiro álbum foi lançado apenas no ano seguinte por causa da agenda de Black que tinha que conciliar a gravação do álbum com sua carreira no mundo das atuações. O álbum contava com uma banda completa com o convidado especial Dave Grohl na bateria. Lançado em 2001 o álbum recebeu tanto críticas boas como ruins e em 2005 chegou a receber certificado de platina. Pontos positivos do álbum foram levantados como o som que era verdadeiramente um "rock n' roll old school" e que trazia as melhores coisas da "era moderna" ao mesmo tempo, assim como o humor. Mas coisas como as esquetes (é algo como se fosse uma pequena história falada no intervalo de algumas músicas) foi considerado algo ruim (não liguem isso é ruim apenas se você não souber inglês) e também foi criticado o uso excessivo de "palavras de baixo calão". Mesmo assim o álbum traz um som realmente incrível e realmente engraçado e merece ser ouvido de ponta a ponta várias vezes (tendo músicas realmente viciantes), mas não recomendo se você tiver menos de 14 anos (isso porque eu sou compreensivo, já que o correto seria no mínimo 16 ou até 18 anos hein). Músicas como "Tribute" que conta como os dois derrotaram um demônio com a música mais incrível de todos os tempos mas que se esqueceram como era ela e fizeram esse "tributo" mostram o quão criativos os dois conseguiam ser e contavam uma história em forma de rock. A mesma música contou com a participação de Dave Grohl no papel de demônio no clipe da música. Também fizeram uma música para Ronnie James Dio cantar. A música "Push" agradou tanto Dio que ele logo se dispôs a gravá-la assim como o clipe dela.

Em 2002 foi lançado o primeiro EP da banda, "Fun Pak D" que trazia algumas esquetes e algumas versões acústicas de músicas que não entraram no primeiro álbum.

Foi também em 2002 gravado um show da banda no Brixton Academy em Londres e lançado junto com todas as músicas da época de seu programa na HBO, em forma de DVD "The Complete Masterworks", lançado no final de 2003.


A banda então anunciou no começo de 2003 que lançaria o seu filme "quase auto-biográfico" mas o projeto foi adiado primeiro porque a dupla não estava contente com o que havia sido escrito e decidiu assumir o controle do projeto e depois Jack Black foi chamado para fazer parte do elenco da regravação de King Kong. Finalmente quase um ano e meio depois do previsto as gravações começaram e o filme foi finalmente lançado em 22 de novembro de 2006 com o nome"The Pick of Destiny" ("Tenacious D: Uma Dupla Infernal" no Brasil. Até parece que foi o cara que fazia o anúncio da Sessão da Tarde que deu o nome para o filme no Brasil), contando com participações durante o filme como Ben Stiller (que também produziu o filme), Dave Grohl (que novamente apareceu como o capeta no filme e cantou na música "Beelzeboss (The Final Showdown)" onde a dupla desafia o diabo para um duelo de rock para tentar salvar a humanidade) e Ronnie James Dio que dá conselhos para o, ainda garoto, JB fugir da casa de seus pais e ir atrás de um parceiro para mudar a história do rock (crianças não tentem isso). O filme apesar de ser bastante engraçado (não de uma forma genial, algo mais "escrachado") não fez muito sucesso e arrecadou cerca de 8 milhões de dólares nos EUA (foram gastos quase 20 milhões na produção), mas acabou com o álbum da trilha sonora do filme no oitavo lugar da Billboard 200. O filme conta com diversas partes inspiradas na história dos próprios músicos (mas é óbvio que a maior parte do filme, como a busca pela palheta do destino é falsa, mesmo que eu acredite que os dois derrotaram Satã e salvaram a humanidade). Isso não é resenha de filme mas eu dou cinco estrelas para o filme.


A banda então saiu para sua turnê mundial, pela primeira vez com uma banda de apoio e ao fim da turnê em 2008 a banda já dava pistas do seu novo álbum, com Jack falando que talvez fosse lançado em 2010 e depois anunciando o ano de 2012 como possível data de lançamento. Em suas aparições na TV e em seus shows a banda já começava a mostrar algumas músicas novas como "Rize of The Phoenix", "The Roadie" e "Quantum Leap".

Em 2008 foi lançado o segundo DVD da banda "The Complete Masterworks 2" que trazia um documentário sobre a turnê mundial que se seguiu ao "The Pick of Destiny" e vídeos de algumas músicas ao vivo.

Finalmente em 2012, depois de 6 anos de espera, foi lançado o novo álbum do Tenacious, "Rize of the
Phoenix" que ficou muito bom, acredito que até melhor do que o álbum anterior da banda. Infelizmente o que também está de volta nele são as tão odiadas esquetes que vivem a interromper entre uma música e outra e sempre naquele momento que você está começando a se sentir levado pelas músicas. Mesmo assim o álbum não perde sua genialidade e seu humor "sujo" durante as músicas e é uma ótima opção se você estiver com vontade de rir um pouco e ouvir um rock de qualidade.

No momento a banda está fazendo alguns shows novamente como dupla apenas (Black já disse que se sente mais confortável e mais próximo do público quando o show é feito apenas em dupla) e ainda não tem previsão para novos álbuns, mas podemos ter quase 100% de certeza que virão em breve já que o contrato assinado por eles com a Epic é para 8 álbuns e no momento faltam 5 (sou ótimo em contas).

E está ai mais uma história de mais uma banda extremamente boa e que consegue agregar muitos fãs com seu som simples e bem humorado, para quem não conhecia espero que ouça agora e goste e para quem conhecia espero que tenha gostado da história pouco comum dessa banda que nos faz rir com suas bobagens a tempos.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .