[Texto] Troladas da Tecnologia



Alguma vez você já passou por situações tensas e bizarras por culpa da senhora tecnologia? Então seja bem-vindo(a) ao grupo “trollados pela tecnologia” (acabei de inventar isso).

Eu estava assistindo à uma reportagem que os brasileiros são aqueles que passam mais tempo em um dia usando smartphones e tablets. São quase duas horas de uso por dia, dez minutos a mais que em outros países. Isso pode virar um “vício tecnológico”, porque a “necessidade” de usar um smartphone, tablete, notebook é tão grande que a pessoa fica louca se não usar todos os dias da semana estes aparelhos.

A tecnologia é boa, e de uma certa forma, má! Aposto que pelo menos uma vez você já passou por situações vergonhosas por causa de “trolladas” que a internet te dá. Bem, eu já passei por uns “bocados” com ela. Mas isso se torna uma lição, para aprender à lidar melhor com ela a cada dia, em meu ponto de vista.

Os pequenos erros podem ser fatais, porque na reportagem teve pessoas que cederam entrevistas contando cada história que você nem imagina! Teve até uma garota que perdeu o emprego por causa de uma atualização de status no Facebook que foi interpretada de uma forma totalmente diferente por aqueles que a leram.

Então, um especialista deu umas dicas aqueles que, sem querer (ou não), frequentemente cometem erros parecidos àqueles dos entrevistados:
  • Saber separar a vida profissional da pessoal;
  • Respirar seis vezes antes de mandar uma mensagem/e-mail;
  • Reler a mensagem antes de enviá-la;
  • Pensar na parte negativa da ação que você está tomando.
E entre outros.

Então, refletindo sobre esta reportagem, tive duas ideias: Compartilhar com os leitores do blog estas dicas para evitar cair nas “pegadinhas” que a tecnologia nos proporciona; e criar um grupo público através do Facebook, onde vocês podem contar histórias de erros não-propositais ou propositais, e compartilhar o que você aprendeu com essas situações. Então, convido você à participar do “Trollados pela tecnologia” (link em breve). Entre lá e nos conte sua história sobre como você foi “trollado” (ou não) pela tecnologia.

Espero que vocês tenham gostado desta postagem. Tentarei ao máximo trazer postagens diferenciadas assim para vocês, ok?!

Até mais,

foto [via]
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .