[História do Rock #26] Nirvana


Voltamos minha galerinha e essa semana vamos apresentar uma das principais bandas da década de 90 e que foi o principal símbolo da rebeldia jovem dessa década com suas músicas simples (e algumas até estranhas) mas que sem dúvida marcaram época e são muito bem feitas. Hoje nós vamos falar do Nirvana.

Tudo começou no meio da década de 1980, na cidade de Aberdeen em Seattle, quando Kurt Cobain e seu "colega" de escola Kris Novocelic (digo colega entre aspas porque de acordo com o próprio Kurt ele conhecia Krist apenas de vista) começaram a frequentar o local de ensaio da banda Melvins que tinha uma certa fama local. Os dois descobriram que tinham um gosto musical parecido e Kurt convidou Krist durante um bom tempo para os dois formarem uma banda, mas Krist sempre recusava por algum motivo. Aconteceu que então Kurt entregou uma fita demo com um projeto que ele tinha com alguns músicos da banda Melvins (o projeto se chamava Fecal Matter) e pediu para Krist ouvir. Passaram-se quase três anos antes de Krist finalmente ouvir a fita (cara, será que o Kurt era tão chato assim que o cara não queria uma banda com ele de jeito nenhum?) e acabou gostando do que ouviu. Kurt (vocal e guitarra) e Krist (baixo) (parece nome de dupla sertaneja) decidiram então formar uma banda em 1987 e para fechar o grupo recrutaram o baterista Aaron Buckhard (que com um nome desse sem dúvida era sempre o primeiro na lista de chamada do colégio). A banda no início tocava as músicas do Fecal Matter, mas logo passou a escrever suas próprias músicas.


Fato interessante: Na cidade natal da banda, Aberdeen, foi colocada na entrada da cidade a placa "Welcome to Aberdeen" e embaixo "Come As Your Are" (que é o nome de uma música do Nirvana).

Fato interessante: O nome Nirvana foi escolhido por Kurt Cobain que não queria um nome punk com duplo sentido ou algo assim (percebe-se pelo Fecal Matter), mas queria um nome que soasse bem e que fosse "bonito". Para quem não sabe, Nirvana é um estado espiritual superior alcançado por meio da meditação onde a pessoa entra em um estado de paz, se libertando de todos os pensamentos e em um estado espiritual elevado (se você sabe melhor sobre o assunto comente, se não sabe pesquise e aprenda e se não quiser apenas continue lendo o resto).

A primeira mudança na formação da banda ocorre já em 1988 com a saída do baterista Aaron Buckhard e o começo da entrada e saída de diversos bateristas, como Dave Foster, Dale Cover que apenas "quebrava um galho" já que ele era baterista do Melvins e Chad Channing que foi o último a entrar ainda em 1988, mas que mesmo assim era uma escolha temporária já que ele ainda não tinha um estilo que agradava Kurt e Krist.

A banda que começava a fazer certo sucesso na cidade de Seattle então foi contatada pelo produtor Jack Endino que conseguiu um contrato com uma pequena gravadora local, a Sub Pop. O trio não perdeu tempo e gravou seu primeiro single ainda em 1988 fazendo um cover da música de 1969 "Love Buzz" da banda HOLANDESA Shocking Blues (numere todas as bandas holandesas de rock que você conhece). O lado B do single contava com a música Big Cheese. Inicialmente foram lançadas apenas 1000 cópias do single, mas posteriormente quando a banda já estabelecia sua fama o single foi re-lançado pela Geffen (é desnecessário dizer que esse é um single extremamente raro e procurado pelos colecionadores da banda).

A Sub Pop então decide investir em um álbum da banda que no mês seguinte ao do lançamento do primeiro
single já estava de volta ao estúdio gravando para seu álbum de estreia. O álbum gravado foi "Bleach" que contou com um orçamento de incríveis US$ 606,17 investidos por Jason Everman que foi creditado como guitarrista no álbum mesmo não tendo gravado nenhuma música com a banda (isso que é puxar o saco de quem dá o dinheiro). Além disso o álbum também tem creditada a participação do baterista Dale Crover que gravou três músicas. Músicas como "School", "About a Girl"e "Bleach" estavam no álbum que recebeu ótimas críticas. Talvez o motivo para o álbum não ter feito mais sucesso foi o fato de que a gravadora não o promoveu tanto quanto poderia, deixando-o meio que de lado para promover outros álbuns que ela julgou serem melhores, o que acabou deixando os membros da banda chateados.

Fato interessante: O tom mais "sombrio" e com letras mais negativas e raivosas do álbum se deve ao fato de que Kurt foi pressionado pela gravadora e pelos colegas de banda para compor e gravar as músicas rapidamente (as sessões para a gravação do álbum aconteceram entre dezembro de 1988 e janeiro de 1989) e ele sempre escrevia as musicas a noite antes de gravá-las no estúdio o que sempre o deixava irritado e esse sentimento acabava sendo repassado para as músicas.

A banda então saiu para sua primeira turnê em 1989 excursionando pela costa oeste dos EUA e ao final da turnê cancelando algumas datas de shows depois da expulsão de Jason Everman da banda (o mesmo que pagou o primeiro álbum).

O Nirvana novamente como trio voltou ao estúdio ainda em 1989 para gravar o EP "Blew" que foi lançado naquele mesmo ano. O EP contava com quatro músicas, sendo que "Blew" e "Love Buzz" já haviam sido lançadas no primeiro álbum da banda (e "Love Buzz" como primeiro single da banda). O EP teve apenas 3.000 cópias e foi lançado apenas no Reino Unido onde o álbum da banda havia feito mais sucesso.

Em 1990 o baterista Chad Channings estava em uma situação difícil com os outros dois músicos que não estavam gostando muito do seu trabalho na bateria. O resultado da cobrança de Kurt e Krist em cima de Chad foi a saída dele da banda naquele mesmo ano, pouco antes da gravação do novo single da banda.

A banda que estava trabalhando no seu single "Sliver" acabou chamando o baterista Dan Peters da banda Mudhoney para tocar nas músicas e chamaram Dale Crover para tocar com a banda em alguns shows que já estavam marcados. A banda iria encontrar seu baterista finalmente no final de 1990 quando o guitarrista da banda Melvins (aquela que Kurt e Krist iam assistir aos shows) apresentou para eles um tal de Dave Grohl que tocava em uma banda chamada Scream mas que havia se separado recentemente. Os dois ouviram Dave e posteriormente Krist chegou a dizer depois que em menos de dois minutos ele e Kurt sabiam que Dave era o cara certo para a bateria do Nirvana.

Logo depois da entrada de Dave o Nirvana decidiu trocar a gravadora já que não estava contente com a divulgação que a Sub Pop estava fazendo de seu trabalho. Os rapazes queriam um contrato com uma gravadora grande dessa vez e conseguiram assinar com a DGC Records (filiada da Geffen). A banda não quis perder tempo e logo começou a gravar seu novo álbum. Algumas canções que viriam a entrar no álbum já estavam prontas a anos enquanto outras foram terminadas pouco antes de a banda começar as gravações.

"Nevermind" é sem dúvida um dos maiores álbuns da década de 1990 (tanto em termos de influência musical como em vendas). Lançado em setembro de 1991 pela Geffen que tinha esperança que o álbum vendesse cerca de 250.000 cópias ao todo (não chegaram nem perto). O primeiro single lançado foi "Smell's Like a Teen Spirit" que foi lançado junto com seu vídeo clipe na MTV que simplesmente exibiu o clipe exaustivamente durante semanas. O segundo single foi "Come As You Are" e que era a maior esperança da gravadora para fazer sucesso (nessa eles chegaram perto). Inicialmente o álbum começou com vendas discretas mas em pouco tempo isso virou uma bola de neve e na semana do natal daquele ano o álbum chegou a vender 400.000 cópias, desbancando artistas como Michael Jackson e Guns n' Roses para ficar no primeiro lugar da Billboard 200.

Fatos interessantes: O álbum até hoje já vendeu cerca de 11,5 milhões de cópias apenas nos EUA, é o único da década de 1990 a entrar no Top 10 dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame (na décima posição) e teve a capa eleita pela revista Rolling Stones como a melhor capa de álbum de todos os tempos (eeeeeee pedofilia que rola ali hein. Brincadeira). Dizer para um fã de Nirvana que o melhor álbum da banda é "Nevermind" é quase como dizer que você não conhece os outros dois álbuns da banda (mesmo que você conheça), já que para muitos esse álbum é bom mas não o melhor e apenas que não conhece a banda diz que esse é o melhor álbum (ficou meio confuso, mas leia umas duas ou três vezes que você entende o que eu quis dizer).

O sucesso foi tão grande que a banda decidiu nem ao menos fazer uma turnê de divulgação do álbum e descansar um pouco, fazendo apenas alguns shows para não ficarem totalmente parados. Nesse meio tempo surgiram alguns conflitos internos na banda quando Kurt quis que os direitos autorais fossem revistos já que ele era o principal compositor da banda (no álbum Nevermind a única música que não foi composta apenas por ele foi "Smell's Like a Teen Spirit" que teve a ajuda de Dave e Krist na composição). Até aí os dois outros concordaram mas o problema surgiu quando Kurt pediu que os direitos fossem retroativos (ou seja os direitos iam valer para as músicas anteriores a Neverminde e não a partir daquele momento). Com essa tensão no ar começaram a surgir especulações sobre um possível fim da banda, tendo como outro motivo a saúde de Kurt Cobain que se deteriorava rapidamente pelo uso excessivo de drogas (principalmente heroína). Mesmo com todos os rumores de um possível fim da banda eles foram a banda de encerramento do Reading Festival na Inglaterra em 1992 e fizeram a apresentação que é considerada por todos como uma das melhores da história da banda.

O Nirvana também ganhou seus primeiros prêmios em 1992 no MTV Vídeo Music Awards nas categorias "Melhor Vídeo Alternativo" e "Banda Revelação". Mesmo tendo sido proibidos de tocar sua nova canção, "Rape Me", Cobain cantou os primeiros versos da música antes de começar "Lithium".

Informação importante: Nunca jamais em hipótese alguma cante a música "Rape Me" em voz alta. Repito, jamais cante "Rape Me". (Se quiser entender por que apenas leia a tradução da música).

A gravadora queria um novo álbum da banda já em 1992 mas o processo seguia de forma lenta e no final daquele ano eles não tinham o material necessário para lançar um álbum ainda e então a gravadora decidiu lançar uma coletânea da banda. "Incesticide" foi lançado em dezembro de 1992 e contava com músicas dos dois álbuns da banda e algumas músicas mais raras (ao vivo e de estúdio). De acordo com a gravadora o objetivo era poder deixar essas gravações mais acessíveis ao público, mas nós sabemos que o objetivo é lucrar em cima da banda que estava no seu auge.

Em fevereiro de 1993 a banda decidiu que era hora de voltar para estúdio e decidiu contratar um produtor que deixava que o som da banda fosse mais simplista. O resultado foi que em duas semanas as gravações e mixagens já estavam totalmente prontas. Mas então começaram a surgir histórias de que a gravadora não estava contente com o resultado e chegou a chamá-lo de "não lançável". Assim como a gravadora Cobain também não ficou feliz com o trabalho do novo produtor e decidiu chamar um segundo produtor para mexer nas mixagens. O resultado acabou agradando mais a Cobain que também adicionou alguns instrumentos e backing vocals a mais em algumas canções.

Fato interessante: Se o primeiro álbum da banda contou com um orçamento de praticamente seiscentos dólares o terceiro álbum já ultrapassava os vinte e cinco mil dólares, o que mostra como a banda cresceu rapidamente.

Lançado em setembro de 1993, "In Utero" estreou direto na primeira posição da Billboard 200 e apenas
nos EUA vendeu mais de quatro milhões de cópias. Mesmo temerosos que a banda pudesse ter "se vendido", os fãs da banda não se decepcionaram com o resultado final que ainda mostrava o bom e velho Nirvana, talvez com um som mais tranquilo, mas ainda sim o Nirvana. O setlist do álbum contava com músicas como "Heart-Shaped Box", "All Apologies" e "Rape Me" (repito, NUNCA cante). A banda então saiu para sua primeira turnê americana depois de dois anos e decidiu chamar o guitarrista Pat Smear para participar dos shows e completar o som da banda ao vivo.

Em novembro de 1993 o Nirvana foi convidado a gravar no estúdio da MTV o seu álbum Unplugged. A apresentação do Nirvana é sem dúvida um dos mais famosos da "série" MTV Unplugged. O show acústico da banda contou além do trio da banda com a participação de Pat Smear (que já estava na turnê da banda) e da celista Lori Goldston. No show a banda deixou diversas de suas principais canções de fora da setlist, além de ter tocado alguns covers, até então inéditos na banda, como a música "Lake of Fire", além da participação especial de Cris e Curt Kirkwood da banda Meat Puppets em três músicas.

No começo de 1994 a banda voltou para a Europa para fazer a sua turnê por lá, mas março Kurt Cobain acabou sendo achado inconsciente no seu quarto e foi levado com urgência para o hospital, onde o médico disse depois que isso tinha acontecido devido a mistura de seu remédio para insônia com álcool. Com isso o resto da turnê foi cancelada e Kurt acabou voltando ao seu vício em heroína, se afundando cada vez mais nas drogas. Cobain foi convencido então a se internar em um clínica para largar as drogas, mas menos de uma semana depois de se internar acabou fugindo da clínica e voltando para Seattle. Uma semana depois desse fato, no dia 8 de abril de 1994, Kurt Cobain é encontrado morto em seu quarto com um tiro na cabeça e um bilhete suicida ao seu lado. Entre outras coisas Kurt pedia desculpas a sua mulher, sua filha, seus colegas de banda e seus fãs por ter tomado essa saída e disse que isso era a única saída para escapar de sua vida que ele não sentia satisfação alguma no que fazia e já não sentia vontade de tocar em um palco ou gravar e chegou até mesmo a citar Freddie Mercury e disse ter inveja do astro por sua vontade de estar no palco e como ele lidava bem com a fama. Confira a carta a de Kurt a seguir:

Para Boddah Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender.Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ler e escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afetava do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, deliciar com o amor e adoração da multidão – o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei.Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.Kurt CobainFrances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO!

Infelizmente o mundo da música perdeu Kurt e esse fato é considerado como o momento em que a nova geração da música perdeu a sua inocência.

Mas como todos sabemos uma banda em seu auge gera lucros e uma banda que acaba em seu auge depois da morte de seu principal membro gera mais lucro ainda e a gravadora decidiu não perder tempo e ainda em 1994 lançou o álbum duplo "Verse Chorus Verse" que era um álbum duplo com um CD contendo as principais músicas ao vivo da banda ao longo dos anos e o segundo álbum com a apresentação no MTV Unplugged, além do primeiro vídeo da banda com o VHS (fita cassete) "Live! Tonight! Sold Out!".

Em 1996 a gravadora lançou o álbum ao vivo "From the Muddy Banks of the Wishkah".

Em 2002 saiu a coletânea "Nirvana"  que foi organizada por Dave Grohl e Krist Novoselic e que continha uma faixa inédita "You Know You're Right", que foi a última gravada com Kurt ainda vivo. Dave e Krist também organizaram o box "With the Lights Out" que continha 3 CD's e 1 DVD com gravações raras e as primeiras demos da banda, lançada em 2004 e que conta com 3 músicas inéditas.

Em novembro de 2009 foi lançado em CD e DVD o show realizado em Reading em 1992 com o nome de "Live Reading", além de uma versão comemorativa dos 20 anos de "Bleach" lançada pela Sub Pop.

Os dois membros remanescentes do Nirvana se reuniriam novamente algumas vezes, principalmente em alguns shows do Foo Fighters (banda de Dave Grohl) onde Krist fazia uma participação especial. Em 2012 os dois tocaram juntos com a participação de Paul McCartney, ex-Beatle, nos vocais no show beneficente em favor das vítimas do furacão Sandy, realizado no Madison Square Garden.

Infelizmente o Nirvana veio e se foi muito rapidamente e com certeza deixa saudades e aquele gostinho de que poderia ter dado muito mais além dos três álbuns de estúdio, mas temos que nos contentar em ouvir essas canções que marcaram a década de 1990 e foi uma das principais trilhas sonoras de toda uma nova geração do rock n' roll daquela década, mostrando que algo para ser bom não precisa ser complexo, precisa apenas ter qualidade. Kurt Cobain pode ter morrido mas seu legado foi o Nirvana que nunca vai morrer.


Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .