[Filme] Os Miseráveis (2012)



Um dos filmes mais comentados e, talvez, o mais presente no Oscar 2013 foi este. Os Miseráveis saiu com três estatuetas e muitos aplausos, e até agora estou me perguntando porque levei tanto tempo para colocá-lo como prioridade na minha lista e finalmente assisti-lo. Talvez seja pela performance sofrível do cast no prêmio.

Se você tem preconceito com musicais vai se arrepender se deixar esse de lado, ele pode até mudar sua opinião, não estou brincando. Um dos atrativos de Os Miseráveis é a cantoria ao vivo, isso mesmo, os atores soltaram o gogó alí mesmo, no set, com todo mundo olhando e sem autotune pra salvar ninguém. Algumas desafinadas, ou o que para mim soaram como sendo, marcaram presença, mas não tiram nem um décimo da beleza do filme.

A história é bem interessante e tem altos e baixos bem decisivos, presenciamos alí a formação e mutação do caráter de diversas personagens. Isso além de sentimentos facilmente transmitidos ao telespectador, todo o clima do filme é bem construído, as canções se encaixam muito bem e não sobrecarregam de forma alguma os nossos ouvidos, pelo contrário.

O filme todo roda em torno de Jean Valjean (Hugh Jackman), ele paga com trabalho escravo sua dívida com a sociedade francesa por ter roubado um pão, isso mesmo, um pão para dar de comer a seu sobrinho que passava fome. Após cumprir sua pena ele fica em uma espécie de "liberdade assistida", mas as coisas não são fáceis, já que ele é considerado perigoso por ter roubado, não consegue trabalho em lugar algum, e está fadado a miséria ou ao roubo.

Valjean conhece um homem que, apesar de seu passado, lhe dá abrigo, e este homem lhe mudará a vida de uma forma que ele nunca imaginaria, o ex-escravo se torna um homem influente e de bom coração, ajudando a todos, sem dar importância a rótulos. Apesar de ser um foragido, ele consegue fazer fortuna e manter sua identidade em segredo.

Mas em um momento toda sua bondade falha, uma de suas empregadas em uma fábrica, Fantine (Anne Hathaway), é demitida basicamente por ser bonita e causar inveja as outra mulheres, não conseguindo falar com Valjean e com uma filha para cuidar Fantine acaba no fundo do poço. Tudo vai terrivelmente mal até que Fantine e Valjean se encontram novamente, é aí que a vida do moço começa a mudar novamente.

Além do figurino de tirar o fôlego e cenários perfeitamente esculpidos para retratar uma França antiga e revolucionária os atores são a maior jóia de Os Miseráveis, Hugh Jackman faz transparecer a dor de Valjean de uma maneira inacreditável e Anne Hathaway nasceu para interpretar Fantine.

O momento mais alto do longa ( e mais baixo para a personagem) é quando Fantine, triste pelo rumo que sua vida tomou canta, aos prantos, a canção I Dreamed a Dream, ouso dizer que este é um dos momentos mais emocionantes do cinema nesta década, Anne interpreta a música com uma dor tão visível e com um resquício de esperança tão vivo, e ao mesmo tempo tão apagado, que faz qualquer um sofrer junto. Lindo, artístico, perfeito!

Gavroche (Daniel Huttlestone), um menino pobre que vive nas ruas da cidade também é um show a parte e protagoniza outro momento incrível no filme. Quando todos parecem perder as esperanças em relação a revolta o menino levanta a voz para lembrar a todos que a luta só termina quando um dos lados vencem, desistir não faz parte da revolução.

Se você chegou até aqui e ainda não se convenceu de que o filme merece ser assistido assista, tome suas próprias conclusões e veja se não tenho razão.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .