[Filme] Onde Vivem os Monstros (2009)


Já vou começar dizendo que essa resenha vai ter puxação de saco já que Onde Vivem os Monstros é, talvez, o meu filme favorito, sim, existe algo que eu goste mais que Batman, e isso é um garoto numa ilha cercado por monstros.

Onde Vivem os Monstros conta a história de Max (Max Records), ele é um menino aparentemente comum, mas não é muito feliz já que ninguém presta muita atenção nele. Sua irmã o ignora a maior parte do tempo e prefere ficar com seus amigos, mais velhos. Sua mãe, solteira, faz de tudo para manter o emprego e sustentar os filhos, e isso inclui passar mais tempo trabalhando do que lhes dando atenção.



Max é um menino agitado, mas não tem com quem brincar, não tem amigos da sua idade, então qualquer coisa que ele consiga fazer para chamar a atenção de alguém ele fará, mesmo que isso faça a pessoa se sentir incomodada. E vamos combinar, quem o culparia por isso?

Um dia, contrariado, Max sai correndo pelas ruas de seu bairro, entra na floresta e lá encontra um lago que desemboca no mar e um barquinho. Extremamente aventureiro ele resolve entrar no barquinho e navega, por uns dias, até encontrar uma ilha. E é nessa ilha que vivem os monstros.



Este filme é especial porque conta a verdade, a dificuldade de se ser criança, e nós nunca paramos para pensar nisso, como foi difícil, em alguns momentos, ser criança. Max é ignorado e, ao ver os monstros na ilha, se sentindo sozinhos como ele se sentia em casa, ele resolve fazer de tudo para conseguir mudar a realidade deles, para fazer com que eles se sintam melhor, se sintam amados.

A fotografia do filme é a melhor que eu já vi, ao reassisti-lo para escrever esta resenha, fiquei mais impressionado que na primeira vez, os detalhes são realmente maravilhosos, tudo é extremamente bem construído e olha que vemos de tudo lá, vemos mar, vemos deserto, vemos floresta, tudo lindo.

Os monstros são um show a parte, são sete os que vivem na ilha e cada um possui um modo de ser, uma personalidade, extremamente forte e diferente das dos outros. O mais interessante é que cada uma destas personalidades parece ser uma parte da personalidade de Max, e ele entende cada um deles como entende a si mesmo.


Os figurinos são esplêndidos, são monstros de três metros de altura com expressões (feitas via computação gráfica) muito precisas e muito humanas. A ideia inicial seria fazer um filme de animação, mas temos que agradecer ao diretor de joelhos por não ter deixado isso acontecer, um Max real e criaturas extremamente realísticas é o maior trunfo de Onde Vivem os Monstros, é o que aproxima o espectador da história de uma maneira nunca antes vista.

O final me faz chorar como um balde de água furado. Você deve ter percebido que não falei muito do enredo, e isso foi proposital, você precisa assistir a esse filme, esqueça todos os outros e o coloque no topo da sua lista.

Atualizado em 02/11/2013

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .