[História do Rock #30] Jimi Hendrix


Trinta posts do História do Rock e só agora vai ser feita uma justa homenagem ao guitarrista mais famoso da história do rock, um grande inovador de seu tempo e que é uma das maiores inspirações (diretas ou indiretas) a grande parte dos guitarristas que vieram depois dele. Essa semana Jimi Hendrix está no História do Rock.

Johnny Allen Hendrix nasceu em 27 de novembro de 1942 em Seattle nos EUA e ainda durante sua infância teve seu nome alterado pelo seu pai para James Marshall Hendrix. Durante sua infância vivenciou alguns problemas familiares devido a separação de seus pais. Ele era muito apegado a sua avó materna que foi quem lhe ensinou muito sobre suas origens nativo americanas. Jimi perdeu sua mãe com 16 anos o que o deixou bastante abalado. Ainda em seus doces 16 anos, Jimi começou a trabalhar com seu pai, e certa vez quando estava pegando sucata com seu pai ele encontrou um ukelelê (instrumento de origem havaiana), que mesmo com apenas uma corda foi guardado pelo jovem Jimi que já mostrava bastante carinho para com o instrumento. Menos de um ano depois ganhou sua primeira guitarra que foi comprada pelo seu pai por cinco dólares.

Jimi com sua nova guitarra logo passou por diversas bandas de Seattle, mas um ano depois ele estava largando tudo para servir no exército como paraquedista na 101ª Divisão Aerotransportada em Kentucky. Jimi serviu como paraquedista por pouco menos de um ano e disse que o som do vento enquanto ele saltava de paraquedas foi uma grande inspiração para suas futuras músicas. Ele foi dispensado devido a uma fratura no joelho.

Fato interessante: Existe a história de que Jimi perdeu o interesse em servir no exército e queria voltar para casa para poder se dedicar a música, mas como ele não conseguiria a dispensa ele alegou durante uma consulta com o psiquiatra do exército que ele estava apaixonado por um de seus colegas do batalhão, o que lhe rendeu a dispensa.

Ao voltar para casa Jimi começou a se dedicar totalmente a música já que não tinha terminado a escola e não conseguia achar um bom emprego assim. Tocou durante anos em bares e clubes, até se mudar em 1963 com seu pai para Nova York. Lá Jimi começa a tocar como músico de apoio de diversos artistas como Isley Brother, Curtis Knight e até mesmo B.B. King. Com tantas apresentações é claro que a fama do guitarrista foi crescendo e ele foi convidado por Little Richard para fazer parte de sua turnê.

Fato interessante: A recepção da crítica e do público foi ótima, mas Jimi estava começando a ofuscar
até mesmo Little Richard e graças ao seu ego ele acabou inventando uma desculpa qualquer, dizendo que Jimi tinha perdido o ônibus da banda para um dos seus shows e por isso Jimi foi demitido, o que não é verdade, já que o guitarrista sempre esteve nos shows (até ser demitido claro).

Depois de ser demitido da banda de Little Richard, Jimi decidiu montar sua banda Jimmy James and The Blue Flames que começa a tocar em bares e clubes, e começam a se destacar, principalmente por causa do talento daquele guitarrista canhoto que impressionava ao tocar com os dentes ou com a guitarra nas costas. Todo esse talento não podia ficar apenas nos barzinhos da vida e logo Chas Chandler, baixista da banda The Animals, assiste um show da banda e fica impressionado com Jimi Hendrix. Depois da apresentação ele vai falar com aquele guitarrista e o chama para ir para a Inglaterra com sua banda para tocar lá com Chandler como empresário da banda e a única condição de Jimi foi a de que ele queria conhecer Eric Clapton, já que era um fã do guitarrista (até Jimi era fã de Clapton cara). É claro que Chandler marcou um encontro com os dois guitarristas e entre ambos surgiu logo uma admiração mútua.

Logo que chegou na Inglaterra a banda mudou de nome para Jimi Hendrix Experience e começou a fazer os primeiros shows. Logo sua fama se espalhou numa velocidade incrível (na verdade mais do que merecida a fama) e até mesmo artistas famosos como Clapton, Jeff Beck, Freddie Mercury, Beatles e The Who iam assistir suas apresentações (plateia comum para qualquer um né).

A banda assinou seu primeiro contrato ainda em 1966 com a mesma gravadora da banda The Who, e gravou três singles, um cover de "Hey Joe" (que tem sua versão mais famosa exatamente na versão de Jimi Hendrix), "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary". As três músicas alcançaram o recém criado top 10 no Reino Unido e levaram Jimi Hendrix um degrau acima no sucesso de sua carreira, se tornando uma estrela do rock no Reino Unido.

Em 1967 a banda lança seu primeiro álbum "Are You Experienced", que é considerado como o melhor
álbum de estreia de uma banda, além de já ter sido incluído em diversas listas como um dos mais importantes da história do rock e como um dos melhores álbuns. O único motivo para que o álbum não tenha alcançado o primeiro lugar no Reino Unido foi porque pouco antes os Beatles tinham lançado seu álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (além é claro de ter uma das capas mais feias que eu já vi, mas como já dizia o velho ditado: nunca julgue um álbum pela capa).

Fato interessante: Em 31 de março de 1967, durante uma apresentação da banda no Astoria Theatre em Londres, aconteceu um dos momentos mais históricos da música. Jimi achava que o público estava meio disperso durante o show e ao fim de uma música decidiu simplesmente colocar fogo na sua guitarra em cima do palco (burn! burn! BURNNNN!!!!!!!! YEAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!). O show teve que acabar depois disso já que Jimi não planejou muito bem isso e acabou sofrendo algumas queimaduras nos braços (mas tenho certeza que a plateia começou a prestar 100% de atenção nele depois).

A banda voltou a tocar nos EUA ainda em 1967 a pedido de Paul McCartney que insistiu na participação da banda no festival "Monterrey Pop Festival". A banda foi um dos grandes destaques daquele festival, onde novamente Jimi colocou fogo na sua guitarra (dessa vez sem se queimar). Depois disso a banda The Monkees pediram para Jimi Hendrix Experience excursionarem com eles em sua turnê como banda de abertura. Jimi aceitou, mas acabou desistindo no meio da turnê com a alegação de que os fãs que iam ver a banda The Monkees não se interessavam por seu som (isso porque em geral eram jovens adolescente burros que não entendiam sua performance no palco), mas muitos afirmam que essa saída foi estratégica para aumentar sua fama e gerar mídia gratuita nos EUA ao mesmo tempo que "Purple Haze" estourava nas rádios americanas.

Ainda em 1967 a banda lançou seu segundo álbum "Axis: Bold as Love", que continuou com o estilo e o
sucesso do álbum anterior e músicas "Little Wing" e "If 6 Was 9". Mesmo com o grande sucesso Jimi acabou ficando meio revoltado da vida já que o público só queria saber de suas músicas do primeiro álbum (isso que da lançar dois álbuns no mesmo ano, não deu pra terminar de curtir o primeiro po).

Fato interessante: Poucos dias antes do prazo final para lançar o álbum, Jimi acabou esquecendo a fita com as gravações prontas dentro de um taxi (maldito taxista sortudo) e ele junto com Chandler e o produtor tiveram que correr para conseguir remixar tudo de novo em poucos dias (e mesmo com todo o trabalho que tiveram, Jimi e Chandler afirmaram que não estavam 100% satisfeitos com o resultado final).

Fato interessante: A turnê que se seguiu ao álbum passou por toda a Europa e Jimi acabou até sendo preso em Estocolmo, depois de destruir um quarto de hotel ao ficar bêbado.

Em 1968 veio o terceiro álbum da banda "Electric Ladyland" que contava com "Voodoo Child" (a melhor música de Jimi na minha opinião) e o cover de "All Along the Watchtower" de Bob Dylan. Foi nesse álbum começou os problemas na gravação com Jimi que ao mesmo tempo que se afundava nas drogas e bebidas ficava cada vez mais exigente com a qualidade das gravações, chegando a fazer 43 takes na música Gypsy Eyes e mesmo assim o resultado final ainda não tinha agradado totalmente Jimi. Todo esse perfeccionismo exagerado de Jimi acabou levando seu empresário Chas Chandler a pedir demissão em dezembro daquele mesmo ano por não aguentar mais essa situação.

Em 1969 a situação com os outros membros da banda também ficou insustentável devido a busca de Jimi pelo som perfeito, o que deteriorou a relação do trio e pôs fim a banda em junho de 1969. No mês seguinte Jimi já estava montando uma nova banda a "Gipsy Suns and Rainbows" que iria tocar na primeira edição do festival de Woodstock. Naquele festival a banda claramente não estava tão bem ensaiada e mesmo sendo a principal atração do festival a platéia estava se dispersando da apresentação, principalmente pelo fato de que Jimi estava totalmente chapado por ter tomado uma dose de LSD antes de subir ao palco. Mesmo assim um dos pontos altos de todo festival vieram naquela apresentação quando a banda tocou o hino norte-americano e ao mesmo tempo tinha sons de bombas e tiros como plano de fundo ao hino, que foi interpretado como um cansaço de toda uma geração devido as guerras. Ao ser perguntado sobre o que achou Jimi simplesmente respondeu que tinha achado lindo (da-lhe dorgas).

Já no ano seguinte a banda novamente se desmanchou e Jimi montou a banda "Band of Gypsys" que ja havia tocado na virada de ano 1969/1970, sendo uma das apresentações mais marcantes da história com direito a uma versão de "Machine Gun" de 12 minutos de duração por causa dos solos de Jimi, além de renderem o único álbum oficial da banda que contava com 6 faixas gravadas nos quatro shows da virada do ano que a banda realizou.

Fato interessante: A banda foi uma dos principais destaques em um show realizado no Madison Square Garden em janeiro de 1970 contra a guerra do Vietnã, contando com a participação de diversos artistas e uma duração de aproximadamente sete horas e meia de show. Mesmo sendo o artista mais aguardado a performance de Jimi acabou sendo interrompida logo. Seu empresário achando que ia ser uma boa ideia dar drogas para o guitarrista antes da apresentação para levantar seu astral o dopou e ao subir no palco Jimi acabou ficando fora de si e depois de algumas música chegou a perguntar para uma garota na plateia se ela estava menstruada. Percebendo o seu estado ele disse para plateia que não estava bem e saiu do palco.

As apresentações seguiram em frente e geralmente contavam com fãs pedindo os velhos sucessos do músico enquanto ele tocava suas novas músicas. A turnê acabou em setembro daquele ano na Alemanha depois do baixista ter largado a banda e voltado para os EUA. 

Jimi tinha intenção de começar uma nova banda naquele ano e já tinha tudo certo com os outros músicos e a banda iria se chamar HELP (Hendrix, Emerson, Lake e Palmer, o nome dos músicos), mas infelizmente em 18 de setembro de 1970 o rock perdia mais um de seus ídolos.

Naquele fatídico 18/09/1970 Jimi Hendrix foi encontrado morto em seu apartamento (algumas versões dizem que ele ainda estava vivo e viria a morrer apenas na ambulância). A causa da morte foi dada como afogamento em seu próprio vômito, principalmente vinho que tinha sido tomado em uma festa na noite anterior. E ainda há uma segunda hipótese de assassinato, já que seu ex-roadie, James Wright, o empresário do guitarrista teria confessado que tinha contratado um grupo de pessoas para forçar Jimi a tomar soníferos e vinho (o que explicaria a quantidade exagerada de vinho em sua cama, cabelos, roupas, estômago e pulmões), isso porque ele tinha uma apólice de seguro no valor de 2 milhões de dólares em caso de morte de Jimi (acreditem no que acharem mais convincente). 

Diversos álbuns póstumos foram lançados nos anos seguintes, com a qualidade muito abaixo do normal e que não teriam sido aprovados por Jimi, mas mesmo assim para lucro daqueles que permanecem vivos álbuns como "Crash Landing" e "Midnight Lightning", entre muitos outros.

O certo é que Jimi sem dúvida foi uma das maiores influências do mundo rock que já existiram e um dos poucos que terão sua lenda tão grandiosa como a de Elvis Presley ou os Beatles. Jimi Hendrix, aquele garoto que se apaixonou por um ukelelê velho e com uma corda, que ganhou sua primeira guitarra que valia 5 dólares e que provou ao mundo que o som de uma guitarra pode embalar não só uma geração mas diversas gerações no bom e velho rock n' roll que nunca mais foi ou será o mesmo depois de James Marshall Hendrix, o grande Jimi Hendrix.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .