[História do Rock #28] System of a Down


Vortemo!!!!! Estou aqui de novo, mais uma vez dessa vez para falar de uma das melhores bandas dos anos 2000 (bom na verdade eles começaram na década de 1990, mas os melhores trabalhos vieram depois de 2000) e que sem dúvida influenciaram muito o meu gosto musical e até minha visão de mundo acredito eu. Estamos com uma banda que consegue escrever uma música que simplesmente não fala nada que faça sentido e que tem músicas sensacionais de protesto pelo povo. Hoje a banda do História do Rock é o System of a Down.

A banda em si só teve início em 1995, na Califórnia, mas desde 1992 Serj Tankian (o cabeludo da foto, vocalista e tecladista na época) e Daron Malakaian (o rapaz com o cabelinho repartido e cara de psicopata, guitarrista e backing vocals) tocavam na banda Soil. A banda chegou ao fim em 1995, mas Serj e Daron quiseram continuar tocando juntos e decidiram montar uma nova banda. Eles conheciam Shavo Odadjian (o careca com uma trança, baixista) dos tempos de sua antiga banda, já que Shavo era o empresário da banda, mas decidiram convidá-lo para ser o baixista e integrar a banda. 

Fato interessante: O primeiro nome da banda era Victims of a Down, baseado em um poema que Daron tinha escrito, mas Shavo achou que System of a Down era um nome mais forte e portanto melhor para a banda. 

Os três fizeram alguns ensaios como trio antes de conseguir encontrar um baterista. O primeiro a assumir as baquetas da banda foi Andy Khachaturian (ele não está na foto). O System então começou a gravar algumas demos como "P.I.G" (que mais tarde se tornaria "Mr. Jack"), "Flake", "Roulette" e algumas outras músicas e durante os anos de 1995, 96 e 97 eles gravaram e distribuíram três fitas demos diferentes, contendo músicas que seriam lançadas futuramente como "Sugar", "War?" e "Soil". A banda durante esse tempo continuou fazendo apresentações na região, até que em 1997 a banda passou por uma mudança (a primeira e única até hoje), com a saída de Andy da bateria (eu não vou escrever aquele sobrenome de novo) por problemas na mão e é substituído por John Dolmayan (agora sim, o careca com cara de mau da foto). 

O novo baterista parece ter dado sorte para a banda (ou o baterista antigo era muito azarado), já que mesmo antes de John ser oficialmente contratado para a banda, eles foram vistos pelo produtor Rick Rubin (que já produziu grandes nomes no mundo da música, como Red Hot Chilli Peppers, Mick Jagger, Audioslave, Slayer, etc). Mesmo sem um acordo assinado e nem nada do gênero, Rick que havia gostado muito do som da banda pediu para que o SOAD mantivesse contato com ele para talvez conseguirem um contrato logo. A banda ainda chegou a gravar sua quarta demo no final de 1997 apenas para distribuir para as gravadoras.

Fato interessante: Apesar de ser uma banda de metal com uma sonoridade bastante pesada e com caras meio lunáticas, nenhum dos membros da banda tem nenhuma tatuagem ou piercing, algo que é muito comum em músicos desse gênero musical.

Essa quarta fita demo da banda que foi enviada para diversas gravadoras só recebe uma resposta de volta, exatamente da gravadora de Rick Rubin, a American Records que foi a primeira gravadora da banda que assinou contrato no final daquele ano de 1997 e logo entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum de verdade.

O álbum foi lançado no meio de 1998 com o nome de "System of a Down" e recebeu boas críticas,
principalmente com os primeiros singles, "Spiders" e "Sugar". A maioria das músicas do álbum são músicas das demos anteriores da banda, mesmo que algumas tenham sido retiradas na hora da edição e uma das poucas "inéditas" foi "Suggestions". O álbum teve vendas modestas mas suficientes para garantir uma turnê pela América do Norte, e depois excursionar como banda de abertura para bandas como Slayer e Sepultura, além de tocar no segundo palco da Ozzfest daquele ano.

A banda começava a juntar um bom número de fãs, principalmente nos EUA e em 1999 decide lançar o álbum "System of a Down" novamente, só que como álbum duplo e contando com quatro faixas adicionais ao vivo, gravadas em um show em Nova York.

Durante o ano de 2000 a banda volta ao estúdio e durante alguns shows apresenta esboços do que seriam as músicas "Psycho" e "Prison Song" que estariam presentes no próximo álbum. O novo trabalho da banda ficou pronto em 2001 e foi lançado com nome de "Toxicity", que é o álbum que levou a banda ao sucesso de verdade. O álbum foi aclamado pela crítica, chegou rapidamente a primeira posição na Billboard 200. Os destaques do álbum vão para as músicas "Toxicity" (com o clipe que marcou minha infância), "Aerials" e "Chop Suey!" (a música em inglês mais impossível de se cantar de todos os tempos kkkk. Se alguém conseguir cantar ela direitinho, grave um vídeo e mande para mim que eu vou fazer uma homenagem aqui no História do Rock kkk).

Fato interessante: Acredito que pela aparência e pelos nomes a grande maioria já percebeu que os rapazes da banda são descendentes diretos de famílias do Oriente Médio (o lugar mais amado pelos EUA na atualidade), sendo Serj e John nascidos no Líbano, Daron é norte americano mas descendente de armênios (como toda a banda) e Shavo nascido na Armênia. Bom, acontece que pela obra do destino, justamente o System of a Down estava no topo das paradas nos EUA quando aconteceu os ataques terroristas de 11 de setembro (da-lhe coincidência). Com isso a música "Chop Suey!" acabou sofrendo críticas e foi banida das rádios americanas, mesmo com seu clipe sendo passado exaustivamente na MTV americana.

Outras duas versões do álbum foram lançadas nos anos seguintes, um com uma capa azul e contendo canções ao vivo da turnê da banda e outro com a capa vermelha que continha bastidores da gravação do álbum.

A banda então anunciou que iria terminar algumas músicas que ficaram de fora do "Toxicity", e que
mesmo que muitos fãs considerassem como restos do último álbum os membros da banda disseram que as músicas eram até melhores daquelas que consagraram a banda. O álbum foi lançado em novembro de 2002 com o nome "Steal This Album", com uma aparência simples parecendo um CD-R em alusão aos downloads ilegais crescentes na internet. Algumas músicas do álbum também já eram conhecidas de longa data dos fãs da banda, como "I-E-A-I-A-I-O" que já era tocada ao vivo desde 2000 e "36" que já era tocada desde 1998. Além destas, o grande destaque do álbum foi a música "Boom!", que era uma música de protesto contra a guerra no Iraque feita pelos EUA. O álbum foi muito bem recebido pelas críticas (como sempre), mas suas vendas foram um pouco mais fracas.

Em 2003 a banda decidiu tirar pequenas férias e começaram a trabalhar em seus projetos pessoais, se reunindo novamente no meio de 2004 e anunciaram seus planos para o novo álbum, inicialmente planejado para ser lançado ainda em 2004 mas depois foi adiado para 2005 para terem mais tempo para deixar o trabalho perfeito.

Valeu muito a pena esperar mais alguns meses pelo novo trabalho da banda. Em janeiro a banda voltou a fazer seus shows e anunciaram que o trabalho novo seria um álbum duplo, mas lançado em duas partes, com o primeiro álbum lançado em maio de 2005 e o segundo álbum lançado em outubro. O primeiro álbum foi "Mezmerize", com os singles "Question" e "B.Y.O.B" que ganhou o Grammy de melhor performance de Hard Rock. O álbum foi simplesmente um sucesso e estreou em primeiro lugar na Billboard 200 com mais de 400 mil cópias vendidas na primeira semana, além de ter estreado em primeiro lugar em outros 11 países. A turnê que se seguiu ao álbum, apresentava as músicas do "Mesmerize" e a inédita "Hypnotize", música do segundo álbum que seria lançado em outubro.

Fato interessante: O clipe da música "Hypnotize" foi gravado em um show realizado na turnê em Grand Rapids. Nesse show a música foi tocada duas vezes, a primeira pelo show em si e a segunda para a gravação do clipe.

O segundo álbum, muito aguardado, principalmente por causa do sucesso do primeiro, foi lançado em
outubro como previsto com o nome "Hypnotize". Além da música que dá nome ao álbum, a banda lançou os singles "Lonely Day" e "Kill Rock n' Roll". Assim como o seu antecessor ele foi um grande sucesso e estreou em primeiro lugar na Billboard, desbancando exatamente o Mezmerize e conseguindo um fato que poucos artistas como Beatles e Guns n' Roses apenas conseguiram, que é ter dois álbuns no mesmo ano no primeiro lugar na Billboard 200.

A banda grava o clipe de "Lonely Day" em 2006 e sai em turnê com a Ozzfest, anunciando que aquela seria a última turnê durante um tempo indeterminado, entrando em hiato para que os membros pudessem trabalhar em seus projetos pessoais. Serj Tankian seguiu sua carreira solo, John Dolmayan abriu um negócio de histórias em quadrinhos e tocou bateria em algumas músicas do álbum "Elect the Dead" de Serj Tankian, além de tocar na banda Scars on Brodway de seus colegas Shavo e Daron.

Depois de muitos anos de boatos de que a banda havia acabado e com os membros sempre desmentindo isso, a banda finalmente anuncia sua volta em 2011 (aeeeee) e seguiu em uma série de apresentações na Europa e ainda em 2011 eles vieram para o Rock in Rio realizado no Brasil e sendo sem dúvida uma das bandas mais aguardadas do evento e uma das que mais agradaram os fãs (muito phoda o show, infelizmente eu vi pela TV só).

Atualmente a banda continua com suas apresentações e mesmo com os pedidos dos fãs que querem um novo álbum parece que não há planos imediatos para um novo trabalho. A demora para o lançamento de um novo álbum do SOAD parece ser por causa de Serj Tankian que não quer entrar em estúdio ainda com a banda e está se dedicando ainda muito aos seus trabalhos solos, mesmo que o resto da banda já tenha dito que já tem muito material para gravação.

E é isso, por aqui fica mais um História do Rock, com a história dessa banda sensacional que sem dúvida é uma banda exemplar, tanto pelas suas músicas fantásticas como pela sua conduta profissional e de muito respeito para com os fãs. Esse é o System of a Down, uma das melhores bandas dos últimos tempos, sem dúvida.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .