[História do Rock #27] Skid Row


Voltamos, ou voltei, sei lá, com mais um História do Rock e que nessa semana está mais uma vez aqui de novo (ta parei de enrolar). Hoje vamos ler (eu no caso vou escrever) sobre a banda norte-americana Skid Row.

Tudo começou em 1986 na cidade de New Jersey, quando Dave "Snake" Sabo (não me perguntem o porque snake, eu não sei e tenho medo de descobrir) conheceu Rachel Bolan em uma loja de discos que ambos iam. Depois de se encontrarem algumas vezes começaram a conversar e viram que tinham um gosto musical bastante parecido. Os dois começaram a se encontrar para tocar algumas músicas com Dave na guitarra e Rachel no baixo e começaram a compôr algumas músicas também. Com o tempo Scotti Hill foi chamado para tocar a guitarra base na banda, já que ele conhecia os outros dois, parecia a escolha mais lógica. Começava a surgir então a banda que seria conhecida pouco tempo mais tarde como o Skid Row.

A banda ainda estava sem baterista e sem vocalista e enquanto Dave procurava interessados nas vagas, um baterista chamado Rob Affuso começou a pedir para que Dave o aceitasse em sua nova banda, mas o cobra não queria aceitá-lo por achar sua técnica muito pesada para a banda. Rob continuou a pedir uma vaga na banda até que um dia ele foi até o ensaio da banda e tocou com eles uma jam (já expliquei o que é isso em posts passados) e Dave teve que aceitá-lo na banda já que todos tinham gostado do resultado.

Já o primeiro vocalista da banda era conhecido de Dave e foi chamado por ele para integrar a banda. Matt Fallon chegou a fazer alguns ensaios com a banda e gravou algumas demos com o Skid Row, mas os membros da banda viram que ele não tinha a voz que a banda procurava.

Um amigo da banda então indicou um rapaz que ele vira cantando em uma festa de casamento algum tempo atrás. O rapaz se chamava Sebastian Philip Bierk, um jovem nascido nas Bahamas, criado no Canadá e que era conhecido como Sebastian Bach para ser associado ao nome do compositor alemão Johann Sebastian Bach. A banda o achou incrível e ele ficou muito empolgado por ter sido chamado para fazer parte da banda que ele teve uma química rapidamente. A voz do novo vocalista era tudo o que a banda procurava e logo a banda começou seus ensaios e a gravar suas demos com o novo vocalista.

Até então a banda ainda se chamava Skip Rope (traduzindo seria Pular Corda), mas o amigo da banda Jon Bon Jovi decidiu dar a sugestão Skid Row (Sarjeta), simplesmente porque ele achou que soava melhor, e pelo jeito os membros da banda também acharam (até porque pular corda não é algo que sugira rock, mas cada sabe o que é melhor). Mas na época o nome Skid Row já estava sendo usado por uma banda irlandesa e a banda acabou comprando mais tarde o direito pelo nome pela bagatela de 35 mil dólares (nesse caso eu prefiro pular corda mesmo).

A banda conseguiu seu primeiro contrato com uma gravadora em 1987 com a ajuda também de Jon Bon Jovi , fazendo a banda assinar seu primeiro contrato com a Atlantic Records. A banda entrou em estúdio para começar a gravar em 1988 e entre algumas apresentações e sessões de gravação o álbum finalmente ficou pronto em 1989. O álbum "Skid Row" foi lançado e superou todas as expectativas da banda, sendo inclusive o álbum mais bem sucedido comercialmente da banda até hoje. Com músicas como "Youth Gone Wild", "18 and Life" (que teve seu clipe exibido exaustivamente pela MTV americana) e "I Remember You" o álbum alcançou rapidamente o top 10 da Billboard 200 e vendeu cerca de 5 milhões de cópias mundo afora. A banda tinha começado com o pé direito e logo depois do lançamento já tinha uma boa base de fãs mundo afora e começava a aparecer com certo destaque em algumas revistas. A banda então saiu para a sua primeira turnê como banda de abertura para o Bon Jovi.

A banda não quis perder tempo e ao fim da turnê, empolgados com o sucesso do primeiro álbum, eles voltaram para o estúdio para começar as sessões do próximo álbum. A banda agora tinha a responsabilidade de manter o nível ou melhorar se possível em relação ao primeiro álbum. Parece que eles não se deixaram intimidar e o resultado foi o álbum "Slave to the Grind" lançado em 1991. O álbum logo que foi lançado alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 logo na sua primeira semana. O álbum trazia músicas como "Monkey Business", "Quicksand Jesus", "Wasted Time" e "In a Darkned Room".

A banda saiu em turnê como banda de abertura para o Guns n' Roses mas logo o seu sucesso cresceu tanto que eles começaram a sua própria turnê ao redor do mundo, tocando inclusive no Donington Monsters of Rock e sendo a segunda principal atração atrás apenas dos ingleses do Iron Maiden. Durante essa turnê a banda passou por mais de 20 países e sempre lotando seus shows.

A banda então decidiu lançar um EP apenas com versões covers de outras músicas. Os destaques do EP "B-Side Ourselves" ficaram por conta de "Little Wing" de Jimi Hendrix e "Delivering Gods" que contou com a participação de Rob Halford, vocaista da banda Judas Priest.

O Skid Row estava em seu auge colhendo os louros da fama e era sem dúvida uma das mais bem sucedidas bandas de rock do início dos anos 90. Mas no mundo da música as fases passam rapidamente e a banda acabou sendo prejudicada pelo surgimento do Grunge com bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden.

Ao fim da turnê mundial a banda decidiu descansar um pouco dos palcos e começar a pensar no próximo álbum. Até aí tudo bem, o problema foi depois. A banda gravou o álbum "Subhuman Race" e lançou ele em 1995 e mesmo sendo considerado por muitos fãs da banda como o melhor álbum da banda o álbum não teve boas vendas, ou mesmo grande destaque, principalmente porque a mídia estava dando um grande enfoque ao grunge que alcançava seu auge na época, principalmente devido a morte de Kurt Cobain que acabou gerando um interesse ainda maior do público pelo grunge (afinal todos sabem que o que mais vende é a morte). O "Subhuman Race" acabou sendo prejudicado por esses fatos, mesmo contando com músicas como "My Enemy", "Into Another" e "Breaking Down" que receberam ótimos elogios da crítica e agradou aos fãs, mas infelizmente não conseguiu grandes vendas como os anteriores.

A banda então saiu para sua turnê mundial de divulgação do álbum e no ano de 1996 fez sua segunda passagem pela América do Sul, passando pelo Brasil, fazendo duas apresentações no festival Monsters of Rock e sendo vaiada nas duas apresentações, já que o público em geral era formado por fãs de heavy metal, e todos sabemos como o brasileiro é muito bem educado quando não gosta de algo. A banda alem de vaiada foi alvo de objetos atirados pelo público, culminando assim em dois desastres, que seriam os dois últimos do Skid Row original.

Após o fiasco no Brasil a banda anunciou que estava se separando, não por causa das últimas apresentações ou por causa da queda nas vendas do seu último álbum e sim por desentendimentos entre Sebastian Bach e o resto da banda, já que o vocalista estava com seu ego inflado, na verdade, de acordo com Snake Sabo, Bach já estava começando a se sentir maior do que o próprio Skid Row e isso levou a separação da banda (triste, muito triste).

Os membros restante da banda decidiram mudar o nome para Ozone Monday e chamaram o vocalista Shawn McCabe, mas o novo projeto não durou muito tempo e logo eles se separam.

Em 1998 foi lançada a coletânea "Forty Seassons - The Best of Skid Row" que trazia as melhores músicas da banda e duas músicas originais que foram descartadas na época da gravação dos álbuns. Para quem não conhece a banda eu recomendo muito que ouça essa coletânea para conhecer, porque é realmente o melhor do melhor dos três álbuns da banda.

Depois de três anos separados, Dave, Rachel e Scotti decidiram reviver o Skid Row com um novo vocalista, Johnny Solinger e Charlie Mills na bateria, que pouco depois foi substituído por Phil Varone.

Mais três anos se passaram com essa formação fazendo apenas apresentações antes do Skid Row
entrar novamente no estúdio e gravar um novo álbum. O resultado da nova formação foi o álbum "Thickskin", além do primeiro DVD da banda "Under the Skin" que mostra todo o processo de gravação do novo álbum. O álbum teve vendas discretas já que muitos dos fãs não aceitavam um Skid Row com um vocal que não fosse o de Sebastian Bach, mas mesmo assim as músicas ficaram boas (a não ser por "I Remember You Two" que acabou com a balada lançada no primeiro álbum da banda). "Ghost", "Thick is the Skin" e "New Generation" são as principais músicas do álbum de uma banda que tentava voltar ao seu sucesso mas não parecia ter a mesma sonoridade genial dos primeiros álbuns, se transformando em uma banda comum com uma grande história.

Eles continuaram suas apresentações, vendendo ingressos graças a fase dourada no início da banda mas ainda sem conseguir convencer os fãs de que aquele era o mesmo Skid Row do começo de 1990.

Em 2004 a banda passa por mais uma mudança em sua formação com a saída de Phil Varone da bateria e a entrada de Dave Gara.

Em 2006 a banda grava seu quinto álbum de estúdio, "Revolutions per Minute" que é um álbum com
uma sonoridade bastante diferente da sonoridade do Skid Row, tendo um som bastante pesado, beirando uma mistura de metal com punk durante quase todo o álbum. "Disease", "Another Dick in the System" e "When God Can't Wait" são os principais destaques do último álbum lançado pelo Skid Row até agora e que assim como seu sucessor teve vendas discretas. Além disso a banda também trocou seu baterista (de novo) em 2010 com a saída de Dave Gara e a entrada de Rob Hammersmith.

Atualmente a banda faz pequenas apresentações pelos EUA e apresentações em festivais, e esse ano (2013 se você estiver lendo isso muito tempo depois da postagem) a banda lançou seu EP "United World Rebellion: Chapter One" que foi muito bem recebido pela crítica, mas infelizmente não tem ajuda da mídia para divulgação (ficou bom, não genial como o Skid Row original, mas ficou muito bom). O álbum conta com 5 faixas, e tem sua versão especial com duas músicas adicionais na versão do Reino Unido.

E assim acaba mais um História do Rock, hoje com uma banda que todos sabemos que podia ter dado muito mais e acabou precocemente por causa de um ego super-inflado. Mesmo assim olhando pelo lado bom temos que agradecer pelos álbuns que foram lançados e pelos sucessos inesquecíveis, sejam as músicas mais rápidas e agressivas ou as baladas mais tranquilas, Skid Row tem para música para todos.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .