[Filme] Amizade Colorida (2011)


Percebi que fujo de comédia romântica automaticamente e acho que isso tem um fundamento, vou tentar explicar: as coisas são muito fáceis ou dão muito certo, sempre tem um final feliz, tudo é clichê, o plot é quase sempre uma porcaria e todo mundo parece fingir que nada disso é verdade e chora no final.

Mas olha só como a vida da voltas, Mila Kunis (sim, aquela linda e talentosíssima moça de Cisne Negro) resolve aceitar o papel em uma comédia romântica em que seu par é, Justin Timberlake... eu não podia deixar de ver algo tão estranho acontecer, e o pior, o negócio ficou bom.

Em Amizade Colorida os clichés ainda estão presentes, mas pela primeira vez (que eu saiba) os clichés estão lá de propósito, e os atores tiram sarro deles. Isso mesmo. O filme começa com duas conversas no telefone, que parecem ser uma, Jamie (Mila) fala com seu namorado, e Dylan (Timberlake) com a sua namorada, no fim, os dois terminam o namoro. 

Jamie é uma headhunter, ou seja, ela trabalha procurando grandes executivos para atraí-los para grandes empresas, e é assim que ela conhece Dylan e é após esse encontro que ele sai de seu emprego num website em Los Angeles para trabalhar na GQ em Nova York (imagine a minha inveja, só imagine). Lá os dois imediatamente se tornam grandes amigos.

Após algum tempo de amizade eles percebem que tem a mesma opinião sobre sexo, que não deveria ser algo ligado a emoções, deveria ser algo como um esporte, como tênis, bem casual e sem sentimentos ou corações partidos. E é assim que eles resolvem praticar sua filosofia, se é que vocês me entendem. Bem, tudo está ótimo até o momento que, bem, não está mais.

O plot é muito bem elaborado e me fez me sentir conectado e até me identificar com as personagens em alguns momentos, mas ele não é o grande trunfo deste longa. Justin Timberlake é (acreditem, eu me odeio por ter que dizer isso), um ator bem decente, sabe fazer o trabalho direito sem parecer forçado, mas ainda não é o que faz a diferença. Mila por sí só é uma obra de arte, linda e talentosíssima a menina faria de qualquer roteirinho medíocre uma coisa que vale a pena assistir, mostrou que se dá bem em comédias (em Ted) mas não é a principal arma deste filme.

Bem, e qual é então? Posso soar meio irritante, até chato neste momento, mas o que dá a este filme quase cinco estrelas é a interação entre Mila e Timberlake, sim, eu poderia apostar que eles estavam se pegando de verdade, ou são muito amigos desde sempre, porque o que esses dois mostraram de química no longa é impressionante.

Talvez tenham sido cortes muito bem feitos, ou o próprio texto que é bem corrido e faz com que um dependa muito da reação do outro em cena. Mas diretores não fazem mágica, o que aparece em cena é sempre a interação entre os atores, e sem um bom nível dessa não há nada no mundo que faça o filme ser muito bom. E Amizade Colorida é muito bom, graças a interação entre seus principais.

Vale a pena ver? Claro que vale a pena ver, não sai do modelinho "tudo acaba bem" e, mesmo tirando onda com os clichês, eles ainda estão lá. Mas convenhamos, cinema bom não é só cinema pesado, com um significado maior ou uma história extremamente intrigante. Cinema é entretenimento, e as vezes é bom rir (o chorar) sem ter que pensar muito. Amizade Colorida é bom pra isso, pra descansar, pra descontrair. 

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .