[Filme] Os Idiotas (1998)


Os Idiotas é um filme no minimo intrigante, e é certificado pelo DOGMA 95. Para quem não sabe este é um sistema de certificação que segue regras bem simples destacadas em um manifesto, basicamente estes filmes tem uma aparência extremamente amadora e não podem conter efeitos, nem de som nem de iluminação, além de terem que ser filmados no formato de tela "quadradinho" 4:3.

Os Idiotas conta a história de um grupo de pessoas que se junta numa espécie de comunidade, eles acreditam que agir como deficientes mentais lhes trarão a felicidade verdadeira e é assim que agem por diversas vezes dentro e fora da casa que dividem.

Logo na primeira cena do filme uma mulher, Karen, entra num restaurante e faz seu pedido, de repente dois homens que sentam numa mesa em frente a sua começam a agir como se fossem portadores de uma doença mental, o clima no restaurante fica um pouco desconfortável e o garçom pede que os dois homens e sua acompanhante se retirem, um dos homens se recusa a soltar o braço de Karen e ela os segue.


Após pegar um taxi os dois revelam a farsa entre risos e dizem que não teriam dinheiro para pagar o almoço, a mulher que os acompanhava não gosta muito da apresentação não combinada mas depois de um tempo cai na brincadeira, e Karen, bem, Karen resolve ficar com o grupo.

Karen não gosta muito da ideia de spass (como eles chamam o episódio de começar a agir como um deficiente mental), mas a atriz consegue transparecer seu fascínio por aquelas pessoas e num determinado momento Karen "spass" pela primeira vez, e parece gostar da ideia.

O filme não é nada recomendado para menores de 18 anos, possui cenas de sexo explícito e muita nudez, algumas situações em que o grupo acaba entrando são bem hilárias. Numa cena, por exemplo, um membro do grupo chamado Jeppe spass num bar e é deixado lá por seu acompanhante (uma pessoa do grupo que mantém as faculdades mentais enquanto os outros fingem perdê-las), em determinado momento ele sente vontade de ir no banheiro e alguns caras grandes e tatuados os levam, mas Jeppe se sente constrangido de se despir na frente dos homens. Os tatuados pensam que, por conta de sua doença, ele não consegue fazer esse tipo de coisa sozinho, então abaixam suas calças e... o ajudam, com direito a balançadinha e lavagem de mãos.


Acredito que se você se interessa por experimentos psicológicos vai gostar bastante de Os Idiotas, mas para muita gente o filme só vai parecer um grande deboche ou uma brincadeira de mau gosto. O humor é pesado e o clima do filme é bem desconfortável e te faz sentir desconfortável em muitos momentos, por isso eu relutarei em indicá-lo para qualquer pessoa, seja ela qual for.

O final é extremamente emocionante, e até deixa aquele gostinho de saudade pra saber o que acontece depois. Dei duas estrelas, mas isso definitivamente não significa que o filme é "ruim", só significa que é tão diferente que não dá pra expressar em estrelinhas.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .