História do Rock #43: Os 10 Maiores Nomes do Rock


O História do Rock está de volta e dessa vez em uma edição mais do que especial. Essa é a edição de 1 ano do História do Rock. Sim, há um ano atrás o História do Rock vinha com sua primeira edição contando a história do Guns n' Roses. Então antes de começar eu quero agradecer a todos que sempre leem essa coluna e meus colegas do iél que me abriram esse espaço. Agora vamos parar com o momento emoção, antes que eu chore e vamos começar o História do Rock dessa semana.

Os 10 maiores nomes da História do Rock, que ajudaram a moldar e criar o que é o rock hoje em dia.



10º Lugar: Raul Seixas (Brasil)
Raul Santos Seixas, Raulzito, Maluco Beleza, Raul Seixas, o grande responsável pela popularização do rock n' roll no nosso querido Brasil. Fortemente inspirado por Elvis Presley e Luiz Gonzaga o baiano é considerado como um dos criadores desse estilo sensacional no Brasil. Com sucessos como Tente Outra Vez, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Maluco Beleza, entre muitos outros, Raulzito sem dúvida merece entrar nessa lista.



9º Lugar: Gene Simmons (Israel)
Chaim Weitz é o nome real de Gene Simmons, o lendário baixista e fundador da banda Kiss. Também conhecido como The Demon, o cara é uma das imagens mais marcantes da história do rock, com sua aparência assustadora, cuspindo fogo, soltando sangue falso da boca, o seu baixo em forma de machado e a sua língua gigante. Responsável por compôr um dos principais hinos do rock, Rock and Roll All Nite, Gene é sem dúvida um dos maiores nomes no mundo do rock.



8º Lugar: Freddie Mercury (Zanzibar)
Farrokh Bulsara, conhecido como o grande Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen e que é até hoje sinônimo de grande músicas. Além de ter uma das maiores vozes da história da música, ser um grande pianista e compositor a marca registrada de Freddie era encantar multidões com suas apresentações cheias de energia e interação com o público. Além do sucesso com o Queen também gravou um disco de ópera em parceria com a cantora lírica Montserrat Caballé.



7º Lugar: Ronnie James Dio (Estados Unidos)
Ronald James Padanova, o famoso Dio não poderia estar fora dessa lista nem por brincadeira. Além de ter sido o vocalista de bandas como Rainbow e Black Sabbath é também o criador do famoso sinal em forma de "chifres" com a mão que virou o símbolo do rock. Na verdade ele atribui esse sinal à sua avó que usava esse símbolo para evitar o mal-olhado. Assim como Freddie Mercury (aqui em cima ó) Dio também tem sua voz como uma das principais características, sendo muitas vezes citado como uma das maiores vozes do metal de todos os tempos.



6º Lugar: Mick Jagger/Keith Richards (Reino Unido)
Michael Philip Jagger e Keith Richards são os fundadores de uma das mais antigas bandas de rock e que ainda estão em atividade, os Rolling Stones. Eu ia separar os dois ou colocar só um deles mas não achei justo, afinal os dois são conhecidos por sua parceria, uma verdadeira história de amor e ódio e que é responsável por criar as músicas fenomenais que criaram em cinco décadas. Apesar de todas as desavenças que os dois já tiveram são considerados uma das duplas mais marcantes da história da música (acreditem, até mais marcante que as duplas sertanejas como Tonico e Tinoco e Milionário e José Rico).



5º Lugar: Lennon/McCartney (Inglaterra)
John Winston Lennon e James Paul McCartney seguem a mesma linha de raciocínio da dupla anterior. Eu poderia separá-los em dois nomes, mas o que acontece é que a genialidade dos dois juntos é algo superior. Inclusive o jeito que está escrito é como eles assinavam as músicas (Lennon/McCartney). Um guitarrista, um baixista/pianista, dois vocalistas e dois compositores, de forma resumida é isso que os dois juntos eram. Quando se pensa em rock você não pode esquecer da dupla fundadora dos Beatles, uma das maiores bandas do rock e dois dos maiores nomes que já existiram no mundo da música.



4º Lugar: Jimi Hendrix (Estados Unidos)
Johnny Allen Hendrix ou James Marshall Hendrix é talvez o guitarrista mais importante da história do rock. Aí você pode perguntar, mas porque se existem tantos guitarristas melhores tecnicamente? E eu respondo, como assim porque? Hendrix é um dos principais responsáveis a fazer com que a guitarra tivesse sua própria característica, não sendo mais apenas uma espécie de violão elétrico estilizado. Hendrix criou todo um estilo de tocar guitarra, o estilo selvagem, jovem, incendiário (literalmente, quando colocava fogo nas guitarras). Foi o responsável por influenciar centenas de guitarristas que viriam depois dele e criar novas técnicas que são usadas até hoje e ficaram popularizadas com Jimi.



3º Lugar: Chuck Berry (Estados Unidos)
Charles Edward Anderson Berry, é considerado como o pai do rock n' roll por muitos, e quando não o pai do rock, um dos mais importantes fundadores desse estilo musical. Famoso por seus solos e pelo fato de não ter uma banda fixa, convidando músicos na cidade onde iria tocar para se apresentar com ele. Foi o criador do famoso Duck Walk (digite no Youtube e veja se você não sabe o que é isso), além das famosas Roll Over Beethoven, Nadine e o hino Johnny B. Good, já com 87 anos ainda tem fôlego para fazer algumas apresentações e faz qualquer fã de rock ir a loucura e ficar emocionado ao mesmo tempo de ver a paixão com que ele se apresenta ainda. Não sou de colocar links em meus posts, mas vou deixar aqui o vídeo de uma apresentação de Chuck feita em 2013 para vocês verem o que é a dedicação a música, um "velho" com mais de 80 se apresentando em cima do palco. Clique aqui para o vídeo.



2º Lugar: Ozzy Osbourne (Inglaterra)
John Michael Osbourne, nosso titio Ozzy (que já ta mais pra vô Ozzy). Um dos criadores do heavy metal, um dos personagens mais carismáticos da história, grande compositor, bom cantor e um dos maiores exemplos de como a música pode salvar o futuro de uma pessoa. Ozzy era um delinquente juvenil e depois de fundar o Black Sabbath se tornou um dos maiores nomes da rock. Já vendeu milhões de álbuns, fez dezenas de participações especiais com outros artistas, teve seu próprio seriado na TV e já foi confirmado que tem algumas mutações genéticas que possibilitaram ele sobreviver ao uso de drogas pesadas e álcool durante todos esse anos.



1º Lugar: Elvis Presley (Estados Unidos)
Elvis Aaron Presley, o caipira do sul dos EUA que foi o responsável por popularizar o rock n' roll para os brancos e por isso é considerado o Rei do Rock. Tem a humilde marca de mais de 1 BILHÃO  de álbuns vendidos até hoje além de ser oficialmente o artista com maior número de covers no planeta. Sua voz forte e marcante, seu estilo único em cima do palco, suas roupas extravagantes e seu jeito de bom moço misturado com rebelde fizeram dele um artista único e admirado no mundo todo até hoje. Elvis tem músicas para todos os gostos, músicas românticas, músicas agitadas, músicas com críticas, músicas gospel. Sem dúvida Elvis merece o título de maior nome do mundo do rock por toda sua importância no mundo do rock.

Antes de terminar gostaria de falar que essa lista foi muito difícil de ser feita e deixou grandes nomes de fora como músicos do Pink Floyd, Metallica, AC/DC entre muitos outros de fora, mas que são ou foram tão importante para a música e para o rock como os artistas citados acima.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .