[Entrevista] Manoela Malta do Minha Querida Reforma


Olá pessoal, é com um prazer imenso que inauguro uma nova sessão aqui no blog: Isto é Leitura Entrevista, onde entrevistaremos blogueiros e blogueiras num bate papo bem bacana sobre assuntos diversos e (obviamente) não deixando de lado o tópico principal, os livros.

Hoje a conversa é com Manoela Malta, blogueira muito dedicada do Minha Querida Reforma, conheci o blog há certo tempo, em minhas andanças sem rumo internet a fora e fui conquistado instantaneamente, não só pelo bom gosto da Manoela, mas pela proposta, abrir o próprio apartamento para dar um rumo aos marinheiros de primeira viagem.

Noiva e visivelmente apaixonada, ela se divide entre uma vida corrida, a reforma, e a manutenção do blog, mas não deixa a leitura de lado.

Chega de lero-lero, e vamos direto ao ponto:
________________________________

Isto é Leitura: Conte um pouco sobre você, quem é a Manoela? 
Manoela: Sou psicóloga, acupunturista e professora. Nas (poucas) horas vagas (e mesmo quando não estão tão vagas assim...) sou blogueira, cozinheira amadora, decoradora por "enxerimento", arquiteta do meu próprio apê por pura escassez de recursos e, de vez em quando, metida a cantora. Durmo pouco e sempre invento mais uma coisinha pra fazer antes de dormir (um dia isso ainda me mata...). Sou noiva de um príncipe, com quem vou casar esse ano e estou muito feliz com tudo o que está acontecendo em minha vida!

Isto é Leitura: Como é ser uma blogueira?
Manoela: Ser blogueira é atividade em tempo integral! Mesmo quando não estou postando, estou vendo coisas que podem ir para o blog. Às vezes um ambiente numa loja, uma conversa com uma amiga, uma imagem da internet, enfim, tudo vira ideia! É uma atividade deliciosa de compartilhar, ajudar e ser ajudada por pessoas que você nunca viu na vida, mas que, de repente, parece que tomam um cafezinho com você todos os dias. Mas acho que a melhor coisa nessa vida de blogueira é saber que um post seu ajudou alguém em algum aspecto. Isso sim, é o mais recompensador! 

Isto é Leitura: Fale um pouco sobre o Minha Querida Reforma.
Manoela: O blog Minha Querida Reforma surgiu em março de 2011 com o objetivo não apenas de compartilhar a experiência de fazer uma reforma e decorar uma casa, mas, especialmente, com o intuito de ajudar pessoas que estão vivenciando isso pela primeira vez. Minha primeira experiência de reforma foi um desastre. Precisei fazer uma reforma no meu consultório de 32m² e quase enlouqueço! Foi um estresse atrás do outro e ninguém pra me orientar. Então, quando compramos nosso apartamento, eu já tinha a experiência anterior pra me ajudar. Foi, então, que pensei naqueles que estavam como eu estive um dia: como marinheiros de primeira viagem.

Isto é Leitura: Qual sua relação com livros? Você gosta de ler?
Manoela: Sim, gosto bastante de ler, pena que meu tempo não tem me permitido ler muito além dos livros e textos técnicos (psicologia e acupuntura), mas, sempre que posso, tenho um livrinho na minha cabeceira pra ir lendo devagarzinho quando meu tempo deixa! 

Isto é Leitura: Qual é, na sua opinião, a importância da leitura na vida de uma pessoa?
Manoela: Mesmo antes de ser professora, eu já entendia a amplitude da importância da leitura na vida das pessoas, até porque, além da minha formação exigir muita leitura, eu cresci vendo meus pais lerem muito e, com esse hábito, eu sinto o impacto disso na minha vida. Quem lê, escreve melhor e, pegando emprestado a frase de Einstein, "a mente que se abre para novas ideias jamais retorna ao seu tamanho original". E a leitura proporciona isso: uma mente aberta para novas ideias, com a capacidade de pensar mais criticamente. E, voltando à questão da escrita que melhora com a leitura, isso é uma grande realidade. Vejo em meus alunos uma grande dificuldade com a ortografia, coesão textual, fluidez do texto e a leitura pode, sim, ajudar a melhorar esses aspectos de produção textual.

Isto é Leitura: Qual seu autor e livro favorito?
Manoela: Ihhh.... essa é difícil! Da mesma forma que eu não tenho um cantor ou música favorita, eu não tenho um autor ou livro favorito. Um dos livros que mais me encantou foi A menina que roubava livros. Uma história envolvente que faz você conseguir sentir até o cheiro das cenas. O fato de a história ser narrada pela figura da morte é muito impactante. Mas, assim como a música, o livro favorito vai ser o que mais tiver a ver com meu momento, com o que eu estou buscando naquela ocasião. 

Isto é Leitura: O que mais lhe atrai num livro é....
Manoela: Sem dúvida, a originalidade. Tenho muita dificuldade em aceitar livros do tipo "estou dizendo o que todo mundo diz, mas em outras palavras..." Tenho muitas resistências às "ideias de segunda mão"!

Isto é Leitura: Você prefere livros digitais (ebooks) ou físicos (em papel), por quê?
Manoela: Infelizmente, ainda não comprei meu querido tablet pra fazer uso dos livros digitais. Acho que se trada de uma excelente solução não apenas em termos de comodidade e transporte, mas penso que os ebooks vêm a ter um impacto ambiental que é importante colocarmos em pauta. A utilização do ebook economiza o uso do papel e a natureza agradece. Para além disso, os alérgicos (como eu) agradecem bastante. A crítica que faço é à questão dos preços cobrados pelos ebooks. São abusivos, sim. É obvio que precisamos pagar pelo trabalho do autor que é precioso, mas, num livro digital, não temos o custo de impressão e o custo logístico de distribuição, por isso, esses preços são impraticáveis. Mas, por outro lado, um livrinho tradicional, de papel, que você pode fazer suas anotações, grifar, ou dar de presente pra alguém com uma dedicatória, é demais, né gente?

Isto é Leitura: Quantos livros você lê, em média, em um ano?
Manoela: Ui... essa é difícil de responder, porque eu vou lendo sem contar. Alguns leio até o final, outros perco o interesse no meio do caminho e outros eu leio pela segunda, terceira vez! O livro da vez é "Cartas entre Freud e Pfister - Um diálogo entre a psicanálise e a fé cristã". O livro traz as correspondências de dois grandes homens: Freud, o criador da psicanálise, ateu confesso e judeu e Pfister um teólogo protestante. Apesar de incompatibilidades de suas crenças no se refere à espiritualidade, foram grandes amigos e confidentes. Estou amando o livro!

Isto é Leitura: Faça uma lista com dez livros que você pretende ler.
Manoela: Listar 10 livros que pretendo ler é como decidir, depois do almoço, o que vou almoçar nos próximos 10 meses! Minha relação com livro é de "encontro". Eu encontro o livro, mas acho que ele também me encontra, pede pra ser lido e eu acato... Minha meta agora é apenas terminar de ler o que acabei de citar. Depois a gente vê o que virá...

Isto é Leitura: Deixe um recado para o pessoal do Isto é Leitura.
Manoela: Em primeiro lugar, agradeço o convite pra participar dessa entrevista, foi muito bacana. Parabenizo, também, os criadores do site pelo gosto e dedicação à leitura! E o que deixo de recado pra todos é que precisamos ser mais receptivos à prática da leitura, precisamos nos deixar surpreender por um livro, com tudo o que ele carrega, abrir nossas mentes e, se possível, multiplicar esse hábito entre nossos amigos. Já pensou se cada leitor conseguir influenciar, pelo menos, um único amigo a gostar de ler? Bem, fica então o desafio pra você que ama a leitura! Abraços a todos!

________________________________

Bem pessoal, essa foi a primeira entrevista que publicamos aqui no blog, espero que vocês tenham curtido tanto quanto eu, queria agradecer a Manoela por ter aberto uma brechinha na agenda e ter encaixado nossas perguntinhas ali no meio, e ainda por cima ser super simpática e receptiva as mesmas.
Por fim, convido você, leitor do Isto é Leitura para acompanhar a reforma do apê (que esta ficando maravilhoso), conhecer um pouco mais da vida da Manoela e ter uma overdose de bom gosto e ideias boas.

Um abraço e boa leitura!

Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .