[Livro] Ouro, fogo e Megabytes, Felipe Castilho



Anderson é um garoto mineiro, viciado em computador e games. Ele é o segundo melhor na lista do seu jogo favorito. Seu amigo de escola, Renato, também é viciado neste jogo e num dia comum quando eles estão jogando o game com mais alguns garotos, tentando vencer um monstro mestre, um homem chamado José da Silva Santos, começa a conversar com Anderson pelo chat do jogo ele lhe faz uma proposta de emprego em São Paulo. Anderson acha isso muito estranho, ainda mais que este homem conhece o seu nome verdadeiro.

No dia seguinte esse homem aparece em sua porta e fala que ele passou nas olimpíadas de matemática, sendo que Anderson é horrível em matemática, mas tudo são apenas  desculpas  para convencer os pais de Anderson a deixarem o seu filho ir para SP.
Contra a parede, Anderson é obrigado a ir para SP e seus pais insistem com muito orgulho a que ele vá.

Lá descobre muitas coisas e vive muitas aventuras. Descobre um grupo de ambientalistas chamado "Organização" formado por crianças órfãos e por criaturas mágicas do folclore brasileiro. Anderson terá que ajudar este grupo a invadir uma empresa e hackear seus computadores com um vírus. Eles querem que ele faça isso porque o que o presidente desta empresa faz é muito mal ao meio ambiente, e tem raiva das criaturas folclóricas e possui aprisionada em sua propriedade, A Mãe de Ouro, uma criatura folclórica que produz ouro!

Na Organização Anderson aprende muitas coisas, e acaba se sentindo parte da família com todos esses amigos. Muitas aventuras e mistérios acontecem com o pessoal da Organização, para tentarem tirar das mãos de Wagner Rios a Mãe de Ouro.

Realmente este livro me conquistou, num primeiro momento achei muito estranho o folclore brasileiro no livro, mas depois eu me toquei. Grande parte dos livros que eu leio de aventura são de mitologias: vampiros, lobisomens, mitologia grega, mitologia egípcia, entre outros tudo são mitos. Por que não criar uma estória baseada na mitológica do folclore, só por que é nacional? Conforme eu fui lendo o livro, a narrativa, os personagens e o folclore me conquistaram! Todo aquele preconceito no princípio, teve fim.

Além do autor criar uma aventura completamente inovadora, por trás da estória tem um lado muito educativo. O livro é muito gostoso de ler com uma narrativa leve e divertida e ao mesmo tempo tensa,  dei muitas risadas no começo e o li rapidamente, curioso sobre o resto da estória.

Uma obra muito boa, Felipe Castilho tem um sucesso em mãos, espero que esta série continue com estas diretrizes nos próximos livros,  estou super ansioso!

Atualizado em 03/11/2013.
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .