[Filme] Atividade Paranormal 2 (2010)


O segundo filme da franquia Atividade Paranormal não é continuação do primeiro (na verdade é e não é). Tudo começa numa data anterior a  mostrada no primeiro filme, na casa de Kristi, irmã da Katie (Atividade Paranormal 1). Kristi e Dan acabaram de ter seu primeiro filho juntos, Hunter, e estão extremamente felizes com o novo membro da família.

Mas o demônio que começamos a conhecer no filme de Katie começa a atormentar a família de Kristie antes, sua enteada também sente sua presença. Após a casa ser aparentemente invadida por ladrões, Dan decide instalar um sistema de segurança, com câmeras e alarmes pela casa toda. Isso não parece agradar nosso amigo demônio, como já percebemos no primeiro filme, e ele fica cada vez mais enraivecido.

Não sei se vocês lembram, mas eu disse na resenha do primeiro filme que, apesar de um terror extremamente bem feito, não havia conseguido me assustar. Bem, parece que eles descobriram a fórmula ao fazer [Spoiler Alert] uma Kristi possuída aparecer de surpresa na frente da câmera. O susto foi o único do filme todo, mas valeu assim mesmo, quebrou a minha ideia de quê, após a franquia Jogos Mortais, eu nunca mais me assustaria com um filme de terror na vida.

Confesso que algumas cenas me fizeram rir, eu faço isso frequentemente quando os atores tomam sustos do tipo:"se você me ouvisse, não teria se assustado", mas este segundo filme, sem dúvida nenhuma, é muito melhor que o primeiro.

Ok, talvez "melhor" não seja o termo correto, mas o terror é mais maduro que no primeiro, o suspense é visível na maioria, senão todas, as cenas. E eu fiquei até paranoico, olhando para todos os lados da tela, procurando uma sombra ou qualquer coisa que indicasse a presença do demônio do mal que assombra a família das duas irmãs.

Neste filme uma descoberta é feita pela enteada de Kristi e ela, sem dúvida nenhuma, explica muita coisa.

Tenho que parabenizar o time de escritores que fizeram um ótimo trabalho inserindo e linkando constantemente a história de Katie com a de Kristie. O pessoal do cenário também foi muito feliz ao colocar elementos na casa de Dan que relembram elementos da casa do filme anterior, como a escada que vai para o segundo andar e o candelabro que, desta vez, está na cozinha. Acho que esses elementos dão um ar de familiaridade ao espaço que, de alguma forma, me prenderam mais à ordem dos acontecimentos.

E o final, bem... o final é espetacular. Mais uma vez, vale muito a pena assistir. Só tem duas coisas que me desapontaram, a primeira é que o nome das personagens não correspondem com o dos atores (não me xinguem, eu me apego a coisas desse tipo), a segunda é que há uma mulher que fala espanhol e parece saber mais do que devia, se você leu esta resenha, sabe muito bem do que estou falando.

Atualizado em 02/11/2013
Comente:
Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões, esperamos que os comentários levem isso em consideração e que sejam construtivos. O espaço é para debate sobre o tema, sobre as críticas e sobre as ideias, não às pessoas por trás delas. Não serão tolerados ataques pessoais, comentários caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos, que sejam de alguma forma prejudiciais ou ainda aqueles que contém propaganda ou spam. Para tratar de assuntos não pertinentes ao post utilize o formulário de contato ou envie email para contato@istoeleitura.com .